CARACTERÍSTICAS DA MARCHA DE IDOSOS CONSIDERANDO A ATIVIDADE FÍSICA E O SEXO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Diego Murilo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Melo, Sebastião Iberes Lopes, Calado Carneiro, Letícia, Andrade, Mario Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19245
Resumo: O objetivo deste estudo foi realizar uma análise dinâmica e espaço-temporal da marcha de idosos considerando a velocidade, a prática de atividade física e o sexo. Participaram 38 sujeitos, ambos os sexos, idade superior a 60 anos. Para coleta de dados utilizou-se a esteira Kistler-Gaitway, modelo 9810SI, com duas plataformas de força acopladas a sua base. Os procedimentos de coleta consistiram em: Adaptação dos sujeitos ao equipamento; pesagem sobre a plataforma da esteira para normalização dos dados pelo peso corporal (PC) e aquisição dos dados propriamente dita com freqüência de amostragem de 600 Hz, durante 12s, nas velocidades habituais, 4km/h e 5km/h respectivamente.Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial. Constatou-se que o aumento na velocidade provocou aumento de comprimento do passo, cadência, primeiro pico de força e taxa de aceitação do peso, enquanto que, uma diminuição no tempo de duplo apoio e a força de suporte médio. Verificou-se que praticantes de atividades físicas obtiveram valores médios maiores para todas as variáveis, exceto no tempo de duplo apoio e tempo de apoio simples. Entre sexos, verificou-se valores de primeiro pico de força, segundo pico de força, comprimento de passo, tempo de apoio simples e tempo de duplo apoio maiores para homens, sendo, força de suporte médio, taxa de aceitação de peso e cadência maiores em mulheres. Conclui-se que o nível de atividade física e o sexo são fatores influenciadores nas características da marcha dos idosos.
id PUC_PR-26_9ee007f5394735d41309290c4607bc77
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19245
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling CARACTERÍSTICAS DA MARCHA DE IDOSOS CONSIDERANDO A ATIVIDADE FÍSICA E O SEXOO objetivo deste estudo foi realizar uma análise dinâmica e espaço-temporal da marcha de idosos considerando a velocidade, a prática de atividade física e o sexo. Participaram 38 sujeitos, ambos os sexos, idade superior a 60 anos. Para coleta de dados utilizou-se a esteira Kistler-Gaitway, modelo 9810SI, com duas plataformas de força acopladas a sua base. Os procedimentos de coleta consistiram em: Adaptação dos sujeitos ao equipamento; pesagem sobre a plataforma da esteira para normalização dos dados pelo peso corporal (PC) e aquisição dos dados propriamente dita com freqüência de amostragem de 600 Hz, durante 12s, nas velocidades habituais, 4km/h e 5km/h respectivamente.Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial. Constatou-se que o aumento na velocidade provocou aumento de comprimento do passo, cadência, primeiro pico de força e taxa de aceitação do peso, enquanto que, uma diminuição no tempo de duplo apoio e a força de suporte médio. Verificou-se que praticantes de atividades físicas obtiveram valores médios maiores para todas as variáveis, exceto no tempo de duplo apoio e tempo de apoio simples. Entre sexos, verificou-se valores de primeiro pico de força, segundo pico de força, comprimento de passo, tempo de apoio simples e tempo de duplo apoio maiores para homens, sendo, força de suporte médio, taxa de aceitação de peso e cadência maiores em mulheres. Conclui-se que o nível de atividade física e o sexo são fatores influenciadores nas características da marcha dos idosos.Editora PUCPRESS2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19245Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 21 No. 4 (2008)Fisioterapia em Movimento; v. 21 n. 4 (2008)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19245/18575Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Diego MuriloMelo, Sebastião Iberes LopesCalado Carneiro, LetíciaAndrade, Mario Cezar2022-03-07T18:59:37Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19245Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:37Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERÍSTICAS DA MARCHA DE IDOSOS CONSIDERANDO A ATIVIDADE FÍSICA E O SEXO
title CARACTERÍSTICAS DA MARCHA DE IDOSOS CONSIDERANDO A ATIVIDADE FÍSICA E O SEXO
spellingShingle CARACTERÍSTICAS DA MARCHA DE IDOSOS CONSIDERANDO A ATIVIDADE FÍSICA E O SEXO
dos Santos, Diego Murilo
title_short CARACTERÍSTICAS DA MARCHA DE IDOSOS CONSIDERANDO A ATIVIDADE FÍSICA E O SEXO
title_full CARACTERÍSTICAS DA MARCHA DE IDOSOS CONSIDERANDO A ATIVIDADE FÍSICA E O SEXO
title_fullStr CARACTERÍSTICAS DA MARCHA DE IDOSOS CONSIDERANDO A ATIVIDADE FÍSICA E O SEXO
title_full_unstemmed CARACTERÍSTICAS DA MARCHA DE IDOSOS CONSIDERANDO A ATIVIDADE FÍSICA E O SEXO
title_sort CARACTERÍSTICAS DA MARCHA DE IDOSOS CONSIDERANDO A ATIVIDADE FÍSICA E O SEXO
author dos Santos, Diego Murilo
author_facet dos Santos, Diego Murilo
Melo, Sebastião Iberes Lopes
Calado Carneiro, Letícia
Andrade, Mario Cezar
author_role author
author2 Melo, Sebastião Iberes Lopes
Calado Carneiro, Letícia
Andrade, Mario Cezar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Diego Murilo
Melo, Sebastião Iberes Lopes
Calado Carneiro, Letícia
Andrade, Mario Cezar
description O objetivo deste estudo foi realizar uma análise dinâmica e espaço-temporal da marcha de idosos considerando a velocidade, a prática de atividade física e o sexo. Participaram 38 sujeitos, ambos os sexos, idade superior a 60 anos. Para coleta de dados utilizou-se a esteira Kistler-Gaitway, modelo 9810SI, com duas plataformas de força acopladas a sua base. Os procedimentos de coleta consistiram em: Adaptação dos sujeitos ao equipamento; pesagem sobre a plataforma da esteira para normalização dos dados pelo peso corporal (PC) e aquisição dos dados propriamente dita com freqüência de amostragem de 600 Hz, durante 12s, nas velocidades habituais, 4km/h e 5km/h respectivamente.Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial. Constatou-se que o aumento na velocidade provocou aumento de comprimento do passo, cadência, primeiro pico de força e taxa de aceitação do peso, enquanto que, uma diminuição no tempo de duplo apoio e a força de suporte médio. Verificou-se que praticantes de atividades físicas obtiveram valores médios maiores para todas as variáveis, exceto no tempo de duplo apoio e tempo de apoio simples. Entre sexos, verificou-se valores de primeiro pico de força, segundo pico de força, comprimento de passo, tempo de apoio simples e tempo de duplo apoio maiores para homens, sendo, força de suporte médio, taxa de aceitação de peso e cadência maiores em mulheres. Conclui-se que o nível de atividade física e o sexo são fatores influenciadores nas características da marcha dos idosos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19245
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19245/18575
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 21 No. 4 (2008)
Fisioterapia em Movimento; v. 21 n. 4 (2008)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138745224527872