Fortalecimento dos estabilizadores da cintura escapular na dor no ombro: revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stapait, Eduardo Luiz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dalsoglio, Maira, Ehlers, Angela Marisa, Moraes Santos, Gilmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21574
Resumo: Introdução: O controle e a ativação dos músculos estabilizadores são importantes para evitar a dor no ombro; dessa forma, o fortalecimento desses músculos pode auxiliar na redução e prevenção da dor no ombro. Objetivo: Revisar sistematicamente a literatura sobre o efeito do fortalecimento da musculatura estabilizadora da cintura escapular na redução da dor não diagnosticada no ombro. Materiais e métodos: Selecionaram-se ensaios clínicos aleatórios publicados nas bases de dados PubMed, PEDro e Cochrane Library que investigaram o efeito do fortalecimento da musculatura estabilizadora da cintura escapular na dor, função, amplitude de movimento e força muscular de sujeitos adultos (≥ 21 anos) com dor no ombro. A Escala PEDro foi utilizada para determinar a qualidade metodológica dos estudos. Resultados: Após seleção, encontraram-se 489 artigos; destes, cinco artigos corresponderam aos critérios de elegibilidade. Os cinco estudos analisavam o efeito do fortalecimento da musculatura estabilizadora associado a alongamento e outras formas de tratamento. Todos os estudos observaram redução da dor e melhora da função após o fortalecimento associado ao alongamento. A ADM e a força parecem melhorar após o fortalecimento associado ao alongamento. Entretanto, a qualidade metodológica e o número reduzido de estudos para cada desfecho não permitem inferir sobre a efetividade da intervenção. Conclusão: O fortalecimento dos estabilizadores associado ao alongamento diminui a dor e melhora a função do ombro. Futuros ensaios clínicos randomizados devem focar na melhor qualidade metodológica para verificar a efetividade do fortalecimento da musculatura estabilizadora da cintura escapular.
id PUC_PR-26_3cf186caad1d209611a346b8e3795c32
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21574
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Fortalecimento dos estabilizadores da cintura escapular na dor no ombro: revisão sistemáticaIntrodução: O controle e a ativação dos músculos estabilizadores são importantes para evitar a dor no ombro; dessa forma, o fortalecimento desses músculos pode auxiliar na redução e prevenção da dor no ombro. Objetivo: Revisar sistematicamente a literatura sobre o efeito do fortalecimento da musculatura estabilizadora da cintura escapular na redução da dor não diagnosticada no ombro. Materiais e métodos: Selecionaram-se ensaios clínicos aleatórios publicados nas bases de dados PubMed, PEDro e Cochrane Library que investigaram o efeito do fortalecimento da musculatura estabilizadora da cintura escapular na dor, função, amplitude de movimento e força muscular de sujeitos adultos (≥ 21 anos) com dor no ombro. A Escala PEDro foi utilizada para determinar a qualidade metodológica dos estudos. Resultados: Após seleção, encontraram-se 489 artigos; destes, cinco artigos corresponderam aos critérios de elegibilidade. Os cinco estudos analisavam o efeito do fortalecimento da musculatura estabilizadora associado a alongamento e outras formas de tratamento. Todos os estudos observaram redução da dor e melhora da função após o fortalecimento associado ao alongamento. A ADM e a força parecem melhorar após o fortalecimento associado ao alongamento. Entretanto, a qualidade metodológica e o número reduzido de estudos para cada desfecho não permitem inferir sobre a efetividade da intervenção. Conclusão: O fortalecimento dos estabilizadores associado ao alongamento diminui a dor e melhora a função do ombro. Futuros ensaios clínicos randomizados devem focar na melhor qualidade metodológica para verificar a efetividade do fortalecimento da musculatura estabilizadora da cintura escapular.Editora PUCPRESS2017-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2157410.1590/S0103-51502013000300021Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 26 No. 3 (2013)Fisioterapia em Movimento; v. 26 n. 3 (2013)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21574/20680Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessStapait, Eduardo LuizDalsoglio, MairaEhlers, Angela MarisaMoraes Santos, Gilmar2022-03-07T19:00:51Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21574Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T19:00:51Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Fortalecimento dos estabilizadores da cintura escapular na dor no ombro: revisão sistemática
title Fortalecimento dos estabilizadores da cintura escapular na dor no ombro: revisão sistemática
spellingShingle Fortalecimento dos estabilizadores da cintura escapular na dor no ombro: revisão sistemática
Stapait, Eduardo Luiz
title_short Fortalecimento dos estabilizadores da cintura escapular na dor no ombro: revisão sistemática
title_full Fortalecimento dos estabilizadores da cintura escapular na dor no ombro: revisão sistemática
title_fullStr Fortalecimento dos estabilizadores da cintura escapular na dor no ombro: revisão sistemática
title_full_unstemmed Fortalecimento dos estabilizadores da cintura escapular na dor no ombro: revisão sistemática
title_sort Fortalecimento dos estabilizadores da cintura escapular na dor no ombro: revisão sistemática
author Stapait, Eduardo Luiz
author_facet Stapait, Eduardo Luiz
Dalsoglio, Maira
Ehlers, Angela Marisa
Moraes Santos, Gilmar
author_role author
author2 Dalsoglio, Maira
Ehlers, Angela Marisa
Moraes Santos, Gilmar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stapait, Eduardo Luiz
Dalsoglio, Maira
Ehlers, Angela Marisa
Moraes Santos, Gilmar
description Introdução: O controle e a ativação dos músculos estabilizadores são importantes para evitar a dor no ombro; dessa forma, o fortalecimento desses músculos pode auxiliar na redução e prevenção da dor no ombro. Objetivo: Revisar sistematicamente a literatura sobre o efeito do fortalecimento da musculatura estabilizadora da cintura escapular na redução da dor não diagnosticada no ombro. Materiais e métodos: Selecionaram-se ensaios clínicos aleatórios publicados nas bases de dados PubMed, PEDro e Cochrane Library que investigaram o efeito do fortalecimento da musculatura estabilizadora da cintura escapular na dor, função, amplitude de movimento e força muscular de sujeitos adultos (≥ 21 anos) com dor no ombro. A Escala PEDro foi utilizada para determinar a qualidade metodológica dos estudos. Resultados: Após seleção, encontraram-se 489 artigos; destes, cinco artigos corresponderam aos critérios de elegibilidade. Os cinco estudos analisavam o efeito do fortalecimento da musculatura estabilizadora associado a alongamento e outras formas de tratamento. Todos os estudos observaram redução da dor e melhora da função após o fortalecimento associado ao alongamento. A ADM e a força parecem melhorar após o fortalecimento associado ao alongamento. Entretanto, a qualidade metodológica e o número reduzido de estudos para cada desfecho não permitem inferir sobre a efetividade da intervenção. Conclusão: O fortalecimento dos estabilizadores associado ao alongamento diminui a dor e melhora a função do ombro. Futuros ensaios clínicos randomizados devem focar na melhor qualidade metodológica para verificar a efetividade do fortalecimento da musculatura estabilizadora da cintura escapular.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21574
10.1590/S0103-51502013000300021
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21574
identifier_str_mv 10.1590/S0103-51502013000300021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21574/20680
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 26 No. 3 (2013)
Fisioterapia em Movimento; v. 26 n. 3 (2013)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138746690437121