Programas socioeducativos de inclusão: projeto “Educar nos museus”, na cidade de Vespasiano-MG (Socio-educational inclusion programs: “Education in Museums” Project in Vespasiano-MG) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maclovia Corrêa da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gama, Flávia dos Santos Oliveira, Nascimento, Silvania Sousa do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2013v14n20p98
Resumo: Este artigo visa apresentar a avaliação de atividades socioeducativas feita por um público infanto-juvenil do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. Em especial, são analisadas as respostas dos participantes do projeto “Educar nos museus”, ocorrido no ano de 2011 no espaço “Curumim” em Vespasiano-MG. Ali acontecem atividades diversificadas complementares da educação formal, como visitas orientadas a museus, e demais espaços culturais localizados na cidade de Belo Horizonte-MG. A metodologia consistiu levantamento de dados de natureza qualitativa e quantitativa (questionários, textos, eventos), e estudos bibliográficos. Os resultados demonstraram a importância da educação patrimonial como meio de formação e de motivação para aquisição de valores. Educadores, educandos e familiares entenderam a importância da compreensão das linguagens visuais, auditivas e táteis presentes no patrimônio, que transformam comportamentos e valores em reflexões, as quais estimulam a formação integral do ser social e humano. AbstractThis article presents the evaluation of socio-educational activities carried out by a juvenile population from the Program for the Eradication of Child Labor - PETI. In particular, we have analyzed the responses of participants in the "Education in Museums" project, which occurred at the “Curumim” space in Vespasiano – MG, in 2011. In this place there are diversified complementary activities to formal education, such as guided visits to museums and other cultural venues located in the city of Belo Horizonte - MG. The methodology procedures consisted of qualitative and quantitative approaches (questionnaires, texts, events), and bibliographical studies. The results demonstrated the importance of heritage education as a means of training and motivating in the acquisition of values. Educators, students and families have understood the importance of the visual, auditory, and tactile languages, present at the heritage center, which transform behaviors and values into reflections, stimulating the integral formation of the social and human being.Keywords: Heritage education; Evaluation; PETI Vespasiano - MG.
id PUC_MINS-9_f1d4aadcbb54f457e654ab940fb26598
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5196
network_acronym_str PUC_MINS-9
network_name_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Programas socioeducativos de inclusão: projeto “Educar nos museus”, na cidade de Vespasiano-MG (Socio-educational inclusion programs: “Education in Museums” Project in Vespasiano-MG) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98Educação patrimonialAvaliaçãoPETI Vespasiano-MG.Este artigo visa apresentar a avaliação de atividades socioeducativas feita por um público infanto-juvenil do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. Em especial, são analisadas as respostas dos participantes do projeto “Educar nos museus”, ocorrido no ano de 2011 no espaço “Curumim” em Vespasiano-MG. Ali acontecem atividades diversificadas complementares da educação formal, como visitas orientadas a museus, e demais espaços culturais localizados na cidade de Belo Horizonte-MG. A metodologia consistiu levantamento de dados de natureza qualitativa e quantitativa (questionários, textos, eventos), e estudos bibliográficos. Os resultados demonstraram a importância da educação patrimonial como meio de formação e de motivação para aquisição de valores. Educadores, educandos e familiares entenderam a importância da compreensão das linguagens visuais, auditivas e táteis presentes no patrimônio, que transformam comportamentos e valores em reflexões, as quais estimulam a formação integral do ser social e humano. AbstractThis article presents the evaluation of socio-educational activities carried out by a juvenile population from the Program for the Eradication of Child Labor - PETI. In particular, we have analyzed the responses of participants in the "Education in Museums" project, which occurred at the “Curumim” space in Vespasiano – MG, in 2011. In this place there are diversified complementary activities to formal education, such as guided visits to museums and other cultural venues located in the city of Belo Horizonte - MG. The methodology procedures consisted of qualitative and quantitative approaches (questionnaires, texts, events), and bibliographical studies. The results demonstrated the importance of heritage education as a means of training and motivating in the acquisition of values. Educators, students and families have understood the importance of the visual, auditory, and tactile languages, present at the heritage center, which transform behaviors and values into reflections, stimulating the integral formation of the social and human being.Keywords: Heritage education; Evaluation; PETI Vespasiano - MG.Editora PUC Minas2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória Social; História Material.application/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2013v14n20p9810.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98Cadernos de História; v. 14 n. 20 (2013): Dossiê História e Memória; 98-1172237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2013v14n20p98/7037Silva, Maclovia Corrêa daGama, Flávia dos Santos OliveiraNascimento, Silvania Sousa doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-28T18:06:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5196Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2021-03-28T18:06:34Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Programas socioeducativos de inclusão: projeto “Educar nos museus”, na cidade de Vespasiano-MG (Socio-educational inclusion programs: “Education in Museums” Project in Vespasiano-MG) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98
title Programas socioeducativos de inclusão: projeto “Educar nos museus”, na cidade de Vespasiano-MG (Socio-educational inclusion programs: “Education in Museums” Project in Vespasiano-MG) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98
spellingShingle Programas socioeducativos de inclusão: projeto “Educar nos museus”, na cidade de Vespasiano-MG (Socio-educational inclusion programs: “Education in Museums” Project in Vespasiano-MG) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98
Silva, Maclovia Corrêa da
Educação patrimonial
Avaliação
PETI Vespasiano-MG.
