PROPOSTA DE AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA PARA PACIENTES COM DISTÚRBIO DO EQUILÍBRIO POSTURAL
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fisioterapia em Movimento |
Texto Completo: | https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19495 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Disfunções no sistema vestibular são responsáveis por diversos sintomas como a tontura, vertigem e desequilíbrio, podendo estar associados ou não a outros sinais e sintomas. As disfunções centrais manifestam sintomas muito semelhantes aos das lesões periféricas, mas podem ser diferenciados por algumas características específicas como direção e duração do nistagmo. Tais sensações experimentadas pelos indivíduos acometidos causam um grande desconforto levando-os à restrição de movimentos, reduzindo sua participação em atividades domésticas e sociais. Os exercícios da reabilitação vestibular visam reduzir tais sintomas a fim de melhorar o equilíbrio e a estabilidade postural do indivíduo durante a realização das atividades previamente abandonadas. Para elaborar um programa de reabilitação vestibular é necessária uma avaliação completa e abrangente com o objetivo de encontrar as disfunções responsáveis pelo desequilíbrio postural e, consequentemente, planejar um tratamento adequado e eficaz. OBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi revisar artigos existentes na literatura que descrevem testes, escalas e questionários usados para avaliação do equilíbrio postural e elaborar um roteiro de avaliação para pacientes com desequilíbrio postural METODOLOGIA: Este trabalho revisou e analisou os testes, escalas e questionários descritos na literatura nos últimos 15 anos e verificou se esses foram capazes de fornecer dados quantitativos para avaliação do equilíbrio postural. RESULTADOS E CONCLUSÃO: A partir desta análise foi proposto e elaborado um roteiro de avaliação para pacientes com distúrbio do equilíbrio postural que engloba desde a história do paciente até a realização de testes específicos. |
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