Aparências e aparições – estética barroca – a imagem oculta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Mônica Eustáquio
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1645
Resumo: Cinco artistas, quatro europeus e um brasileiro, servem como fontes de referência para a elaboração de um tipo de leitura sobre a estética barroca. Esta implica a configuração de dimensões que lidam com o “objeto” oculto. A trajetória assim construída institui um espaço ilusionista que tende a nos induzir a dimensões não capturáveis na imediaticidade do olhar. Sendo assim, a imagem proposta pelo barroco estabelece uma acessibilidade hierarquizada, que tem seu ponto de consecução no acionamento da racionalidade, a qual se opõe a uma percepção puramente sensorial e a radicaliza. O objetivo desse trabalho é estabelecer a aproximação dos propósitos expressivos adotados por esses artistas e encontrar os recursos formais de que se servem para chegar a seus fins.
id PUC_MINS-9_9c7838337eb79825d4fdb801927da398
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1645
network_acronym_str PUC_MINS-9
network_name_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Aparências e aparições – estética barroca – a imagem ocultaCinco artistas, quatro europeus e um brasileiro, servem como fontes de referência para a elaboração de um tipo de leitura sobre a estética barroca. Esta implica a configuração de dimensões que lidam com o “objeto” oculto. A trajetória assim construída institui um espaço ilusionista que tende a nos induzir a dimensões não capturáveis na imediaticidade do olhar. Sendo assim, a imagem proposta pelo barroco estabelece uma acessibilidade hierarquizada, que tem seu ponto de consecução no acionamento da racionalidade, a qual se opõe a uma percepção puramente sensorial e a radicaliza. O objetivo desse trabalho é estabelecer a aproximação dos propósitos expressivos adotados por esses artistas e encontrar os recursos formais de que se servem para chegar a seus fins.Editora PUC Minas1995-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória Materialapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1645Cadernos de História; v. 1 n. 1 (1995); 24-272237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1645/1732Fonseca, Mônica Eustáquioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-07T18:58:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1645Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2018-06-07T18:58:04Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Aparências e aparições – estética barroca – a imagem oculta
title Aparências e aparições – estética barroca – a imagem oculta
spellingShingle Aparências e aparições – estética barroca – a imagem oculta
Fonseca, Mônica Eustáquio
title_short Aparências e aparições – estética barroca – a imagem oculta
title_full Aparências e aparições – estética barroca – a imagem oculta
title_fullStr Aparências e aparições – estética barroca – a imagem oculta
title_full_unstemmed Aparências e aparições – estética barroca – a imagem oculta
title_sort Aparências e aparições – estética barroca – a imagem oculta
author Fonseca, Mônica Eustáquio
author_facet Fonseca, Mônica Eustáquio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Mônica Eustáquio
description Cinco artistas, quatro europeus e um brasileiro, servem como fontes de referência para a elaboração de um tipo de leitura sobre a estética barroca. Esta implica a configuração de dimensões que lidam com o “objeto” oculto. A trajetória assim construída institui um espaço ilusionista que tende a nos induzir a dimensões não capturáveis na imediaticidade do olhar. Sendo assim, a imagem proposta pelo barroco estabelece uma acessibilidade hierarquizada, que tem seu ponto de consecução no acionamento da racionalidade, a qual se opõe a uma percepção puramente sensorial e a radicaliza. O objetivo desse trabalho é estabelecer a aproximação dos propósitos expressivos adotados por esses artistas e encontrar os recursos formais de que se servem para chegar a seus fins.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
História Material
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1645
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1645/1732
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de História; v. 1 n. 1 (1995); 24-27
2237-8871
1679-5636
reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
collection Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br
_version_ 1798321096435433472