Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2015v16n25p77 |
Resumo: | O artigo discute questões metodológicas para o estudo das revistas ilustradas brasileiras oitocentistas. O objetivo é debater um método de análise que se detém sobre os sentidos estabelecidos na interação entre textos e imagens de determinado número de um periódico ilustrado, na lógica formada pela leitura sequencial de suas edições e nas suas relações com outras revistas e jornais que circularam no Brasil durante o século XIX. Essa perspectiva foi denominada “blocos temáticos de análise” e possibilita a compreensão de sentidos não observados quando são analisadas isoladamente as imagens e os textos dessas revistas. A proposta aponta para a importância de o historiador considerar o projeto editorial de um periódico ilustrado e as formas de apropriação e contextualização das ideias, símbolos e visões sobre a sociedade brasileira oitocentista desse tipo de publicação. Para tanto, foram analisados os números 84, 85 e 87 da revista Illustrada de Angelo Agostini. Essas edições abordaram o retorno de D. Pedro II ao Brasil depois de sua segunda viagem internacional em 1877 e a repercussão desse fato na imprensa brasileira, assunto que norteia o bloco temático de análise. São apontados caminhos que podem contribuir para a interpretação historiográfica sobre os periódicos ilustrados publicados no Brasil no século XIX. AbstractThe article discusses about methodological issues in the study of illustrated magazines from Brazil published by nineteenth-century. The goal is to debate a method established in the interaction of texts and images inside a number of illustrated magazine, the logic formed by a sequential read of their editions and in its relations with other magazines and journals that circulated in Brazil during the nineteenth century. That is called prospect "analysis of thematic blocks" and allows us to understand directions that were not observed when the analisys consider isolated images and texts of these magazines. The proposal indicates the importance of the historian consider the editorial design of an illustrated magazine and the forms of appropriation and contextualization of ideas, symbols, and visions about the brazilian society. Therefore, we analyzed the numbers 84, 85 and 87 of the revista Illustrada by Angelo Agostini. It was approuched the return of D. Pedro II to Brazil after his second international trip in 1877 and the impact of that fact in the brazilian press. Thus it ispropouse ways that can contribute to the historiographical interpretation of the illustrated magazine published in Brazil by the nineteenth century.Keywords: Illustrated magazines; Methodology; Brazil; Nineteenth-century. |
id |
PUC_MINS-9_b2d7bb197937c04037b141116718fce6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11074 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-9 |
network_name_str |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...)Revistas ilustradasMetodologiaBrasilSéculo XIX.O artigo discute questões metodológicas para o estudo das revistas ilustradas brasileiras oitocentistas. O objetivo é debater um método de análise que se detém sobre os sentidos estabelecidos na interação entre textos e imagens de determinado número de um periódico ilustrado, na lógica formada pela leitura sequencial de suas edições e nas suas relações com outras revistas e jornais que circularam no Brasil durante o século XIX. Essa perspectiva foi denominada “blocos temáticos de análise” e possibilita a compreensão de sentidos não observados quando são analisadas isoladamente as imagens e os textos dessas revistas. A proposta aponta para a importância de o historiador considerar o projeto editorial de um periódico ilustrado e as formas de apropriação e contextualização das ideias, símbolos e visões sobre a sociedade brasileira oitocentista desse tipo de publicação. Para tanto, foram analisados os números 84, 85 e 87 da revista Illustrada de Angelo Agostini. Essas edições abordaram o retorno de D. Pedro II ao Brasil depois de sua segunda viagem internacional em 1877 e a repercussão desse fato na imprensa brasileira, assunto que norteia o bloco temático de análise. São apontados caminhos que podem contribuir para a interpretação historiográfica sobre os periódicos ilustrados publicados no Brasil no século XIX. AbstractThe article discusses about methodological issues in the study of illustrated magazines from Brazil published by nineteenth-century. The goal is to debate a method established in the interaction of texts and images inside a number of illustrated magazine, the logic formed by a sequential read of their editions and in its relations with other magazines and journals that circulated in Brazil during the nineteenth century. That is called prospect "analysis of thematic blocks" and allows us to understand directions that were not observed when the analisys consider isolated images and texts of these magazines. The proposal indicates the importance of the historian consider the editorial design of an illustrated magazine and the forms of appropriation and contextualization of ideas, symbols, and visions about the brazilian society. Therefore, we analyzed the numbers 84, 85 and 87 of the revista Illustrada by Angelo Agostini. It was approuched the return of D. Pedro II to Brazil after his second international trip in 1877 and the impact of that fact in the brazilian press. Thus it ispropouse ways that can contribute to the historiographical interpretation of the illustrated