São Paulo: cem anos de (en)canto e desen(canto) (Sao Paulo: one hundred years of enchantment and disenchantment) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n21p94
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2013v14n21p94 |
Resumo: | Este ensaio tem por objetivo realizar uma abordagem diferente do musicólogo e do historiador da música que estudam o contexto musical de uma obra, ou seja, o estilo musical e o autor procurando inseri-la em uma cronologia ou analisá-la musicalmente para verificar se fazia parte ou se foi a precursora de algum estilo. Assim, propõe-se construir uma trilha sonora que possa auxiliar a contar um pequeno pedaço de cem anos da história da cidade de São Paulo, com os instrumentos teóricos e metodológicos proporcionados pela teoria da História. É um fazer a História por meio da música. A proposta é utilizar letras de música como documentos históricos, pois exprimem percepções de época que outros tipos de documentos não conseguem abordar, tais como o cotidiano informal das pessoas, o estilo musical, as dicções e sotaques próprios, os instrumentos, o modo de gravação e outros que falam muito ao historiador mais atento e interessado nos usos e costumes sociais. São documentos que formam um retrato pintado à mão por quem os interpreta. Assim, é exercício metodológico adaptado à utilização das letras de músicas como fonte documental, que busca perceber as mentalidades e percepções contidas nos textos, pois o intérprete é fiel ao seu tempo, mesmo executando uma obra de época diferente da sua. Pretende-se, enfim, mostrar que, com algumas canções selecionadas previamente, e analisadas cientificamente com as várias ferramentas proporcionadas pelas Humanidades, torna-se possível utilizá-las para contar uma história e considerá-las documentos para a disciplina da História. AbstractThis paper aims to address, from a different perspective, the work of musicologists and musical historians, who study the musical context of a piece of work – that is, its musical style and author –, seeking to fit it in a chronology or musically analyze it in order to verify whether it has been part or the precursor of a style. Thus, we propose to develop a soundtrack, which, associated with theoretical and methodological instruments provided by the Theory of History, might aid us to disclose a small portion of one hundred years of the history of São Paulo. It is a way of making History through music. Songs enable a rich perception of past times, which might not be achieved with other types of document, such as the informal, daily life of people, accents, musical instruments, and recording techniques, among other features that might reveal a lot to a historian who is interested in social affairs. These musical documents constitute a hand painted picture by those who interpret it. Thus, by adapting the methodology to the lyrics as a document source, we seek to apprehend the mentalities and perceptions contained in the texts. This paper also intends to show that it is possible to tell a history, scientifically speaking, by using the lyrics of a song, spontaneously selected and analyzed with the tools provided by the Humanities.Keywords: History Methodology; History of Mentalities; Music; São Paulo. |
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