Análise da estabilidade postural e propriocepção de idosas fisicamente ativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ledur Antes, Danielle
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Joner Wiest, Matheus, Bolli Mota, Carlos, Corazza, Sara Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21694
Resumo: Introdução: Os limiares de sensações cutâneas e proprioceptivas são mecanismos que podem degradar durante o envelhecimento, afetando a estabilidade postural. Objetivo: Verificar a estabilidade postural e a propriocepção de idosas praticantes de hidroginástica e as possíveis relações existentes entre essas variáveis. Materiais e métodos: O grupo de estudo foi constituído por 25 idosas com idade média de 70,2 (dp 6,9) anos, praticantes de hidroginástica de intensidade moderada há no mínimo três meses e com duas aulas semanais. Para testar a propriocepção, utilizou-se o goniômetro analógico fixo, assentado no membro inferior preferido do sujeito. A estabilidade postural foi analisada utilizando uma plataforma de força no nível do solo. A partir dos dados de força obtidos pela plataforma, foi calculado o centro de pressão (CP). Os sujeitos foram analisados em postura bipodal, nas condições de olhos abertos (OA) e fechados (OF). Para a análise estatística, utilizaram-se a correlação de Spermann e o teste de Mann Whitney, com nível de significância de 5%. Resultados: Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre as condições visuais de OA e OF. A propriocepção apresentou correlação positiva (R = 0,551; p = 0,004) com a idade e com a estabilidade postural, na condição de OA e OF, apresentando maiores amplitudes e velocidades de deslocamento do CP (p < 0,05). Conclusão: Os resultados encontrados sugerem que as perdas funcionais ocasionadas pela idade influenciam tanto o desempenho proprioceptivo quanto a estabilidade postural.
id PUC_PR-26_343509c5c56a2a3e7dd99a4a904e63a5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21694
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Análise da estabilidade postural e propriocepção de idosas fisicamente ativasIntrodução: Os limiares de sensações cutâneas e proprioceptivas são mecanismos que podem degradar durante o envelhecimento, afetando a estabilidade postural. Objetivo: Verificar a estabilidade postural e a propriocepção de idosas praticantes de hidroginástica e as possíveis relações existentes entre essas variáveis. Materiais e métodos: O grupo de estudo foi constituído por 25 idosas com idade média de 70,2 (dp 6,9) anos, praticantes de hidroginástica de intensidade moderada há no mínimo três meses e com duas aulas semanais. Para testar a propriocepção, utilizou-se o goniômetro analógico fixo, assentado no membro inferior preferido do sujeito. A estabilidade postural foi analisada utilizando uma plataforma de força no nível do solo. A partir dos dados de força obtidos pela plataforma, foi calculado o centro de pressão (CP). Os sujeitos foram analisados em postura bipodal, nas condições de olhos abertos (OA) e fechados (OF). Para a análise estatística, utilizaram-se a correlação de Spermann e o teste de Mann Whitney, com nível de significância de 5%. Resultados: Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre as condições visuais de OA e OF. A propriocepção apresentou correlação positiva (R = 0,551; p = 0,004) com a idade e com a estabilidade postural, na condição de OA e OF, apresentando maiores amplitudes e velocidades de deslocamento do CP (p < 0,05). Conclusão: Os resultados encontrados sugerem que as perdas funcionais ocasionadas pela idade influenciam tanto o desempenho proprioceptivo quanto a estabilidade postural.Editora PUCPRESS2017-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2169410.1590/0103-5150.027.004.AO05Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 27 No. 4 (2014)Fisioterapia em Movimento; v. 27 n. 4 (2014)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21694/20815Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLedur Antes, DanielleJoner Wiest, MatheusBolli Mota, CarlosCorazza, Sara Teresinha2022-03-07T19:01:12Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21694Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T19:01:12Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da estabilidade postural e propriocepção de idosas fisicamente ativas
title Análise da estabilidade postural e propriocepção de idosas fisicamente ativas
spellingShingle Análise da estabilidade postural e propriocepção de idosas fisicamente ativas
Ledur Antes, Danielle
title_short Análise da estabilidade postural e propriocepção de idosas fisicamente ativas
title_full Análise da estabilidade postural e propriocepção de idosas fisicamente ativas
title_fullStr Análise da estabilidade postural e propriocepção de idosas fisicamente ativas
title_full_unstemmed Análise da estabilidade postural e propriocepção de idosas fisicamente ativas
title_sort Análise da estabilidade postural e propriocepção de idosas fisicamente ativas
author Ledur Antes, Danielle
author_facet Ledur Antes, Danielle
Joner Wiest, Matheus
Bolli Mota, Carlos
Corazza, Sara Teresinha
author_role author
author2 Joner Wiest, Matheus
Bolli Mota, Carlos
Corazza, Sara Teresinha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ledur Antes, Danielle
Joner Wiest, Matheus
Bolli Mota, Carlos
Corazza, Sara Teresinha
description Introdução: Os limiares de sensações cutâneas e proprioceptivas são mecanismos que podem degradar durante o envelhecimento, afetando a estabilidade postural. Objetivo: Verificar a estabilidade postural e a propriocepção de idosas praticantes de hidroginástica e as possíveis relações existentes entre essas variáveis. Materiais e métodos: O grupo de estudo foi constituído por 25 idosas com idade média de 70,2 (dp 6,9) anos, praticantes de hidroginástica de intensidade moderada há no mínimo três meses e com duas aulas semanais. Para testar a propriocepção, utilizou-se o goniômetro analógico fixo, assentado no membro inferior preferido do sujeito. A estabilidade postural foi analisada utilizando uma plataforma de força no nível do solo. A partir dos dados de força obtidos pela plataforma, foi calculado o centro de pressão (CP). Os sujeitos foram analisados em postura bipodal, nas condições de olhos abertos (OA) e fechados (OF). Para a análise estatística, utilizaram-se a correlação de Spermann e o teste de Mann Whitney, com nível de significância de 5%. Resultados: Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre as condições visuais de OA e OF. A propriocepção apresentou correlação positiva (R = 0,551; p = 0,004) com a idade e com a estabilidade postural, na condição de OA e OF, apresentando maiores amplitudes e velocidades de deslocamento do CP (p < 0,05). Conclusão: Os resultados encontrados sugerem que as perdas funcionais ocasionadas pela idade influenciam tanto o desempenho proprioceptivo quanto a estabilidade postural.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21694
10.1590/0103-5150.027.004.AO05
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21694
identifier_str_mv 10.1590/0103-5150.027.004.AO05
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21694/20815
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 27 No. 4 (2014)
Fisioterapia em Movimento; v. 27 n. 4 (2014)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138747193753600