magazine published in Brazil by the nineteenth century.Keywords: Illustrated magazines; Methodology; Brazil; Nineteenth-century.Editora PUC Minas2015-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória social; história da imprensa; Brasil Império; culturas políticas.application/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2015v16n25p7710.5752/P.2237-8871.2015v16n25p77Cadernos de História; v. 16 n. 25 (2015): Dossiê 20 Anos dos Cadernos de História: Periódicos, Pesquisa Histórica e Divulgação Científica; 77-1072237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2015v16n25p77/8979Copyright (c) 2015 Cadernos de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Guilherme Elias de2018-02-07T14:29:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11074Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2018-02-07T14:29:20Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...) |
title |
Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...) |
spellingShingle |
Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...) Figueiredo, Guilherme Elias de Revistas ilustradas Metodologia Brasil Século XIX. |
title_short |
Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...) |
title_full |
Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...) |
title_fullStr |
Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...) |
title_full_unstemmed |
Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...) |
title_sort |
Como ler uma revista ilustrada? Uma proposta metodológica para o estudo de periódicos ilustrados publicados no Brasil oitocentista (How to read an illustrated magazine? A methodological issues for studie...) |
author |
Figueiredo, Guilherme Elias de |
author_facet |
Figueiredo, Guilherme Elias de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Guilherme Elias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revistas ilustradas Metodologia Brasil Século XIX. |
topic |
Revistas ilustradas Metodologia Brasil Século XIX. |
description |
O artigo discute questões metodológicas para o estudo das revistas ilustradas brasileiras oitocentistas. O objetivo é debater um método de análise que se detém sobre os sentidos estabelecidos na interação entre textos e imagens de determinado número de um periódico ilustrado, na lógica formada pela leitura sequencial de suas edições e nas suas relações com outras revistas e jornais que circularam no Brasil durante o século XIX. Essa perspectiva foi denominada “blocos temáticos de análise” e possibilita a compreensão de sentidos não observados quando são analisadas isoladamente as imagens e os textos dessas revistas. A proposta aponta para a importância de o historiador considerar o projeto editorial de um periódico ilustrado e as formas de apropriação e contextualização das ideias, símbolos e visões sobre a sociedade brasileira oitocentista desse tipo de publicação. Para tanto, foram analisados os números 84, 85 e 87 da revista Illustrada de Angelo Agostini. Essas edições abordaram o retorno de D. Pedro II ao Brasil depois de sua segunda viagem internacional em 1877 e a repercussão desse fato na imprensa brasileira, assunto que norteia o bloco temático de análise. São apontados caminhos que podem contribuir para a interpretação historiográfica sobre os periódicos ilustrados publicados no Brasil no século XIX. AbstractThe article discusses about methodological issues in the study of illustrated magazines from Brazil published by nineteenth-century. The goal is to debate a method established in the interaction of texts and images inside a number of illustrated magazine, the logic formed by a sequential read of their editions and in its relations with other magazines and journals that circulated in Brazil during the nineteenth century. That is called prospect "analysis of thematic blocks" and allows us to understand directions that were not observed when the analisys consider isolated images and texts of these magazines. The proposal indicates the importance of the historian consider the editorial design of an illustrated magazine and the forms of appropriation and contextualization of ideas, symbols, and visions about the brazilian society. Therefore, we analyzed the numbers 84, 85 and 87 of the revista Illustrada by Angelo Agostini. It was approuched the return of D. Pedro II to Brazil after his second international trip in 1877 and the impact of that fact in the brazilian press. Thus it ispropouse ways that can contribute to the historiographical interpretation of the illustrated magazine published in Brazil by the nineteenth century.Keywords: Illustrated magazines; Methodology; Brazil; Nineteenth-century. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion História social; história da imprensa; Brasil Império; culturas políticas. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2015v16n25p77 10.5752/P.2237-8871.2015v16n25p77 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2015v16n25p77 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2237-8871.2015v16n25p77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2015v16n25p77/8979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos de História info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos de História |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de História; v. 16 n. 25 (2015): Dossiê 20 Anos dos Cadernos de História: Periódicos, Pesquisa Histórica e Divulgação Científica; 77-107 2237-8871 1679-5636 reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br |
_version_ |
1798321097360277504 |