Intervenção fisioterapêutica em adultos roncadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Aguiar, Francine
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rech, Rosita Espíndola Santos, de Souza Kock, Kelser
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20661
Resumo: INTRODUÇÃO: O ronco é caracterizado como o som emitido pela vibração dos tecidos moles da faringe, por causa da dificuldade que o ar encontra ao passar pela via aérea superior com obstrução parcial. OBJETIVO: analisar a eficácia da intervenção fisioterapêutica em adultos roncadores, atendidos na clínica-escola de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). MÉTODO: tratase de uma pesquisa explicativa, quantitativa e quase experimental. Na primeira fase, a amostra foi composta por sete indivíduos residentes da cidade de Tubarão e na segunda fase três participantes fizeram parte da intervenção fisioterapêutica. Os dados foram tratados com estatística descritiva (média e desvio-padrão), inferencial (teste de wilcoxon com p < 0,05) e correlação de Pearson. RESULTADOS: na primeira fase, relacionando a Escala de Epworth com as variáveis analisadas, as mulheres apresentaram maior propensão ao sono, os indivíduos acima de 50 anos e com IMC > 25 apresentaram maior sonolência excessiva diurna e a qualidade de vida foi menor em indivíduos com maior pontuação na escala. Nos resultados pré e pós-intervenção fisioterapêutica, descritos na segunda fase, dois indivíduos diminuíram a pontuação na Escala de Epworth e um aumentou, houve aumento na pontuação de SF36 relacionado à qualidade de vida, dois indivíduos aumentaram o IMC e um diminuiu, sendo que todos os participantes diminuíram a circunferência do pescoço e a protusão de cabeça. CONCLUSÃO: a fisioterapia pode proporcionar bons resultados no tratamento do ronco, contribuindo com a diminuição da sonolência excessiva diurna e melhora da qualidade de vida.
id PUC_PR-26_553e896786aa43cd9b06b9d2c5ec99f7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/20661
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Intervenção fisioterapêutica em adultos roncadoresINTRODUÇÃO: O ronco é caracterizado como o som emitido pela vibração dos tecidos moles da faringe, por causa da dificuldade que o ar encontra ao passar pela via aérea superior com obstrução parcial. OBJETIVO: analisar a eficácia da intervenção fisioterapêutica em adultos roncadores, atendidos na clínica-escola de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). MÉTODO: tratase de uma pesquisa explicativa, quantitativa e quase experimental. Na primeira fase, a amostra foi composta por sete indivíduos residentes da cidade de Tubarão e na segunda fase três participantes fizeram parte da intervenção fisioterapêutica. Os dados foram tratados com estatística descritiva (média e desvio-padrão), inferencial (teste de wilcoxon com p < 0,05) e correlação de Pearson. RESULTADOS: na primeira fase, relacionando a Escala de Epworth com as variáveis analisadas, as mulheres apresentaram maior propensão ao sono, os indivíduos acima de 50 anos e com IMC > 25 apresentaram maior sonolência excessiva diurna e a qualidade de vida foi menor em indivíduos com maior pontuação na escala. Nos resultados pré e pós-intervenção fisioterapêutica, descritos na segunda fase, dois indivíduos diminuíram a pontuação na Escala de Epworth e um aumentou, houve aumento na pontuação de SF36 relacionado à qualidade de vida, dois indivíduos aumentaram o IMC e um diminuiu, sendo que todos os participantes diminuíram a circunferência do pescoço e a protusão de cabeça. CONCLUSÃO: a fisioterapia pode proporcionar bons resultados no tratamento do ronco, contribuindo com a diminuição da sonolência excessiva diurna e melhora da qualidade de vida.Editora PUCPRESS2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2066110.1590/S0103-51502010000100002Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 23 No. 1 (2010)Fisioterapia em Movimento; v. 23 n. 1 (2010)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20661/19927Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Aguiar, FrancineRech, Rosita Espíndola Santosde Souza Kock, Kelser2022-03-07T18:59:50Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/20661Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:50Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção fisioterapêutica em adultos roncadores
title Intervenção fisioterapêutica em adultos roncadores
spellingShingle Intervenção fisioterapêutica em adultos roncadores
de Aguiar, Francine
title_short Intervenção fisioterapêutica em adultos roncadores
title_full Intervenção fisioterapêutica em adultos roncadores
title_fullStr Intervenção fisioterapêutica em adultos roncadores
title_full_unstemmed Intervenção fisioterapêutica em adultos roncadores
title_sort Intervenção fisioterapêutica em adultos roncadores
author de Aguiar, Francine
author_facet de Aguiar, Francine
Rech, Rosita Espíndola Santos
de Souza Kock, Kelser
author_role author
author2 Rech, Rosita Espíndola Santos
de Souza Kock, Kelser
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Aguiar, Francine
Rech, Rosita Espíndola Santos
de Souza Kock, Kelser
description INTRODUÇÃO: O ronco é caracterizado como o som emitido pela vibração dos tecidos moles da faringe, por causa da dificuldade que o ar encontra ao passar pela via aérea superior com obstrução parcial. OBJETIVO: analisar a eficácia da intervenção fisioterapêutica em adultos roncadores, atendidos na clínica-escola de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). MÉTODO: tratase de uma pesquisa explicativa, quantitativa e quase experimental. Na primeira fase, a amostra foi composta por sete indivíduos residentes da cidade de Tubarão e na segunda fase três participantes fizeram parte da intervenção fisioterapêutica. Os dados foram tratados com estatística descritiva (média e desvio-padrão), inferencial (teste de wilcoxon com p < 0,05) e correlação de Pearson. RESULTADOS: na primeira fase, relacionando a Escala de Epworth com as variáveis analisadas, as mulheres apresentaram maior propensão ao sono, os indivíduos acima de 50 anos e com IMC > 25 apresentaram maior sonolência excessiva diurna e a qualidade de vida foi menor em indivíduos com maior pontuação na escala. Nos resultados pré e pós-intervenção fisioterapêutica, descritos na segunda fase, dois indivíduos diminuíram a pontuação na Escala de Epworth e um aumentou, houve aumento na pontuação de SF36 relacionado à qualidade de vida, dois indivíduos aumentaram o IMC e um diminuiu, sendo que todos os participantes diminuíram a circunferência do pescoço e a protusão de cabeça. CONCLUSÃO: a fisioterapia pode proporcionar bons resultados no tratamento do ronco, contribuindo com a diminuição da sonolência excessiva diurna e melhora da qualidade de vida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20661
10.1590/S0103-51502010000100002
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20661
identifier_str_mv 10.1590/S0103-51502010000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20661/19927
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 23 No. 1 (2010)
Fisioterapia em Movimento; v. 23 n. 1 (2010)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138745333579776