A escrita em uma perspectiva motivacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11090 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral analisar se o tema livre pode contribuir para aumentar o interesse e a motivação do aluno no que diz respeito à realização de tarefas ligadas à produção textual. Dessa forma, pediu-se a quarenta e dois alunos do curso de Letras do primeiro período que produzissem duas dissertações argumentativas, sendo que, na primeira, o tema foi a “Redução da maioridade penal no Brasil”; já na segunda produção textual, os graduandos tiveram liberdade para escolher a temática sobre a qual iriam dissertar. Após essas atividades, os alunos responderam um questionário a fim de se observar a opinião deles diante da proposta de produção textual com tema livre, tendo em vista que essa prática não é muito comum no ambiente da sala de aula. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que grande parte dos alunos gostou de escrever com a temática livre, pois eles puderam escolher um tema sobre o qual tivessem maior domínio e, portanto, relataram que tiveram um menor grau de dificuldade para elaborar o texto.Palavras-chave: Motivação. Escrita. Interesse. Letramento acadêmico. Tema livre. |
id |
PUC_MINS-7_e8e6ccc7b32b4c25e802eceb28d11f19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11090 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
A escrita em uma perspectiva motivacionalliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaEste trabalho teve como objetivo geral analisar se o tema livre pode contribuir para aumentar o interesse e a motivação do aluno no que diz respeito à realização de tarefas ligadas à produção textual. Dessa forma, pediu-se a quarenta e dois alunos do curso de Letras do primeiro período que produzissem duas dissertações argumentativas, sendo que, na primeira, o tema foi a “Redução da maioridade penal no Brasil”; já na segunda produção textual, os graduandos tiveram liberdade para escolher a temática sobre a qual iriam dissertar. Após essas atividades, os alunos responderam um questionário a fim de se observar a opinião deles diante da proposta de produção textual com tema livre, tendo em vista que essa prática não é muito comum no ambiente da sala de aula. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que grande parte dos alunos gostou de escrever com a temática livre, pois eles puderam escolher um tema sobre o qual tivessem maior domínio e, portanto, relataram que tiveram um menor grau de dificuldade para elaborar o texto.Palavras-chave: Motivação. Escrita. Interesse. Letramento acadêmico. Tema livre.Editora PUC Minas2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11090Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 103-1232358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11090/8905Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Juliely Veigada Silva, Adriana2018-06-04T15:39:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11090Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:39:12Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita em uma perspectiva motivacional |
title |
A escrita em uma perspectiva motivacional |
spellingShingle |
A escrita em uma perspectiva motivacional Gomes, Juliely Veiga literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
title_short |
A escrita em uma perspectiva motivacional |
title_full |
A escrita em uma perspectiva motivacional |
title_fullStr |
A escrita em uma perspectiva motivacional |
title_full_unstemmed |
A escrita em uma perspectiva motivacional |
title_sort |
A escrita em uma perspectiva motivacional |
author |
Gomes, Juliely Veiga |
author_facet |
Gomes, Juliely Veiga da Silva, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Adriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Juliely Veiga da Silva, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
topic |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
description |
Este trabalho teve como objetivo geral analisar se o tema livre pode contribuir para aumentar o interesse e a motivação do aluno no que diz respeito à realização de tarefas ligadas à produção textual. Dessa forma, pediu-se a quarenta e dois alunos do curso de Letras do primeiro período que produzissem duas dissertações argumentativas, sendo que, na primeira, o tema foi a “Redução da maioridade penal no Brasil”; já na segunda produção textual, os graduandos tiveram liberdade para escolher a temática sobre a qual iriam dissertar. Após essas atividades, os alunos responderam um questionário a fim de se observar a opinião deles diante da proposta de produção textual com tema livre, tendo em vista que essa prática não é muito comum no ambiente da sala de aula. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que grande parte dos alunos gostou de escrever com a temática livre, pois eles puderam escolher um tema sobre o qual tivessem maior domínio e, portanto, relataram que tiveram um menor grau de dificuldade para elaborar o texto.Palavras-chave: Motivação. Escrita. Interesse. Letramento acadêmico. Tema livre. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11090 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11090/8905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 103-123 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329685130608640 |