A respeito de uma demografia histórica de contatos culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nadalin, Sérgio Odilon
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2880
Resumo: Propõe-se discutir a experiência de investigação cujo horizonte é demarcado pelos "leques interpretativos" inerentes à história das populações e à demografia histórica. De outra forma, examinar um marco teórico definido pela história de uma população de origem imigrante, cujo dinamismo tem-se mantido por um ritmo singular, embora pautado, de maneira geral, pelos fenômenos relativos à transição demográfica. Essa história define-se por um quádruplo recorte temporal (as três dimensões braudelianas e a temporalidade desenhada pelos ciclos vitais dos indivíduos agrupados em quatro cortes de casamentos). O marco teórico completa-se: a) por uma história de migrações, tanto de indivíduos cuja origem radica-se em alguma parte do que denominaríamos de Europa Germânica quanto de homens e mulheres que chegaram à cidade como fruto de deslocamentos internos de população; b) por uma história da urbanização, fundada no consenso de que a "produção" dos aglomerados urbanos resulta da maneira com que eles se articulam a imigração, a reprodução biológica e a recriação cultural; c) por uma história política, cujo tema desenvolve-se em função do embate entre duas concepções de cidadania: uma – brasileira –, apoiada no jus solis; outra – que fundamenta as concepções e valores étnicos "teuto-brasileiros" –, no jus sanguinis. Nesse contexto visualiza-se a constituição de uma identidade cujas fronteiras étnicas foram definidas pelos membros do grupo e atribuídas pelos de fora; d) finalmente, uma história institucional, que se desenvolve em dois níveis: num, a vida e organização paroquial dos luteranos de origem germânica em Curitiba; noutro, a história das relações paroquiais no seio do desenvolvimento de uma organização supraparoquial que redundaria na Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
id PUC_MINS-9_75919e33c4edffb7ad515b5291ef5cf5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2880
network_acronym_str PUC_MINS-9
network_name_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A respeito de uma demografia histórica de contatos culturaisDemografia históricaTempo históricoGrupo étnicoCiclo familiar.Propõe-se discutir a experiência de investigação cujo horizonte é demarcado pelos "leques interpretativos" inerentes à história das populações e à demografia histórica. De outra forma, examinar um marco teórico definido pela história de uma população de origem imigrante, cujo dinamismo tem-se mantido por um ritmo singular, embora pautado, de maneira geral, pelos fenômenos relativos à transição demográfica. Essa história define-se por um quádruplo recorte temporal (as três dimensões braudelianas e a temporalidade desenhada pelos ciclos vitais dos indivíduos agrupados em quatro cortes de casamentos). O marco teórico completa-se: a) por uma história de migrações, tanto de indivíduos cuja origem radica-se em alguma parte do que denominaríamos de Europa Germânica quanto de homens e mulheres que chegaram à cidade como fruto de deslocamentos internos de população; b) por uma história da urbanização, fundada no consenso de que a "produção" dos aglomerados urbanos resulta da maneira com que eles se articulam a imigração, a reprodução biológica e a recriação cultural; c) por uma história política, cujo tema desenvolve-se em função do embate entre duas concepções de cidadania: uma – brasileira –, apoiada no jus solis; outra – que fundamenta as concepções e valores étnicos "teuto-brasileiros" –, no jus sanguinis. Nesse contexto visualiza-se a constituição de uma identidade cujas fronteiras étnicas foram definidas pelos membros do grupo e atribuídas pelos de fora; d) finalmente, uma história institucional, que se desenvolve em dois níveis: num, a vida e organização paroquial dos luteranos de origem germânica em Curitiba; noutro, a história das relações paroquiais no seio do desenvolvimento de uma organização supraparoquial que redundaria na Igreja Evangélica Luterana do Brasil.Editora PUC Minas2007-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória demográficaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2880Cadernos de História; v. 9 n. 11 (2007); 11-322237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2880/3136Nadalin, Sérgio Odiloninfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-07T18:50:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2880Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2018-06-07T18:50:55Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A respeito de uma demografia histórica de contatos culturais
title A respeito de uma demografia histórica de contatos culturais
spellingShingle A respeito de uma demografia histórica de contatos culturais
Nadalin, Sérgio Odilon
Demografia histórica
Tempo histórico
Grupo étnico
Ciclo familiar.
title_short A respeito de uma demografia histórica de contatos culturais
title_full A respeito de uma demografia histórica de contatos culturais
title_fullStr A respeito de uma demografia histórica de contatos culturais
title_full_unstemmed A respeito de uma demografia histórica de contatos culturais
title_sort A respeito de uma demografia histórica de contatos culturais
author Nadalin, Sérgio Odilon
author_facet Nadalin, Sérgio Odilon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nadalin, Sérgio Odilon
dc.subject.por.fl_str_mv Demografia histórica
Tempo histórico
Grupo étnico
Ciclo familiar.
topic Demografia histórica
Tempo histórico
Grupo étnico
Ciclo familiar.
description Propõe-se discutir a experiência de investigação cujo horizonte é demarcado pelos "leques interpretativos" inerentes à história das populações e à demografia histórica. De outra forma, examinar um marco teórico definido pela história de uma população de origem imigrante, cujo dinamismo tem-se mantido por um ritmo singular, embora pautado, de maneira geral, pelos fenômenos relativos à transição demográfica. Essa história define-se por um quádruplo recorte temporal (as três dimensões braudelianas e a temporalidade desenhada pelos ciclos vitais dos indivíduos agrupados em quatro cortes de casamentos). O marco teórico completa-se: a) por uma história de migrações, tanto de indivíduos cuja origem radica-se em alguma parte do que denominaríamos de Europa Germânica quanto de homens e mulheres que chegaram à cidade como fruto de deslocamentos internos de população; b) por uma história da urbanização, fundada no consenso de que a "produção" dos aglomerados urbanos resulta da maneira com que eles se articulam a imigração, a reprodução biológica e a recriação cultural; c) por uma história política, cujo tema desenvolve-se em função do embate entre duas concepções de cidadania: uma – brasileira –, apoiada no jus solis; outra – que fundamenta as concepções e valores étnicos "teuto-brasileiros" –, no jus sanguinis. Nesse contexto visualiza-se a constituição de uma identidade cujas fronteiras étnicas foram definidas pelos membros do grupo e atribuídas pelos de fora; d) finalmente, uma história institucional, que se desenvolve em dois níveis: num, a vida e organização paroquial dos luteranos de origem germânica em Curitiba; noutro, a história das relações paroquiais no seio do desenvolvimento de uma organização supraparoquial que redundaria na Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
História demográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2880
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2880/3136
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de História; v. 9 n. 11 (2007); 11-32
2237-8871
1679-5636
reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
collection Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br
_version_ 1798321096851718144