APLICAÇÃO DE ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS VARICOSAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Macedo, Ana Carolina Brandt
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Simões, Naudimar Dipietro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18899
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da estimulação elétrica de baixa intensidade na cicatrização das úlceras varicosas. Foram selecionados 4 pacientes, 3 do sexo masculino e 1 feminino, com média de idade de 70±5, com diagnóstico clínico de úlcera varicosa não infecciosa, com etiologia de insuficiência venosa crônica. Em relação ao tempo da úlcera, 1 paciente a possui há 30 anos e 3 há menos de 3 anos. O trabalho foi realizado na clínica de fisioterapia da Universidade Tuiuti do Paraná. Inicialmente, os pacientes foram avaliados por meio de uma ficha específica, na qual foram colhidos dados sobre a história da moléstia atual, pregressa, doenças associadas, medicamentos e presença de quadro álgico. Também foram realizadas a goniometria de tornozelo e a perimetria da perna. Após a avaliação, os pacientes foram fotografados na região da úlcera, com a máquina digital Sony 3.1, a uma distância de 35 cm. As fotografias foram tiradas antes e após a aplicação da estimulação elétrica. A corrente utilizada foi contínua, intensidade de 500 mA, técnica de aplicação bipolar do tipo caneta. Foi determinado um tempo de 1 minuto em cada ponto, sendo a distância entre cada ponto de 1 cm. A aplicação foi realizada somente 1 vez em cada ponto. Foram realizadas 10 aplicações, 2 vezes por semana, em dias alternados. Os resultados mostraram uma diminuição da área das úlceras de 5,3%, 45%, 43,5% e 27,8 % nos pacientes 1, 2, 3 e 4 respectivamente, verificando que a estimulação elétrica pode auxiliar na cicatrização desta patologia.
id PUC_PR-26_7f0885cdde209ea82c26bba2797cd03c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18899
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling APLICAÇÃO DE ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS VARICOSASO objetivo deste trabalho foi verificar a influência da estimulação elétrica de baixa intensidade na cicatrização das úlceras varicosas. Foram selecionados 4 pacientes, 3 do sexo masculino e 1 feminino, com média de idade de 70±5, com diagnóstico clínico de úlcera varicosa não infecciosa, com etiologia de insuficiência venosa crônica. Em relação ao tempo da úlcera, 1 paciente a possui há 30 anos e 3 há menos de 3 anos. O trabalho foi realizado na clínica de fisioterapia da Universidade Tuiuti do Paraná. Inicialmente, os pacientes foram avaliados por meio de uma ficha específica, na qual foram colhidos dados sobre a história da moléstia atual, pregressa, doenças associadas, medicamentos e presença de quadro álgico. Também foram realizadas a goniometria de tornozelo e a perimetria da perna. Após a avaliação, os pacientes foram fotografados na região da úlcera, com a máquina digital Sony 3.1, a uma distância de 35 cm. As fotografias foram tiradas antes e após a aplicação da estimulação elétrica. A corrente utilizada foi contínua, intensidade de 500 mA, técnica de aplicação bipolar do tipo caneta. Foi determinado um tempo de 1 minuto em cada ponto, sendo a distância entre cada ponto de 1 cm. A aplicação foi realizada somente 1 vez em cada ponto. Foram realizadas 10 aplicações, 2 vezes por semana, em dias alternados. Os resultados mostraram uma diminuição da área das úlceras de 5,3%, 45%, 43,5% e 27,8 % nos pacientes 1, 2, 3 e 4 respectivamente, verificando que a estimulação elétrica pode auxiliar na cicatrização desta patologia.Editora PUCPRESS2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18899Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 20 No. 3 (2007)Fisioterapia em Movimento; v. 20 n. 3 (2007)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18899/18281Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Macedo, Ana Carolina BrandtSimões, Naudimar Dipietro2022-03-07T18:59:18Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18899Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:18Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DE ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS VARICOSAS
title APLICAÇÃO DE ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS VARICOSAS
spellingShingle APLICAÇÃO DE ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS VARICOSAS
de Macedo, Ana Carolina Brandt
title_short APLICAÇÃO DE ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS VARICOSAS
title_full APLICAÇÃO DE ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS VARICOSAS
title_fullStr APLICAÇÃO DE ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS VARICOSAS
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DE ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS VARICOSAS
title_sort APLICAÇÃO DE ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS VARICOSAS
author de Macedo, Ana Carolina Brandt
author_facet de Macedo, Ana Carolina Brandt
Simões, Naudimar Dipietro
author_role author
author2 Simões, Naudimar Dipietro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Macedo, Ana Carolina Brandt
Simões, Naudimar Dipietro
description O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da estimulação elétrica de baixa intensidade na cicatrização das úlceras varicosas. Foram selecionados 4 pacientes, 3 do sexo masculino e 1 feminino, com média de idade de 70±5, com diagnóstico clínico de úlcera varicosa não infecciosa, com etiologia de insuficiência venosa crônica. Em relação ao tempo da úlcera, 1 paciente a possui há 30 anos e 3 há menos de 3 anos. O trabalho foi realizado na clínica de fisioterapia da Universidade Tuiuti do Paraná. Inicialmente, os pacientes foram avaliados por meio de uma ficha específica, na qual foram colhidos dados sobre a história da moléstia atual, pregressa, doenças associadas, medicamentos e presença de quadro álgico. Também foram realizadas a goniometria de tornozelo e a perimetria da perna. Após a avaliação, os pacientes foram fotografados na região da úlcera, com a máquina digital Sony 3.1, a uma distância de 35 cm. As fotografias foram tiradas antes e após a aplicação da estimulação elétrica. A corrente utilizada foi contínua, intensidade de 500 mA, técnica de aplicação bipolar do tipo caneta. Foi determinado um tempo de 1 minuto em cada ponto, sendo a distância entre cada ponto de 1 cm. A aplicação foi realizada somente 1 vez em cada ponto. Foram realizadas 10 aplicações, 2 vezes por semana, em dias alternados. Os resultados mostraram uma diminuição da área das úlceras de 5,3%, 45%, 43,5% e 27,8 % nos pacientes 1, 2, 3 e 4 respectivamente, verificando que a estimulação elétrica pode auxiliar na cicatrização desta patologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18899
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18899/18281
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 20 No. 3 (2007)
Fisioterapia em Movimento; v. 20 n. 3 (2007)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138744820826112