Efeitos da aplicação da corrente polarizada e da iontoforese na gordura localizada em mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandt de Macedo, Ana Carolina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cunico, Francini, Sassi, Larissa, Albuquerque, Jocilene, Borges, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21596
Resumo: Introdução: As correntes polarizadas possuem efeito iônico e no polo negativo predomina o aumento do metabolismo local. Objetivo: Comparar os efeitos da aplicação das correntes polarizadas e da iontoforese na gordura localizada em flancos. Materiais e métodos: Foram selecionadas 24 voluntárias, com faixa etária 18-30 anos, sedentárias, sem antecedentes gestacionais e sem cirurgias em região abdominal. Foram divididas em quatro grupos: grupo A (n = 4), com aplicação de correntes polarizadas; grupo B (n = 6), iontoforese; grupo C (n = 6), cosmético diretamente sobre a pele; e grupo D (n = 5), controle. O protocolo das correntes consistiu em aplicação das correntes galvânica, difásica, curto período e longo período, cada uma durante 5 minutos, sendo realizadas duas vezes por semana, totalizando dez sessões. Na iontoforese o produto utilizado foi a centelha asiática. A técnica de aplicação foi a transversal. Para avaliação e reavaliação, efetuou-se a adipometria e conferiram-se medida da circunferência, peso, altura e IMC. Resultados: Na comparação intergrupos, verificou-se que os grupos A e B não apresentaram diferenças significativas nas medidas de circunferência e em relação à adipometria somente o grupo B apresentou resultados significativos (p < 0,05). Na comparação intergrupos, o mesmo grupo obteve a maior significância. Conclusão: A associação de cosmético e corrente polarizada proporcionou a redução das medidas em flancos, o que ressalta os benefícios da iontoforese.
id PUC_PR-26_08fb1bfb08a0072b0e8e78ea7e398df7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21596
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Efeitos da aplicação da corrente polarizada e da iontoforese na gordura localizada em mulheresIntrodução: As correntes polarizadas possuem efeito iônico e no polo negativo predomina o aumento do metabolismo local. Objetivo: Comparar os efeitos da aplicação das correntes polarizadas e da iontoforese na gordura localizada em flancos. Materiais e métodos: Foram selecionadas 24 voluntárias, com faixa etária 18-30 anos, sedentárias, sem antecedentes gestacionais e sem cirurgias em região abdominal. Foram divididas em quatro grupos: grupo A (n = 4), com aplicação de correntes polarizadas; grupo B (n = 6), iontoforese; grupo C (n = 6), cosmético diretamente sobre a pele; e grupo D (n = 5), controle. O protocolo das correntes consistiu em aplicação das correntes galvânica, difásica, curto período e longo período, cada uma durante 5 minutos, sendo realizadas duas vezes por semana, totalizando dez sessões. Na iontoforese o produto utilizado foi a centelha asiática. A técnica de aplicação foi a transversal. Para avaliação e reavaliação, efetuou-se a adipometria e conferiram-se medida da circunferência, peso, altura e IMC. Resultados: Na comparação intergrupos, verificou-se que os grupos A e B não apresentaram diferenças significativas nas medidas de circunferência e em relação à adipometria somente o grupo B apresentou resultados significativos (p < 0,05). Na comparação intergrupos, o mesmo grupo obteve a maior significância. Conclusão: A associação de cosmético e corrente polarizada proporcionou a redução das medidas em flancos, o que ressalta os benefícios da iontoforese.Editora PUCPRESS2017-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2159610.1590/S0103-51502013000300020Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 26 No. 3 (2013)Fisioterapia em Movimento; v. 26 n. 3 (2013)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21596/20702Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandt de Macedo, Ana CarolinaCunico, FranciniSassi, LarissaAlbuquerque, JocileneBorges, Fernanda2022-03-07T19:00:56Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21596Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T19:00:56Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da aplicação da corrente polarizada e da iontoforese na gordura localizada em mulheres
title Efeitos da aplicação da corrente polarizada e da iontoforese na gordura localizada em mulheres
spellingShingle Efeitos da aplicação da corrente polarizada e da iontoforese na gordura localizada em mulheres
Brandt de Macedo, Ana Carolina
title_short Efeitos da aplicação da corrente polarizada e da iontoforese na gordura localizada em mulheres
title_full Efeitos da aplicação da corrente polarizada e da iontoforese na gordura localizada em mulheres
title_fullStr Efeitos da aplicação da corrente polarizada e da iontoforese na gordura localizada em mulheres
title_full_unstemmed Efeitos da aplicação da corrente polarizada e da iontoforese na gordura localizada em mulheres
title_sort Efeitos da aplicação da corrente polarizada e da iontoforese na gordura localizada em mulheres
author Brandt de Macedo, Ana Carolina
author_facet Brandt de Macedo, Ana Carolina
Cunico, Francini
Sassi, Larissa
Albuquerque, Jocilene
Borges, Fernanda
author_role author
author2 Cunico, Francini
Sassi, Larissa
Albuquerque, Jocilene
Borges, Fernanda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandt de Macedo, Ana Carolina
Cunico, Francini
Sassi, Larissa
Albuquerque, Jocilene
Borges, Fernanda
description Introdução: As correntes polarizadas possuem efeito iônico e no polo negativo predomina o aumento do metabolismo local. Objetivo: Comparar os efeitos da aplicação das correntes polarizadas e da iontoforese na gordura localizada em flancos. Materiais e métodos: Foram selecionadas 24 voluntárias, com faixa etária 18-30 anos, sedentárias, sem antecedentes gestacionais e sem cirurgias em região abdominal. Foram divididas em quatro grupos: grupo A (n = 4), com aplicação de correntes polarizadas; grupo B (n = 6), iontoforese; grupo C (n = 6), cosmético diretamente sobre a pele; e grupo D (n = 5), controle. O protocolo das correntes consistiu em aplicação das correntes galvânica, difásica, curto período e longo período, cada uma durante 5 minutos, sendo realizadas duas vezes por semana, totalizando dez sessões. Na iontoforese o produto utilizado foi a centelha asiática. A técnica de aplicação foi a transversal. Para avaliação e reavaliação, efetuou-se a adipometria e conferiram-se medida da circunferência, peso, altura e IMC. Resultados: Na comparação intergrupos, verificou-se que os grupos A e B não apresentaram diferenças significativas nas medidas de circunferência e em relação à adipometria somente o grupo B apresentou resultados significativos (p < 0,05). Na comparação intergrupos, o mesmo grupo obteve a maior significância. Conclusão: A associação de cosmético e corrente polarizada proporcionou a redução das medidas em flancos, o que ressalta os benefícios da iontoforese.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21596
10.1590/S0103-51502013000300020
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21596
identifier_str_mv 10.1590/S0103-51502013000300020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21596/20702
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 26 No. 3 (2013)
Fisioterapia em Movimento; v. 26 n. 3 (2013)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138746732380160