HIDROTERAPIA E QUALIDADE DE VIDA DE UM PORTADOR DE ARTRITE REUMATÓIDE JUVENIL – ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santoni, Fernanda Censoni
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Freitas, Silvana C. Pereira, de Oliveira, Jussara, Mesquita, Raquel Agnelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18849
Resumo: Introdução: A Artrite Reumatóide Juvenil é uma patologia crônica auto-imune, que afeta o tecido conjuntivo, sendo caracterizada por dor articular, rigidez e fadiga, havendo inflamação contínua nas articulações afetadas. Para que haja bom resultado no tratamento da ARJ, é necessário um diagnóstico precoce e a imediata intervenção fisioterápica. Objetivo: Avaliar a capacidade funcional e a qualidade de vida de uma criança portadora de ARJ submetida a um programa de hidroterapia, pelo questionário SF-36. Metodologia: O estudo teve a participação de um voluntário portador de ARJ, idade de 5 anos, avaliado no início e no final do tratamento utilizando métodos quantitativos (amplitude de movimento articular, força muscular, entre outros) e qualitativos, como o questionário de qualidade de vida SF- 36, adaptado ao paciente estudado. O tratamento consistiu de duas sessões semanais de hidroterapia, com duração de uma hora, totalizando 10 sessões. Em cada sessão, foram executados exercícios de amplitude de movimento e resistência especialmente para membros inferiores. Resultados: Pelos dados obtidos, foi observada a melhora da amplitude de movimento de joelho, quadril e tornozelo, redução da semiflexão de joelho adotada pelo paciente na posição ortostática, melhora da flexibilidade muscular (reto femoral e isquiotibiais), redução dos valores de cirtometria em membros inferiores e melhora na capacidade funcional, dor, estado geral de saúde e vitalidade (SF-36). Conclusão: A hidroterapia promoveu melhora significante na funcionalidade e qualidade de vida da criança portadora de artrite reumatóide juvenil.
id PUC_PR-26_39287caffca0b5e2f8b411864352692f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18849
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling HIDROTERAPIA E QUALIDADE DE VIDA DE UM PORTADOR DE ARTRITE REUMATÓIDE JUVENIL – ESTUDO DE CASOIntrodução: A Artrite Reumatóide Juvenil é uma patologia crônica auto-imune, que afeta o tecido conjuntivo, sendo caracterizada por dor articular, rigidez e fadiga, havendo inflamação contínua nas articulações afetadas. Para que haja bom resultado no tratamento da ARJ, é necessário um diagnóstico precoce e a imediata intervenção fisioterápica. Objetivo: Avaliar a capacidade funcional e a qualidade de vida de uma criança portadora de ARJ submetida a um programa de hidroterapia, pelo questionário SF-36. Metodologia: O estudo teve a participação de um voluntário portador de ARJ, idade de 5 anos, avaliado no início e no final do tratamento utilizando métodos quantitativos (amplitude de movimento articular, força muscular, entre outros) e qualitativos, como o questionário de qualidade de vida SF- 36, adaptado ao paciente estudado. O tratamento consistiu de duas sessões semanais de hidroterapia, com duração de uma hora, totalizando 10 sessões. Em cada sessão, foram executados exercícios de amplitude de movimento e resistência especialmente para membros inferiores. Resultados: Pelos dados obtidos, foi observada a melhora da amplitude de movimento de joelho, quadril e tornozelo, redução da semiflexão de joelho adotada pelo paciente na posição ortostática, melhora da flexibilidade muscular (reto femoral e isquiotibiais), redução dos valores de cirtometria em membros inferiores e melhora na capacidade funcional, dor, estado geral de saúde e vitalidade (SF-36). Conclusão: A hidroterapia promoveu melhora significante na funcionalidade e qualidade de vida da criança portadora de artrite reumatóide