Capacidade funcional como preditor de qualidade de vida na insuficiência cardíaca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zampier Ulbrich, Anderson
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schmitt Netto, Almir, Giatte Angarten, Vitor, Marques, Thais, Weiss Sties, Sabrina, de Carvalho, Tales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21612
Resumo: Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) prejudica a qualidade de vida (QV), enquanto a reabilitação cardiopulmonar e metabólica (RCPM) de pacientes com a síndrome proporciona melhora da capacidade funcional (CF) e da qualidade de vida. Objetivos: Determinar a relação dos domínios da QV com a CF de pacientes com IC, assim como propor pontos de corte dos domínios da QV por meio da CF. Materiais e métodos: Avaliou-se 57 pacientes com IC, classe funcional II e III, sendo 37 ingressantes (GI) no programa de RCPM e 20 participantes (GP) com mais de três meses de programa. A QV foi avaliada pelo questionário de Minnesota por meio dos domínios físicos, emocionais e dimensões gerais. A CF foi determinada por meio do teste de caminhada de seis minutos (TC6’), tendo pontos de corte definidos conforme proposto na literatura. Utilizou-se teste t de Student, correlação de Pearson e análise da curva ROC para responder aos objetivos da pesquisa, considerando significância de 5%. Resultados: Participantes da RCPM apresentaram melhores escores da QV quando comparados aos ingressantes. Correlações significativas foram observadas entre o domínio emocional e TC6’ para ambos os grupos. Verificou-se pontos de corte significativos dos domínios da QV advindos da CF, com destaque ao domí¬nio emocional (sensibilidade/especificidade) para ambos os grupos. Conclusão: Os portadores de IC com mais de três meses de RCPM apresentaram melhor QV e capacidade funcional do que os iniciantes. O domínio emocional do questionário de Minnesota se mostrou um bom preditor de ponto de corte da capacidade funcional.
id PUC_PR-26_65a09cbe577a700b4441c85d9e1d7bbb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21612
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Capacidade funcional como preditor de qualidade de vida na insuficiência cardíacaIntrodução: A insuficiência cardíaca (IC) prejudica a qualidade de vida (QV), enquanto a reabilitação cardiopulmonar e metabólica (RCPM) de pacientes com a síndrome proporciona melhora da capacidade funcional (CF) e da qualidade de vida. Objetivos: Determinar a relação dos domínios da QV com a CF de pacientes com IC, assim como propor pontos de corte dos domínios da QV por meio da CF. Materiais e métodos: Avaliou-se 57 pacientes com IC, classe funcional II e III, sendo 37 ingressantes (GI) no programa de RCPM e 20 participantes (GP) com mais de três meses de programa. A QV foi avaliada pelo questionário de Minnesota por meio dos domínios físicos, emocionais e dimensões gerais. A CF foi determinada por meio do teste de caminhada de seis minutos (TC6’), tendo pontos de corte definidos conforme proposto na literatura. Utilizou-se teste t de Student, correlação de Pearson e análise da curva ROC para responder aos objetivos da pesquisa, considerando significância de 5%. Resultados: Participantes da RCPM apresentaram melhores escores da QV quando comparados aos ingressantes. Correlações significativas foram observadas entre o domínio emocional e TC6’ para ambos os grupos. Verificou-se pontos de corte significativos dos domínios da QV advindos da CF, com destaque ao domí¬nio emocional (sensibilidade/especificidade) para ambos os grupos. Conclusão: Os portadores de IC com mais de três meses de RCPM apresentaram melhor QV e capacidade funcional do que os iniciantes. O domínio emocional do questionário de Minnesota se mostrou um bom preditor de ponto de corte da capacidade funcional.Editora PUCPRESS2017-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2161210.1590/S0103-51502013000400013Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 26 No. 4 (2013)Fisioterapia em Movimento; v. 26 n. 4 (2013)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21612/20728Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessZampier Ulbrich, AndersonSchmitt Netto, AlmirGiatte Angarten, VitorMarques, ThaisWeiss Sties, Sabrinade Carvalho, Tales2022-03-07T19:00:59Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21612Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T19:00:59Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacidade funcional como preditor de qualidade de vida na insuficiência cardíaca
title Capacidade funcional como preditor de qualidade de vida na insuficiência cardíaca
spellingShingle Capacidade funcional como preditor de qualidade de vida na insuficiência cardíaca
Zampier Ulbrich, Anderson
title_short Capacidade funcional como preditor de qualidade de vida na insuficiência cardíaca
title_full Capacidade funcional como preditor de qualidade de vida na insuficiência cardíaca
title_fullStr Capacidade funcional como preditor de qualidade de vida na insuficiência cardíaca
title_full_unstemmed Capacidade funcional como preditor de qualidade de vida na insuficiência cardíaca
title_sort Capacidade funcional como preditor de qualidade de vida na insuficiência cardíaca
author Zampier Ulbrich, Anderson
author_facet Zampier Ulbrich, Anderson
Schmitt Netto, Almir
Giatte Angarten, Vitor
Marques, Thais
Weiss Sties, Sabrina
de Carvalho, Tales
author_role author
author2 Schmitt Netto, Almir
Giatte Angarten, Vitor
Marques, Thais
Weiss Sties, Sabrina
de Carvalho, Tales
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zampier Ulbrich, Anderson
Schmitt Netto, Almir
Giatte Angarten, Vitor
Marques, Thais
Weiss Sties, Sabrina
de Carvalho, Tales
description Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) prejudica a qualidade de vida (QV), enquanto a reabilitação cardiopulmonar e metabólica (RCPM) de pacientes com a síndrome proporciona melhora da capacidade funcional (CF) e da qualidade de vida. Objetivos: Determinar a relação dos domínios da QV com a CF de pacientes com IC, assim como propor pontos de corte dos domínios da QV por meio da CF. Materiais e métodos: Avaliou-se 57 pacientes com IC, classe funcional II e III, sendo 37 ingressantes (GI) no programa de RCPM e 20 participantes (GP) com mais de três meses de programa. A QV foi avaliada pelo questionário de Minnesota por meio dos domínios físicos, emocionais e dimensões gerais. A CF foi determinada por meio do teste de caminhada de seis minutos (TC6’), tendo pontos de corte definidos conforme proposto na literatura. Utilizou-se teste t de Student, correlação de Pearson e análise da curva ROC para responder aos objetivos da pesquisa, considerando significância de 5%. Resultados: Participantes da RCPM apresentaram melhores escores da QV quando comparados aos ingressantes. Correlações significativas foram observadas entre o domínio emocional e TC6’ para ambos os grupos. Verificou-se pontos de corte significativos dos domínios da QV advindos da CF, com destaque ao domí¬nio emocional (sensibilidade/especificidade) para ambos os grupos. Conclusão: Os portadores de IC com mais de três meses de RCPM apresentaram melhor QV e capacidade funcional do que os iniciantes. O domínio emocional do questionário de Minnesota se mostrou um bom preditor de ponto de corte da capacidade funcional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21612
10.1590/S0103-51502013000400013
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21612
identifier_str_mv 10.1590/S0103-51502013000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21612/20728
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 26 No. 4 (2013)
Fisioterapia em Movimento; v. 26 n. 4 (2013)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138746759643136