ATIVAÇÃO ASSIMÉTRICA DOS MÚSCULOS TEMPORAL E MASSETER EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riesa, Lilian Gerdi Kittel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bérzin, Fausto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19345
Resumo: OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade eletromiográfica de músculos elevadores da mandíbula de crianças com desenvolvimento normal e com Paralisia Cerebral (PC). MATERIAL e MÉTODOS: Foram avaliadas vinte crianças entre 7 a 13 anos, sendo oito com Paralisia Cerebral espástica (9,5±2,5 anos) e doze crianças controle com desenvolvimento típico (7,91±0,99 anos). A atividade muscular dos músculos temporais anteriores e masseteres foi quantificada por meio da raiz quadrada da média normalizada (RMSn) e do Índice de Assimetria. O registro eletromiográfico de superfície foi realizado na contração isotônica durante atividade mastigatória não habitual e na contração isométrica durante o apertamento dentário em máxima intercuspidação. RESULTADOS: Os resultados deste estudo indicam que não há diferença significativa (p>0,05) na amplitude da atividade eletromiográfica dos músculos avaliados entre crianças controle e com PC. Contudo, crianças com PC apresentaram assimetria significativamente maior na atividade dos músculos temporais anteriores durante a contração isotônica (p<0,05), mas não durante a contração isométrica (p>0,05); e dos músculos masseteres durante a contração isotônica (p<0,05) e contração isométrica (p<0,05). CONCLUSÃO: A amplitude da atividade elétrica dos músculos temporal anterior e masseter de crianças controle e crianças com PC durante a função mastigatória foi semelhante, mas crianças com PC apresentaram maior assimetria durante a contração dos músculos mastigatórios nas atividades analisadas.
id PUC_PR-26_7cac100e1f6cf1c41c378842d525bf2c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19345
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling ATIVAÇÃO ASSIMÉTRICA DOS MÚSCULOS TEMPORAL E MASSETER EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRALOBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade eletromiográfica de músculos elevadores da mandíbula de crianças com desenvolvimento normal e com Paralisia Cerebral (PC). MATERIAL e MÉTODOS: Foram avaliadas vinte crianças entre 7 a 13 anos, sendo oito com Paralisia Cerebral espástica (9,5±2,5 anos) e doze crianças controle com desenvolvimento típico (7,91±0,99 anos). A atividade muscular dos músculos temporais anteriores e masseteres foi quantificada por meio da raiz quadrada da média normalizada (RMSn) e do Índice de Assimetria. O registro eletromiográfico de superfície foi realizado na contração isotônica durante atividade mastigatória não habitual e na contração isométrica durante o apertamento dentário em máxima intercuspidação. RESULTADOS: Os resultados deste estudo indicam que não há diferença significativa (p>0,05) na amplitude da atividade eletromiográfica dos músculos avaliados entre crianças controle e com PC. Contudo, crianças com PC apresentaram assimetria significativamente maior na atividade dos músculos temporais anteriores durante a contração isotônica (p<0,05), mas não durante a contração isométrica (p>0,05); e dos músculos masseteres durante a contração isotônica (p<0,05) e contração isométrica (p<0,05). CONCLUSÃO: A amplitude da atividade elétrica dos músculos temporal anterior e masseter de crianças controle e crianças com PC durante a função mastigatória foi semelhante, mas crianças com PC apresentaram maior assimetria durante a contração dos músculos mastigatórios nas atividades analisadas.Editora PUCPRESS2017-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19345Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 22 No. 1 (2009)Fisioterapia em Movimento; v. 22 n. 1 (2009)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19345/18693Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRiesa, Lilian Gerdi KittelBérzin, Fausto2022-03-07T18:59:39Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19345Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:39Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVAÇÃO ASSIMÉTRICA DOS MÚSCULOS TEMPORAL E MASSETER EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
title ATIVAÇÃO ASSIMÉTRICA DOS MÚSCULOS TEMPORAL E MASSETER EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
spellingShingle ATIVAÇÃO ASSIMÉTRICA DOS MÚSCULOS TEMPORAL E MASSETER EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
Riesa, Lilian Gerdi Kittel
title_short ATIVAÇÃO ASSIMÉTRICA DOS MÚSCULOS TEMPORAL E MASSETER EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
title_full ATIVAÇÃO ASSIMÉTRICA DOS MÚSCULOS TEMPORAL E MASSETER EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
title_fullStr ATIVAÇÃO ASSIMÉTRICA DOS MÚSCULOS TEMPORAL E MASSETER EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
title_full_unstemmed ATIVAÇÃO ASSIMÉTRICA DOS MÚSCULOS TEMPORAL E MASSETER EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
title_sort ATIVAÇÃO ASSIMÉTRICA DOS MÚSCULOS TEMPORAL E MASSETER EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
author Riesa, Lilian Gerdi Kittel
author_facet Riesa, Lilian Gerdi Kittel
Bérzin, Fausto
author_role author
author2 Bérzin, Fausto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Riesa, Lilian Gerdi Kittel
Bérzin, Fausto
description OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade eletromiográfica de músculos elevadores da mandíbula de crianças com desenvolvimento normal e com Paralisia Cerebral (PC). MATERIAL e MÉTODOS: Foram avaliadas vinte crianças entre 7 a 13 anos, sendo oito com Paralisia Cerebral espástica (9,5±2,5 anos) e doze crianças controle com desenvolvimento típico (7,91±0,99 anos). A atividade muscular dos músculos temporais anteriores e masseteres foi quantificada por meio da raiz quadrada da média normalizada (RMSn) e do Índice de Assimetria. O registro eletromiográfico de superfície foi realizado na contração isotônica durante atividade mastigatória não habitual e na contração isométrica durante o apertamento dentário em máxima intercuspidação. RESULTADOS: Os resultados deste estudo indicam que não há diferença significativa (p>0,05) na amplitude da atividade eletromiográfica dos músculos avaliados entre crianças controle e com PC. Contudo, crianças com PC apresentaram assimetria significativamente maior na atividade dos músculos temporais anteriores durante a contração isotônica (p<0,05), mas não durante a contração isométrica (p>0,05); e dos músculos masseteres durante a contração isotônica (p<0,05) e contração isométrica (p<0,05). CONCLUSÃO: A amplitude da atividade elétrica dos músculos temporal anterior e masseter de crianças controle e crianças com PC durante a função mastigatória foi semelhante, mas crianças com PC apresentaram maior assimetria durante a contração dos músculos mastigatórios nas atividades analisadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19345
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19345/18693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 22 No. 1 (2009)
Fisioterapia em Movimento; v. 22 n. 1 (2009)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138745233965056