DOENÇA DE JOSÉ-MACHADO E FISIOTERAPIA: ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinelli, Bruno
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Inoue, Mônica MEA, Ambrozim, Alexandre P, Spigolon, Neilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18648
Resumo: O objetivo do estudo foi levantar aspectos clínicos e fisiopatológicos sobre a Doença de José Machado, apresentando dois casos clínicos e a proposta em Fisioterapia no que se refere aos estabelecimentos dos critérios avaliativos neurológicos, respiratórios e o programa de oito meses de tratamento. Estes casos se referem à ataxia espino-cerebelar tipo III – Doença de José Machado, os quais são irmãos de ambos os sexos.Esta patologia tem uma menor freqüência em ambulatórios de Fisioterapia, quando comparados com doenças vasculares cerebrais, ou lesões neurológicas de origem traumática. Há uma escassez de relatos de casos da ataxia de José Machado e a Fisioterapia, evidenciados nos instrumentos de busca de revisão bibliográfica, assim se justifica a necessidade deste trabalho. A realização da Fisioterapia favoreceu a marcha, diminuição de desconfortos em região do pescoço, ombros e membros superiores e até a melhora do sono para o caso I, sem alterações pneumofuncionais; já o outro caso apresentou diminuição de força de membro inferior esquerdo na abdução e adução de quadril, mas mantendo ainda a marcha independente e também desequilíbrio em capacidade motora fundamental de sentado para em pé; quanto aos parâmetros respiratórios, houve uma diminuição do volume corrente médio executado, e discretos decréscimos de alguns outros parâmetros; para ambos os casos, o acompanhamento fisioterápico é extremamente importante para prolongar a independência funcional.
id PUC_PR-26_9830c209a94595b97af572f078ffc84b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18648
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling DOENÇA DE JOSÉ-MACHADO E FISIOTERAPIA: ESTUDO DE CASOO objetivo do estudo foi levantar aspectos clínicos e fisiopatológicos sobre a Doença de José Machado, apresentando dois casos clínicos e a proposta em Fisioterapia no que se refere aos estabelecimentos dos critérios avaliativos neurológicos, respiratórios e o programa de oito meses de tratamento. Estes casos se referem à ataxia espino-cerebelar tipo III – Doença de José Machado, os quais são irmãos de ambos os sexos.Esta patologia tem uma menor freqüência em ambulatórios de Fisioterapia, quando comparados com doenças vasculares cerebrais, ou lesões neurológicas de origem traumática. Há uma escassez de relatos de casos da ataxia de José Machado e a Fisioterapia, evidenciados nos instrumentos de busca de revisão bibliográfica, assim se justifica a necessidade deste trabalho. A realização da Fisioterapia favoreceu a marcha, diminuição de desconfortos em região do pescoço, ombros e membros superiores e até a melhora do sono para o caso I, sem alterações pneumofuncionais; já o outro caso apresentou diminuição de força de membro inferior esquerdo na abdução e adução de quadril, mas mantendo ainda a marcha independente e também desequilíbrio em capacidade motora fundamental de sentado para em pé; quanto aos parâmetros respiratórios, houve uma diminuição do volume corrente médio executado, e discretos decréscimos de alguns outros parâmetros; para ambos os casos, o acompanhamento fisioterápico é extremamente importante para prolongar a independência funcional.Editora PUCPRESS2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18648Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 18 No. 4 (2005)Fisioterapia em Movimento; v. 18 n. 4 (2005)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18648/18066Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartinelli, BrunoInoue, Mônica MEAAmbrozim, Alexandre PSpigolon, Neilson2022-03-07T18:59:01Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18648Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:01Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv DOENÇA DE JOSÉ-MACHADO E FISIOTERAPIA: ESTUDO DE CASO
title DOENÇA DE JOSÉ-MACHADO E FISIOTERAPIA: ESTUDO DE CASO
spellingShingle DOENÇA DE JOSÉ-MACHADO E FISIOTERAPIA: ESTUDO DE CASO
Martinelli, Bruno
title_short DOENÇA DE JOSÉ-MACHADO E FISIOTERAPIA: ESTUDO DE CASO
title_full DOENÇA DE JOSÉ-MACHADO E FISIOTERAPIA: ESTUDO DE CASO
title_fullStr DOENÇA DE JOSÉ-MACHADO E FISIOTERAPIA: ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed DOENÇA DE JOSÉ-MACHADO E FISIOTERAPIA: ESTUDO DE CASO
title_sort DOENÇA DE JOSÉ-MACHADO E FISIOTERAPIA: ESTUDO DE CASO
author Martinelli, Bruno
author_facet Martinelli, Bruno
Inoue, Mônica MEA
Ambrozim, Alexandre P
Spigolon, Neilson
author_role author
author2 Inoue, Mônica MEA
Ambrozim, Alexandre P
Spigolon, Neilson
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinelli, Bruno
Inoue, Mônica MEA
Ambrozim, Alexandre P
Spigolon, Neilson
description O objetivo do estudo foi levantar aspectos clínicos e fisiopatológicos sobre a Doença de José Machado, apresentando dois casos clínicos e a proposta em Fisioterapia no que se refere aos estabelecimentos dos critérios avaliativos neurológicos, respiratórios e o programa de oito meses de tratamento. Estes casos se referem à ataxia espino-cerebelar tipo III – Doença de José Machado, os quais são irmãos de ambos os sexos.Esta patologia tem uma menor freqüência em ambulatórios de Fisioterapia, quando comparados com doenças vasculares cerebrais, ou lesões neurológicas de origem traumática. Há uma escassez de relatos de casos da ataxia de José Machado e a Fisioterapia, evidenciados nos instrumentos de busca de revisão bibliográfica, assim se justifica a necessidade deste trabalho. A realização da Fisioterapia favoreceu a marcha, diminuição de desconfortos em região do pescoço, ombros e membros superiores e até a melhora do sono para o caso I, sem alterações pneumofuncionais; já o outro caso apresentou diminuição de força de membro inferior esquerdo na abdução e adução de quadril, mas mantendo ainda a marcha independente e também desequilíbrio em capacidade motora fundamental de sentado para em pé; quanto aos parâmetros respiratórios, houve uma diminuição do volume corrente médio executado, e discretos decréscimos de alguns outros parâmetros; para ambos os casos, o acompanhamento fisioterápico é extremamente importante para prolongar a independência funcional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18648
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18648/18066
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 18 No. 4 (2005)
Fisioterapia em Movimento; v. 18 n. 4 (2005)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138744455921664