Utilização da informação visual no controle postural de crianças com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Trindade, Karyna Giselle
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Celestino, Melissa Leandro, Forti Barela, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21535
Resumo: Introdução: As limitações impostas pela paralisia cerebral (PC) levam à persistência de distúrbios dos movimentose da postura. Sendo assim, o controle postural tem um papel importante, pois a capacidade de mantera orientação postural é fundamental para realização das atividades de vida diária. Objetivos: Investigar a utilização da informação visual no controle postural de crianças com PC e de crianças neurologicamente normais (NN). Materiais e métodos: Foram avaliadas nove crianças com PC diplégica e nove crianças NN de ambos os sexos, entre 6 e 12 anos de idade. Todas as crianças permaneceram em pé e paradas dentro de uma sala móvel nas seguintes condições experimentais: sem movimento da sala com olhos abertos e comolhos fechados e com movimento da sala nas frequências de 0,2 e 0,5 Hz. O registro dos movimentos da sala e das crianças foi realizado por marcadores ativos afixados entre as escápulas das crianças e na parede da sala, respectivamente, e do sistema OPTOTRAK. Resultados: As crianças com PC oscilaram mais em relação às crianças NN, e o movimento da sala influenciou a oscilação corporal de todas as crianças de maneira similar, sendo que todas elas foram influenciadas pela frequência em que a sala foi movimentada. Conclusão: Crianças com PC e NN são influenciadas pela manipulação da informação visual durante a manutenção da postura ereta e quieta e pela frequência em que o estímulo visual é apresentado.
id PUC_PR-26_62664cb9253070a37658ee093beff08e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21535
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Utilização da informação visual no controle postural de crianças com paralisia cerebralIntrodução: As limitações impostas pela paralisia cerebral (PC) levam à persistência de distúrbios dos movimentose da postura. Sendo assim, o controle postural tem um papel importante, pois a capacidade de mantera orientação postural é fundamental para realização das atividades de vida diária. Objetivos: Investigar a utilização da informação visual no controle postural de crianças com PC e de crianças neurologicamente normais (NN). Materiais e métodos: Foram avaliadas nove crianças com PC diplégica e nove crianças NN de ambos os sexos, entre 6 e 12 anos de idade. Todas as crianças permaneceram em pé e paradas dentro de uma sala móvel nas seguintes condições experimentais: sem movimento da sala com olhos abertos e comolhos fechados e com movimento da sala nas frequências de 0,2 e 0,5 Hz. O registro dos movimentos da sala e das crianças foi realizado por marcadores ativos afixados entre as escápulas das crianças e na parede da sala, respectivamente, e do sistema OPTOTRAK. Resultados: As crianças com PC oscilaram mais em relação às crianças NN, e o movimento da sala influenciou a oscilação corporal de todas as crianças de maneira similar, sendo que todas elas foram influenciadas pela frequência em que a sala foi movimentada. Conclusão: Crianças com PC e NN são influenciadas pela manipulação da informação visual durante a manutenção da postura ereta e quieta e pela frequência em que o estímulo visual é apresentado.Editora PUCPRESS2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2153510.1590/S0103-51502013000100012Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 26 No. 1 (2013)Fisioterapia em Movimento; v. 26 n. 1 (2013)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21535/20646Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Trindade, Karyna GiselleCelestino, Melissa LeandroForti Barela, Ana Maria2022-03-07T19:00:45Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21535Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T19:00:45Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da informação visual no controle postural de crianças com paralisia cerebral
title Utilização da informação visual no controle postural de crianças com paralisia cerebral
spellingShingle Utilização da informação visual no controle postural de crianças com paralisia cerebral
Rodrigues Trindade, Karyna Giselle
title_short Utilização da informação visual no controle postural de crianças com paralisia cerebral
title_full Utilização da informação visual no controle postural de crianças com paralisia cerebral
title_fullStr Utilização da informação visual no controle postural de crianças com paralisia cerebral
title_full_unstemmed Utilização da informação visual no controle postural de crianças com paralisia cerebral
title_sort Utilização da informação visual no controle postural de crianças com paralisia cerebral
author Rodrigues Trindade, Karyna Giselle
author_facet Rodrigues Trindade, Karyna Giselle
Celestino, Melissa Leandro
Forti Barela, Ana Maria
author_role author
author2 Celestino, Melissa Leandro
Forti Barela, Ana Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Trindade, Karyna Giselle
Celestino, Melissa Leandro
Forti Barela, Ana Maria
description Introdução: As limitações impostas pela paralisia cerebral (PC) levam à persistência de distúrbios dos movimentose da postura. Sendo assim, o controle postural tem um papel importante, pois a capacidade de mantera orientação postural é fundamental para realização das atividades de vida diária. Objetivos: Investigar a utilização da informação visual no controle postural de crianças com PC e de crianças neurologicamente normais (NN). Materiais e métodos: Foram avaliadas nove crianças com PC diplégica e nove crianças NN de ambos os sexos, entre 6 e 12 anos de idade. Todas as crianças permaneceram em pé e paradas dentro de uma sala móvel nas seguintes condições experimentais: sem movimento da sala com olhos abertos e comolhos fechados e com movimento da sala nas frequências de 0,2 e 0,5 Hz. O registro dos movimentos da sala e das crianças foi realizado por marcadores ativos afixados entre as escápulas das crianças e na parede da sala, respectivamente, e do sistema OPTOTRAK. Resultados: As crianças com PC oscilaram mais em relação às crianças NN, e o movimento da sala influenciou a oscilação corporal de todas as crianças de maneira similar, sendo que todas elas foram influenciadas pela frequência em que a sala foi movimentada. Conclusão: Crianças com PC e NN são influenciadas pela manipulação da informação visual durante a manutenção da postura ereta e quieta e pela frequência em que o estímulo visual é apresentado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21535
10.1590/S0103-51502013000100012
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21535
identifier_str_mv 10.1590/S0103-51502013000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21535/20646
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 26 No. 1 (2013)
Fisioterapia em Movimento; v. 26 n. 1 (2013)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138746629619712