Os “selvagens bruxos” do Araguaia Paraense: Representações discursivas missionárias na Revista Cayapós e Carajás
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/23890 |
Resumo: | Este artigo versa sobre as representações discursivas dos missionários dominicanos em relação aos indígenas do Araguaia Paraense, tendo como fonte a Revista Cayapós e Carajás (RCC), editada entre 1922 e 1933. O ponto de partida são os enunciados dos missionários representados como acusações de que os indígenas seriam “selvagens” e praticantes de “bruxarias e curandeirismo”. Todavia, essas nomeações, classificações e rótulos colaboravam com a ação pacificadora, clerical e leiga, que pretendia convencer que o batismo apagaria as práticas “do feitiço e do feiticeiro”; e a catequese transfiguraria o indígena em “cidadão/cristão”. A eliminação do paganismo dos Cayapós e Carajás, englobando também outros grupos, deveria, em última instância, resultar na “conversão” dos indígenas aos costumes ocidentais. O funcionamento discursivo desenrolava-se no combate a autoridade dos “velhos”, “velhas” e “pajés”, a fim de quebrar sua hierarquia e influência social. A análise discursiva sobre a materialidade da documentação, antecedida da metodologia de tematização e classificação de “recortes” do periódico, orientou-se nas formulações teóricas de Bakhtin (1997; 2006) e Orlandi (1990), entre outros, para dimensionar os “signos ideológicos” e “praticas divisoras”, articulados dentro de um dado campo cultural. |
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Os “selvagens bruxos” do Araguaia Paraense: Representações discursivas missionárias na Revista Cayapós e CarajásIndígenasDiscurso MissionárioDominicanosRevista Cayapós e CarajásEste artigo versa sobre as representações discursivas dos missionários dominicanos em relação aos indígenas do Araguaia Paraense, tendo como fonte a Revista Cayapós e Carajás (RCC), editada entre 1922 e 1933. O ponto de partida são os enunciados dos missionários representados como acusações de que os indígenas seriam “selvagens” e praticantes de “bruxarias e curandeirismo”. Todavia, essas nomeações, classificações e rótulos colaboravam com a ação pacificadora, clerical e leiga, que pretendia convencer que o batismo apagaria as práticas “do feitiço e do feiticeiro”; e a catequese transfiguraria o indígena em “cidadão/cristão”. A eliminação do paganismo dos Cayapós e Carajás, englobando também outros grupos, deveria, em última instância, resultar na “conversão” dos indígenas aos costumes ocidentais. O funcionamento discursivo desenrolava-se no combate a autoridade dos “velhos”, “velhas” e “pajés”, a fim de quebrar sua hierarquia e influência social. A análise discursiva sobre a materialidade da documentação, antecedida da metodologia de tematização e classificação de “recortes” do periódico, orientou-se nas formulações teóricas de Bakhtin (1997; 2006) e Orlandi (1990), entre outros, para dimensionar os “signos ideológicos” e “praticas divisoras”, articulados dentro de um dado campo cultural.Editora PUC Minas2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2389010.5752/P.2237-8871.2021v22n36p44-60Cadernos de História; v. 22 n. 36 (2021): Temática Livre; 44-602237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/23890/18242Copyright (c) 2021 Cadernos de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Idelma Santiago daLima , Milton Pereira2021-07-01T10:53:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23890Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2021-07-01T10:53:45Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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