juvenil.Editora PUCPRESS2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18849Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 20 No. 1 (2007)Fisioterapia em Movimento; v. 20 n. 1 (2007)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18849/18233Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantoni, Fernanda Censonide Freitas, Silvana C. Pereirade Oliveira, JussaraMesquita, Raquel Agnelli2022-03-07T18:59:13Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18849Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:13Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv HIDROTERAPIA E QUALIDADE DE VIDA DE UM PORTADOR DE ARTRITE REUMATÓIDE JUVENIL – ESTUDO DE CASO
title HIDROTERAPIA E QUALIDADE DE VIDA DE UM PORTADOR DE ARTRITE REUMATÓIDE JUVENIL – ESTUDO DE CASO
spellingShingle HIDROTERAPIA E QUALIDADE DE VIDA DE UM PORTADOR DE ARTRITE REUMATÓIDE JUVENIL – ESTUDO DE CASO
Santoni, Fernanda Censoni
title_short HIDROTERAPIA E QUALIDADE DE VIDA DE UM PORTADOR DE ARTRITE REUMATÓIDE JUVENIL – ESTUDO DE CASO
title_full HIDROTERAPIA E QUALIDADE DE VIDA DE UM PORTADOR DE ARTRITE REUMATÓIDE JUVENIL – ESTUDO DE CASO
title_fullStr HIDROTERAPIA E QUALIDADE DE VIDA DE UM PORTADOR DE ARTRITE REUMATÓIDE JUVENIL – ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed HIDROTERAPIA E QUALIDADE DE VIDA DE UM PORTADOR DE ARTRITE REUMATÓIDE JUVENIL – ESTUDO DE CASO
title_sort HIDROTERAPIA E QUALIDADE DE VIDA DE UM PORTADOR DE ARTRITE REUMATÓIDE JUVENIL – ESTUDO DE CASO
author Santoni, Fernanda Censoni
author_facet Santoni, Fernanda Censoni
de Freitas, Silvana C. Pereira
de Oliveira, Jussara
Mesquita, Raquel Agnelli
author_role author
author2 de Freitas, Silvana C. Pereira
de Oliveira, Jussara
Mesquita, Raquel Agnelli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santoni, Fernanda Censoni
de Freitas, Silvana C. Pereira
de Oliveira, Jussara
Mesquita, Raquel Agnelli
description Introdução: A Artrite Reumatóide Juvenil é uma patologia crônica auto-imune, que afeta o tecido conjuntivo, sendo caracterizada por dor articular, rigidez e fadiga, havendo inflamação contínua nas articulações afetadas. Para que haja bom resultado no tratamento da ARJ, é necessário um diagnóstico precoce e a imediata intervenção fisioterápica. Objetivo: Avaliar a capacidade funcional e a qualidade de vida de uma criança portadora de ARJ submetida a um programa de hidroterapia, pelo questionário SF-36. Metodologia: O estudo teve a participação de um voluntário portador de ARJ, idade de 5 anos, avaliado no início e no final do tratamento utilizando métodos quantitativos (amplitude de movimento articular, força muscular, entre outros) e qualitativos, como o questionário de qualidade de vida SF- 36, adaptado ao paciente estudado. O tratamento consistiu de duas sessões semanais de hidroterapia, com duração de uma hora, totalizando 10 sessões. Em cada sessão, foram executados exercícios de amplitude de movimento e resistência especialmente para membros inferiores. Resultados: Pelos dados obtidos, foi observada a melhora da amplitude de movimento de joelho, quadril e tornozelo, redução da semiflexão de joelho adotada pelo paciente na posição ortostática, melhora da flexibilidade muscular (reto femoral e isquiotibiais), redução dos valores de cirtometria em membros inferiores e melhora na capacidade funcional, dor, estado geral de saúde e vitalidade (SF-36). Conclusão: A hidroterapia promoveu melhora significante na funcionalidade e qualidade de vida da criança portadora de artrite reumatóide juvenil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18849
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18849/18233
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 20 No. 1 (2007)
Fisioterapia em Movimento; v. 20 n. 1 (2007)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138744786223104