A fala infantil sob a perspectiva da Linguística Cognitiva:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme, Mariana Almeida Paes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/31704
Resumo: Este ensaio é fruto de uma investigação que busca entender a produtividade de teorias da Linguística Cognitiva, em especial, da Gramática de Construções, bem como de reflexões advindas das teorias do Dialogismo e da Análise de Discurso, para a análise da fala infantil. Para tanto, foram analisadas, em especial, a recursividade e a mesclagem para lançar luz sobre algumas falas infantis retiradas da página “Frases de Crianças”, empreendendo uma análise que investigou a complexidade cognitiva e linguístico-social dos fenômenos linguísticos apresentados por elas. O estudo buscou, então, compreender como a observância da atuação de princípios cognitivos gerais manifestados linguisticamente, bem como de outras capacidades cognitivas – como a memória e a recursão – é campo frutífero à análise de ocorrências linguísticas em crianças.
id PUC_MINS-7_eaf45208f0949bad632c2420275c2ec8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31704
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling A fala infantil sob a perspectiva da Linguística Cognitiva:Children’s speech from the perspective of Cognitive Linguistics:cognitionchildish speechblendingrecursioncogniçãofala infantilmesclagemrecursividadeEste ensaio é fruto de uma investigação que busca entender a produtividade de teorias da Linguística Cognitiva, em especial, da Gramática de Construções, bem como de reflexões advindas das teorias do Dialogismo e da Análise de Discurso, para a análise da fala infantil. Para tanto, foram analisadas, em especial, a recursividade e a mesclagem para lançar luz sobre algumas falas infantis retiradas da página “Frases de Crianças”, empreendendo uma análise que investigou a complexidade cognitiva e linguístico-social dos fenômenos linguísticos apresentados por elas. O estudo buscou, então, compreender como a observância da atuação de princípios cognitivos gerais manifestados linguisticamente, bem como de outras capacidades cognitivas – como a memória e a recursão – é campo frutífero à análise de ocorrências linguísticas em crianças.This essay is the result of an investigation that wants to understand the productivity of theories from Cognitive Linguistics, in particular, Construction Grammar, as well as reflections arising from the Enunciation Theory and Discourse Analysis for the analysis of children´s speech. To this end, recursion and blending were analyzed in particular to shed light on some children’s speeches taken from the “Frases de Crianças” page, undertaking an analysis that investigated the cognitive and linguistic-social complexity of the linguistic phenomena presented by them. The study therefore sought to understand how the observance of the performance of general cognitive principles manifested linguistically as well as other cognitive abilities – such as memory and recursion – is a fruitful field for the analysis of linguistic occurrences in children.Editora PUC Minas2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/3170410.5752/P.2358-3231.2023n44p80-94Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 44 (2023): Estudos linguísticos e os seus diferentes quadros teóricos ; 80-942358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/31704/21958Copyright (c) 2023 Editora PUC Minashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeme, Mariana Almeida Paes2024-04-02T11:51:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31704Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2024-04-02T11:51:14Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A fala infantil sob a perspectiva da Linguística Cognitiva:
Children’s speech from the perspective of Cognitive Linguistics:
title A fala infantil sob a perspectiva da Linguística Cognitiva:
spellingShingle A fala infantil sob a perspectiva da Linguística Cognitiva:
Leme, Mariana Almeida Paes
cognition
childish speech
blending
recursion
cognição
fala infantil
mesclagem
recursividade
title_short A fala infantil sob a perspectiva da Linguística Cognitiva:
title_full A fala infantil sob a perspectiva da Linguística Cognitiva:
title_fullStr A fala infantil sob a perspectiva da Linguística Cognitiva:
title_full_unstemmed A fala infantil sob a perspectiva da Linguística Cognitiva:
title_sort A fala infantil sob a perspectiva da Linguística Cognitiva:
author Leme, Mariana Almeida Paes
author_facet Leme, Mariana Almeida Paes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme, Mariana Almeida Paes
dc.subject.por.fl_str_mv cognition
childish speech
blending
recursion
cognição
fala infantil
mesclagem
recursividade
topic cognition
childish speech
blending
recursion
cognição
fala infantil
mesclagem
recursividade
description Este ensaio é fruto de uma investigação que busca entender a produtividade de teorias da Linguística Cognitiva, em especial, da Gramática de Construções, bem como de reflexões advindas das teorias do Dialogismo e da Análise de Discurso, para a análise da fala infantil. Para tanto, foram analisadas, em especial, a recursividade e a mesclagem para lançar luz sobre algumas falas infantis retiradas da página “Frases de Crianças”, empreendendo uma análise que investigou a complexidade cognitiva e linguístico-social dos fenômenos linguísticos apresentados por elas. O estudo buscou, então, compreender como a observância da atuação de princípios cognitivos gerais manifestados linguisticamente, bem como de outras capacidades cognitivas – como a memória e a recursão – é campo frutífero à análise de ocorrências linguísticas em crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/31704
10.5752/P.2358-3231.2023n44p80-94
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/31704
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3231.2023n44p80-94
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/31704/21958
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 44 (2023): Estudos linguísticos e os seus diferentes quadros teóricos ; 80-94
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329684162772992