As revoluções educacionais na história da educação e a democratização da escola básica no Brasil: implicações para os objetivos da escola na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/18664 |
Resumo: | Este artigo busca entender a escola como instituição dinâmica, que sofre influências da sociedade ao mesmo tempo em que a influencia. Apresentamos três momentos da história da educação nos quais ocorreram revoluções educacionais com mudanças profundas para a sociedade e para a escola. Dentre tais revoluções, destaca-se a democratização da escola básica, que promoveu abertura a parcelas da população antes excluídas. Se, até então, o objetivo era ensinar conteúdos a estudantes de uma elite selecionada, a democratização levou à escola crianças pouco habituadas a esse universo, dando visibilidade à necessidade de repensar os objetivos da escola e responsabilizar-se pela aprendizagem de um novo perfil de estudantes – tarefa diferente daquela desenvolvida anteriormente pelas escolas. Argumentamos que a democratização é um movimento sem precedentes na história da educação brasileira, que estabeleceu a noção de educação como direito e nos colocou o desafio de repensar os objetivos da escola na contemporaneidade para atender à totalidade da população do Brasil. |
id |
PUC_MINS-9_659ffb0ef7f4ae972d03cd3b9a87323a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18664 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-9 |
network_name_str |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As revoluções educacionais na história da educação e a democratização da escola básica no Brasil: implicações para os objetivos da escola na contemporaneidadeHistória da educação. Revoluções educacionais. Democratização da educação. Objetivos da educação na contemporaneidade.Este artigo busca entender a escola como instituição dinâmica, que sofre influências da sociedade ao mesmo tempo em que a influencia. Apresentamos três momentos da história da educação nos quais ocorreram revoluções educacionais com mudanças profundas para a sociedade e para a escola. Dentre tais revoluções, destaca-se a democratização da escola básica, que promoveu abertura a parcelas da população antes excluídas. Se, até então, o objetivo era ensinar conteúdos a estudantes de uma elite selecionada, a democratização levou à escola crianças pouco habituadas a esse universo, dando visibilidade à necessidade de repensar os objetivos da escola e responsabilizar-se pela aprendizagem de um novo perfil de estudantes – tarefa diferente daquela desenvolvida anteriormente pelas escolas. Argumentamos que a democratização é um movimento sem precedentes na história da educação brasileira, que estabeleceu a noção de educação como direito e nos colocou o desafio de repensar os objetivos da escola na contemporaneidade para atender à totalidade da população do Brasil.Editora PUC Minas2020-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio Bibliográfico; Revisão Bibliográfica; História Social; História da Educação.application/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1866410.5752/P.2237-8871.2019v20n33p27Cadernos de História; v. 20 n. 33 (2019): Temática Livre; 272237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/18664/17041Copyright (c) 2020 Cadernos de Históriahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPataro, Ricardo Fernandes2021-03-28T17:52:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18664Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2021-03-28T17:52:31Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As revoluções educacionais na história da educação e a democratização da escola básica no Brasil: implicações para os objetivos da escola na contemporaneidade |
title |
As revoluções educacionais na história da educação e a democratização da escola básica no Brasil: implicações para os objetivos da escola na contemporaneidade |
spellingShingle |
As revoluções educacionais na história da educação e a democratização da escola básica no Brasil: implicações para os objetivos da escola na contemporaneidade Pataro, Ricardo Fernandes História da educação. Revoluções educacionais. Democratização da educação. Objetivos da educação na contemporaneidade. |
title_short |
As revoluções educacionais na história da educação e a democratização da escola básica no Brasil: implicações para os objetivos da escola na contemporaneidade |
title_full |
As revoluções educacionais na história da educação e a democratização da escola básica no Brasil: implicações para os objetivos da escola na contemporaneidade |
title_fullStr |
As revoluções educacionais na história da educação e a democratização da escola básica no Brasil: implicações para os objetivos da escola na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
As revoluções educacionais na história da educação e a democratização da escola básica no Brasil: implicações para os objetivos da escola na contemporaneidade |
title_sort |
As revoluções educacionais na história da educação e a democratização da escola básica no Brasil: implicações para os objetivos da escola na contemporaneidade |
author |
Pataro, Ricardo Fernandes |
author_facet |
Pataro, Ricardo Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pataro, Ricardo Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação. Revoluções educacionais. Democratização da educação. Objetivos da educação na contemporaneidade. |
topic |
História da educação. Revoluções educacionais. Democratização da educação. Objetivos da educação na contemporaneidade. |
description |
Este artigo busca entender a escola como instituição dinâmica, que sofre influências da sociedade ao mesmo tempo em que a influencia. Apresentamos três momentos da história da educação nos quais ocorreram revoluções educacionais com mudanças profundas para a sociedade e para a escola. Dentre tais revoluções, destaca-se a democratização da escola básica, que promoveu abertura a parcelas da população antes excluídas. Se, até então, o objetivo era ensinar conteúdos a estudantes de uma elite selecionada, a democratização levou à escola crianças pouco habituadas a esse universo, dando visibilidade à necessidade de repensar os objetivos da escola e responsabilizar-se pela aprendizagem de um novo perfil de estudantes – tarefa diferente daquela desenvolvida anteriormente pelas escolas. Argumentamos que a democratização é um movimento sem precedentes na história da educação brasileira, que estabeleceu a noção de educação como direito e nos colocou o desafio de repensar os objetivos da escola na contemporaneidade para atender à totalidade da população do Brasil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ensaio Bibliográfico; Revisão Bibliográfica; História Social; História da Educação. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/18664 10.5752/P.2237-8871.2019v20n33p27 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/18664 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2237-8871.2019v20n33p27 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/18664/17041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos de História https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos de História https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de História; v. 20 n. 33 (2019): Temática Livre; 27 2237-8871 1679-5636 reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br |
_version_ |
1798321097834233856 |