A escrita em uma perspectiva motivacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Juliely Veiga
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Silva, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11090
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar se o tema livre pode contribuir para aumentar o interesse e a motivação do aluno no que diz respeito à realização de tarefas ligadas à produção textual. Dessa forma, pediu-se a quarenta e dois alunos do curso de Letras do primeiro período que produzissem duas dissertações argumentativas, sendo que, na primeira, o tema foi a “Redução da maioridade penal no Brasil”; já na segunda produção textual, os graduandos tiveram liberdade para escolher a temática sobre a qual iriam dissertar. Após essas atividades, os alunos responderam um questionário a fim de se observar a opinião deles diante da proposta de produção textual com tema livre, tendo em vista que essa prática não é muito comum no ambiente da sala de aula. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que grande parte dos alunos gostou de escrever com a temática livre, pois eles puderam escolher um tema sobre o qual tivessem maior domínio e, portanto, relataram que tiveram um menor grau de dificuldade para elaborar o texto.Palavras-chave: Motivação. Escrita. Interesse. Letramento acadêmico. Tema livre.
id PUC_MINS-7_e8e6ccc7b32b4c25e802eceb28d11f19
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11090
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling A escrita em uma perspectiva motivacionalliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaEste trabalho teve como objetivo geral analisar se o tema livre pode contribuir para aumentar o interesse e a motivação do aluno no que diz respeito à realização de tarefas ligadas à produção textual. Dessa forma, pediu-se a quarenta e dois alunos do curso de Letras do primeiro período que produzissem duas dissertações argumentativas, sendo que, na primeira, o tema foi a “Redução da maioridade penal no Brasil”; já na segunda produção textual, os graduandos tiveram liberdade para escolher a temática sobre a qual iriam dissertar. Após essas atividades, os alunos responderam um questionário a fim de se observar a opinião deles diante da proposta de produção textual com tema livre, tendo em vista que essa prática não é muito comum no ambiente da sala de aula. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que grande parte dos alunos gostou de escrever com a temática livre, pois eles puderam escolher um tema sobre o qual tivessem maior domínio e, portanto, relataram que tiveram um menor grau de dificuldade para elaborar o texto.Palavras-chave: Motivação. Escrita. Interesse. Letramento acadêmico. Tema livre.Editora PUC Minas2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11090Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 103-1232358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11090/8905Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Juliely Veigada Silva, Adriana2018-06-04T15:39:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11090Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:39:12Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita em uma perspectiva motivacional
title A escrita em uma perspectiva motivacional
spellingShingle A escrita em uma perspectiva motivacional
Gomes, Juliely Veiga
literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
title_short A escrita em uma perspectiva motivacional
title_full A escrita em uma perspectiva motivacional
title_fullStr A escrita em uma perspectiva motivacional
title_full_unstemmed A escrita em uma perspectiva motivacional
title_sort A escrita em uma perspectiva motivacional
author Gomes, Juliely Veiga
author_facet Gomes, Juliely Veiga
da Silva, Adriana
author_role author
author2 da Silva, Adriana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Juliely Veiga
da Silva, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
topic literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
description Este trabalho teve como objetivo geral analisar se o tema livre pode contribuir para aumentar o interesse e a motivação do aluno no que diz respeito à realização de tarefas ligadas à produção textual. Dessa forma, pediu-se a quarenta e dois alunos do curso de Letras do primeiro período que produzissem duas dissertações argumentativas, sendo que, na primeira, o tema foi a “Redução da maioridade penal no Brasil”; já na segunda produção textual, os graduandos tiveram liberdade para escolher a temática sobre a qual iriam dissertar. Após essas atividades, os alunos responderam um questionário a fim de se observar a opinião deles diante da proposta de produção textual com tema livre, tendo em vista que essa prática não é muito comum no ambiente da sala de aula. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que grande parte dos alunos gostou de escrever com a temática livre, pois eles puderam escolher um tema sobre o qual tivessem maior domínio e, portanto, relataram que tiveram um menor grau de dificuldade para elaborar o texto.Palavras-chave: Motivação. Escrita. Interesse. Letramento acadêmico. Tema livre.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11090
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11090/8905
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 103-123
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329685130608640