A cidade e o shopping: considerações sobre a relação urbana envolvendo a presença de shoppings centers e o caso da cidade de Blumenau-SC durante a década de 1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, André Procópio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2017v18n29p529
Resumo:  Apesar dos anos 1980 serem apontados como o primeiro grande momento em que shoppings centers são construídos no Brasil, é durante os anos 1990 que esse tipo de empreendimento urbano se espalha pelo território nacional para além dos limites das capitais. O Shopping Neumarkt, inaugurado em 1993 na cidade de Blumenau, Santa Catarina, entra nesse movimento de expansão em direção às cidades de porte médio no interior. Por meio do uso de periódicos e entrevistas orais, dois acontecimentos-chave são abordados: a inauguração e consolidação do Shopping Neumarkt e a reurbanização da rua XV de novembro, compreendendo todo o período da década de 1990. Pelo fato de essa reurbanização ser usualmente apontada como uma maneira de transformar a rua XV de novembro num shopping a céu aberto, foi desenvolvida uma relação entre a construção do Shopping Neumarkt e a cidade de Blumenau. O objetivo da pesquisa está em compreender uma nova forma de relacionamento da cidade. Mais do que destruir a urbanidade clássica, os shoppings produziram uma nova forma de conceber a urbanidade.
id PUC_MINS-9_f7d9e17dcfdd1eccf05c5fd7d2fcb900
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12975
network_acronym_str PUC_MINS-9
network_name_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A cidade e o shopping: considerações sobre a relação urbana envolvendo a presença de shoppings centers e o caso da cidade de Blumenau-SC durante a década de 1990The city and the mall: considerations in urban relationship involving the presence of malls and the case of the city of Blumenau-SC during the 1990sMallUrban HistoryUrbanismBlumenau.ShoppingHistória urbanaUrbanismoBlumenau. Apesar dos anos 1980 serem apontados como o primeiro grande momento em que shoppings centers são construídos no Brasil, é durante os anos 1990 que esse tipo de empreendimento urbano se espalha pelo território nacional para além dos limites das capitais. O Shopping Neumarkt, inaugurado em 1993 na cidade de Blumenau, Santa Catarina, entra nesse movimento de expansão em direção às cidades de porte médio no interior. Por meio do uso de periódicos e entrevistas orais, dois acontecimentos-chave são abordados: a inauguração e consolidação do Shopping Neumarkt e a reurbanização da rua XV de novembro, compreendendo todo o período da década de 1990. Pelo fato de essa reurbanização ser usualmente apontada como uma maneira de transformar a rua XV de novembro num shopping a céu aberto, foi desenvolvida uma relação entre a construção do Shopping Neumarkt e a cidade de Blumenau. O objetivo da pesquisa está em compreender uma nova forma de relacionamento da cidade. Mais do que destruir a urbanidade clássica, os shoppings produziram uma nova forma de conceber a urbanidade.The 1980s are target as the first big wave in mall construction in Brazil, besides it is in the 1990s that this kind of urban enterprise become a national reality beyond the main cities. The Neumarkt Mall opened in 1993 in Blumenau, state of Santa Catarina, and it is inside the movement toward the medium cities in the countryside. Through the use of newspaper and oral interview, two key events are addressed. The inauguration and consolidation of Neumarkt mall and the redevelopment of XV de novembro street, covering the entire period of the 1990s. As this redevelopment is usually identified as a way to transform the XV de novembro street into a open sky mall, a relation between the Neumarkt construction and the city of Blumenau is developed.  The research goal is understand a new way of relationship with the city. More then destroy the classical urban model, the malls produced a new way to conceive the urbanity. Editora PUC Minas2017-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória Oral, História Culturalapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2017v18n29p52910.5752/P.2237-8871.2017v18n29p529Cadernos de História; v. 18 n. 29 (2017): Temática Livre; 529-5522237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2017v18n29p529/12670Copyright (c) 2017 Cadernos de Históriahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, André Procópio2021-03-28T17:59:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12975Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2021-03-28T17:59:53Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A cidade e o shopping: considerações sobre a relação urbana envolvendo a presença de shoppings centers e o caso da cidade de Blumenau-SC durante a década de 1990
The city and the mall: considerations in urban relationship involving the presence of malls and the case of the city of Blumenau-SC during the 1990s
title A cidade e o shopping: considerações sobre a relação urbana envolvendo a presença de shoppings centers e o caso da cidade de Blumenau-SC durante a década de 1990
spellingShingle A cidade e o shopping: considerações sobre a relação urbana envolvendo a presença de shoppings centers e o caso da cidade de Blumenau-SC durante a década de 1990
Gomes, André Procópio
Mall
Urban History
Urbanism
Blumenau.
Shopping
História urbana
Urbanismo
Blumenau.
title_short A cidade e o shopping: considerações sobre a relação urbana envolvendo a presença de shoppings centers e o caso da cidade de Blumenau-SC durante a década de 1990
title_full A cidade e o shopping: considerações sobre a relação urbana envolvendo a presença de shoppings centers e o caso da cidade de Blumenau-SC durante a década de 1990
title_fullStr A cidade e o shopping: considerações sobre a relação urbana envolvendo a presença de shoppings centers e o caso da cidade de Blumenau-SC durante a década de 1990
title_full_unstemmed A cidade e o shopping: considerações sobre a relação urbana envolvendo a presença de shoppings centers e o caso da cidade de Blumenau-SC durante a década de 1990
title_sort A cidade e o shopping: considerações sobre a relação urbana envolvendo a presença de shoppings centers e o caso da cidade de Blumenau-SC durante a década de 1990
author Gomes, André Procópio
author_facet Gomes, André Procópio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, André Procópio
dc.subject.por.fl_str_mv Mall
Urban History
Urbanism
Blumenau.
Shopping
História urbana
Urbanismo
Blumenau.
topic Mall
Urban History
Urbanism
Blumenau.
Shopping
História urbana
Urbanismo
Blumenau.
description  Apesar dos anos 1980 serem apontados como o primeiro grande momento em que shoppings centers são construídos no Brasil, é durante os anos 1990 que esse tipo de empreendimento urbano se espalha pelo território nacional para além dos limites das capitais. O Shopping Neumarkt, inaugurado em 1993 na cidade de Blumenau, Santa Catarina, entra nesse movimento de expansão em direção às cidades de porte médio no interior. Por meio do uso de periódicos e entrevistas orais, dois acontecimentos-chave são abordados: a inauguração e consolidação do Shopping Neumarkt e a reurbanização da rua XV de novembro, compreendendo todo o período da década de 1990. Pelo fato de essa reurbanização ser usualmente apontada como uma maneira de transformar a rua XV de novembro num shopping a céu aberto, foi desenvolvida uma relação entre a construção do Shopping Neumarkt e a cidade de Blumenau. O objetivo da pesquisa está em compreender uma nova forma de relacionamento da cidade. Mais do que destruir a urbanidade clássica, os shoppings produziram uma nova forma de conceber a urbanidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
História Oral, História Cultural
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2017v18n29p529
10.5752/P.2237-8871.2017v18n29p529
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2017v18n29p529
identifier_str_mv 10.5752/P.2237-8871.2017v18n29p529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2017v18n29p529/12670
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de História
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de História
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de História; v. 18 n. 29 (2017): Temática Livre; 529-552
2237-8871
1679-5636
reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
collection Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br
_version_ 1798321097758736384