title_short Programas socioeducativos de inclusão: projeto “Educar nos museus”, na cidade de Vespasiano-MG (Socio-educational inclusion programs: “Education in Museums” Project in Vespasiano-MG) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98
title_full Programas socioeducativos de inclusão: projeto “Educar nos museus”, na cidade de Vespasiano-MG (Socio-educational inclusion programs: “Education in Museums” Project in Vespasiano-MG) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98
title_fullStr Programas socioeducativos de inclusão: projeto “Educar nos museus”, na cidade de Vespasiano-MG (Socio-educational inclusion programs: “Education in Museums” Project in Vespasiano-MG) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98
title_full_unstemmed Programas socioeducativos de inclusão: projeto “Educar nos museus”, na cidade de Vespasiano-MG (Socio-educational inclusion programs: “Education in Museums” Project in Vespasiano-MG) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98
title_sort Programas socioeducativos de inclusão: projeto “Educar nos museus”, na cidade de Vespasiano-MG (Socio-educational inclusion programs: “Education in Museums” Project in Vespasiano-MG) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98
author Silva, Maclovia Corrêa da
author_facet Silva, Maclovia Corrêa da
Gama, Flávia dos Santos Oliveira
Nascimento, Silvania Sousa do
author_role author
author2 Gama, Flávia dos Santos Oliveira
Nascimento, Silvania Sousa do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maclovia Corrêa da
Gama, Flávia dos Santos Oliveira
Nascimento, Silvania Sousa do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação patrimonial
Avaliação
PETI Vespasiano-MG.
topic Educação patrimonial
Avaliação
PETI Vespasiano-MG.
description Este artigo visa apresentar a avaliação de atividades socioeducativas feita por um público infanto-juvenil do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. Em especial, são analisadas as respostas dos participantes do projeto “Educar nos museus”, ocorrido no ano de 2011 no espaço “Curumim” em Vespasiano-MG. Ali acontecem atividades diversificadas complementares da educação formal, como visitas orientadas a museus, e demais espaços culturais localizados na cidade de Belo Horizonte-MG. A metodologia consistiu levantamento de dados de natureza qualitativa e quantitativa (questionários, textos, eventos), e estudos bibliográficos. Os resultados demonstraram a importância da educação patrimonial como meio de formação e de motivação para aquisição de valores. Educadores, educandos e familiares entenderam a importância da compreensão das linguagens visuais, auditivas e táteis presentes no patrimônio, que transformam comportamentos e valores em reflexões, as quais estimulam a formação integral do ser social e humano. AbstractThis article presents the evaluation of socio-educational activities carried out by a juvenile population from the Program for the Eradication of Child Labor - PETI. In particular, we have analyzed the responses of participants in the "Education in Museums" project, which occurred at the “Curumim” space in Vespasiano – MG, in 2011. In this place there are diversified complementary activities to formal education, such as guided visits to museums and other cultural venues located in the city of Belo Horizonte - MG. The methodology procedures consisted of qualitative and quantitative approaches (questionnaires, texts, events), and bibliographical studies. The results demonstrated the importance of heritage education as a means of training and motivating in the acquisition of values. Educators, students and families have understood the importance of the visual, auditory, and tactile languages, present at the heritage center, which transform behaviors and values into reflections, stimulating the integral formation of the social and human being.Keywords: Heritage education; Evaluation; PETI Vespasiano - MG.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
História Social; História Material.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2013v14n20p98
10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2013v14n20p98
identifier_str_mv 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2013v14n20p98/7037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de História; v. 14 n. 20 (2013): Dossiê História e Memória; 98-117
2237-8871
1679-5636
reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
collection Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br
_version_ 1798321097235496960