Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Guilherme Elias de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2015v16n25p77
Resumo: O artigo discute questões metodológicas para o estudo das revistas ilustradas brasileiras oitocentistas. O objetivo é debater um método de análise que se detém sobre os sentidos estabelecidos na interação entre textos e imagens de determinado número de um periódico ilustrado, na lógica formada pela leitura sequencial de suas edições e nas suas relações com outras revistas e jornais que circularam no Brasil durante o século XIX. Essa perspectiva foi denominada “blocos temáticos de análise” e possibilita a compreensão de sentidos não observados quando são analisadas isoladamente as imagens e os textos dessas revistas. A proposta aponta para a importância de o historiador considerar o projeto editorial de um periódico ilustrado e as formas de apropriação e contextualização das ideias, símbolos e visões sobre a sociedade brasileira oitocentista desse tipo de publicação. Para tanto, foram analisados os números 84, 85 e 87 da revista Illustrada de Angelo Agostini. Essas edições abordaram o retorno de D. Pedro II ao Brasil depois de sua segunda viagem internacional em 1877 e a repercussão desse fato na imprensa brasileira, assunto que norteia o bloco temático de análise. São apontados caminhos que podem contribuir para a interpretação historiográfica sobre os periódicos ilustrados publicados no Brasil no século XIX. AbstractThe article discusses about methodological issues in the study of illustrated magazines from Brazil published by nineteenth-century. The goal is to debate a method established in the interaction of texts and images inside a number of illustrated magazine, the logic formed by a sequential read of their editions and in its relations with other magazines and journals that circulated in Brazil during the nineteenth century. That is called prospect "analysis of thematic blocks" and allows us to understand directions that were not observed when the analisys consider isolated images and texts of these magazines. The proposal indicates the importance of the historian consider the editorial design of an illustrated magazine and the forms of appropriation and contextualization of ideas, symbols, and visions about the brazilian society. Therefore, we analyzed the numbers 84, 85 and 87 of the revista Illustrada by Angelo Agostini. It was approuched the return of D. Pedro II to Brazil after his second international trip in 1877 and the impact of that fact in the brazilian press. Thus it ispropouse ways that can contribute to the historiographical interpretation of the illustrated magazine published in Brazil by the nineteenth century.Keywords: Illustrated magazines; Methodology; Brazil; Nineteenth-century.
id PUC_MINS-9_b2d7bb197937c04037b141116718fce6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11074
network_acronym_str PUC_MINS-9
network_name_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...)Revistas ilustradasMetodologiaBrasilSéculo XIX.O artigo discute questões metodológicas para o estudo das revistas ilustradas brasileiras oitocentistas. O objetivo é debater um método de análise que se detém sobre os sentidos estabelecidos na interação entre textos e imagens de determinado número de um periódico ilustrado, na lógica formada pela leitura sequencial de suas edições e nas suas relações com outras revistas e jornais que circularam no Brasil durante o século XIX. Essa perspectiva foi denominada “blocos temáticos de análise” e possibilita a compreensão de sentidos não observados quando são analisadas isoladamente as imagens e os textos dessas revistas. A proposta aponta para a importância de o historiador considerar o projeto editorial de um periódico ilustrado e as formas de apropriação e contextualização das ideias, símbolos e visões sobre a sociedade brasileira oitocentista desse tipo de publicação. Para tanto, foram analisados os números 84, 85 e 87 da revista Illustrada de Angelo Agostini. Essas edições abordaram o retorno de D. Pedro II ao Brasil depois de sua segunda viagem internacional em 1877 e a repercussão desse fato na imprensa brasileira, assunto que norteia o bloco temático de análise. São apontados caminhos que podem contribuir para a interpretação historiográfica sobre os periódicos ilustrados publicados no Brasil no século XIX. AbstractThe article discusses about methodological issues in the study of illustrated magazines from Brazil published by nineteenth-century. The goal is to debate a method established in the interaction of texts and images inside a number of illustrated magazine, the logic formed by a sequential read of their editions and in its relations with other magazines and journals that circulated in Brazil during the nineteenth century. That is called prospect "analysis of thematic blocks" and allows us to understand directions that were not observed when the analisys consider isolated images and texts of these magazines. The proposal indicates the importance of the historian consider the editorial design of an illustrated magazine and the forms of appropriation and contextualization of ideas, symbols, and visions about the brazilian society. Therefore, we analyzed the numbers 84, 85 and 87 of the revista Illustrada by Angelo Agostini. It was approuched the return of D. Pedro II to Brazil after his second international trip in 1877 and the impact of that fact in the brazilian press. Thus it ispropouse ways that can contribute to the historiographical interpretation of the illustrated magazine published in Brazil by the nineteenth century.Keywords: Illustrated magazines; Methodology; Brazil; Nineteenth-century.Editora PUC Minas2015-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória social; história da imprensa; Brasil Império; culturas políticas.application/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2015v16n25p7710.5752/P.2237-8871.2015v16n25p77Cadernos de História; v. 16 n. 25 (2015): Dossiê 20 Anos dos Cadernos de História: Periódicos, Pesquisa Histórica e Divulgação Científica; 77-1072237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2015v16n25p77/8979Copyright (c) 2015 Cadernos de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Guilherme Elias de2018-02-07T14:29:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11074Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2018-02-07T14:29:20Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...)
title Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...)
spellingShingle Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...)
Figueiredo, Guilherme Elias de
Revistas ilustradas
Metodologia
Brasil
Século XIX.
title_short Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...)
title_full Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...)
title_fullStr Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...)
title_full_unstemmed Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...)
title_sort Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...)
author Figueiredo, Guilherme Elias de
author_facet Figueiredo, Guilherme Elias de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Guilherme Elias de
dc.subject.por.fl_str_mv Revistas ilustradas
Metodologia
Brasil
Século XIX.
topic Revistas ilustradas
Metodologia
Brasil
Século XIX.
description O artigo discute questões metodológicas para o estudo das revistas ilustradas brasileiras oitocentistas. O objetivo é debater um método de análise que se detém sobre os sentidos estabelecidos na interação entre textos e imagens de determinado número de um periódico ilustrado, na lógica formada pela leitura sequencial de suas edições e nas suas relações com outras revistas e jornais que circularam no Brasil durante o século XIX. Essa perspectiva foi denominada “blocos temáticos de análise” e possibilita a compreensão de sentidos não observados quando são analisadas isoladamente as imagens e os textos dessas revistas. A proposta aponta para a importância de o historiador considerar o projeto editorial de um periódico ilustrado e as formas de apropriação e contextualização das ideias, símbolos e visões sobre a sociedade brasileira oitocentista desse tipo de publicação. Para tanto, foram analisados os números 84, 85 e 87 da revista Illustrada de Angelo Agostini. Essas edições abordaram o retorno de D. Pedro II ao Brasil depois de sua segunda viagem internacional em 1877 e a repercussão desse fato na imprensa brasileira, assunto que norteia o bloco temático de análise. São apontados caminhos que podem contribuir para a interpretação historiográfica sobre os periódicos ilustrados publicados no Brasil no século XIX. AbstractThe article discusses about methodological issues in the study of illustrated magazines from Brazil published by nineteenth-century. The goal is to debate a method established in the interaction of texts and images inside a number of illustrated magazine, the logic formed by a sequential read of their editions and in its relations with other magazines and journals that circulated in Brazil during the nineteenth century. That is called prospect "analysis of thematic blocks" and allows us to understand directions that were not observed when the analisys consider isolated images and texts of these magazines. The proposal indicates the importance of the historian consider the editorial design of an illustrated magazine and the forms of appropriation and contextualization of ideas, symbols, and visions about the brazilian society. Therefore, we analyzed the numbers 84, 85 and 87 of the revista Illustrada by Angelo Agostini. It was approuched the return of D. Pedro II to Brazil after his second international trip in 1877 and the impact of that fact in the brazilian press. Thus it ispropouse ways that can contribute to the historiographical interpretation of the illustrated magazine published in Brazil by the nineteenth century.Keywords: Illustrated magazines; Methodology; Brazil; Nineteenth-century.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
História social; história da imprensa; Brasil Império; culturas políticas.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2015v16n25p77
10.5752/P.2237-8871.2015v16n25p77
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2015v16n25p77
identifier_str_mv 10.5752/P.2237-8871.2015v16n25p77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2015v16n25p77/8979
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de História; v. 16 n. 25 (2015): Dossiê 20 Anos dos Cadernos de História: Periódicos, Pesquisa Histórica e Divulgação Científica; 77-107
2237-8871
1679-5636
reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
collection Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br
_version_ 1798321097360277504