FISIOTERAPIA NO ENFRENTAMENTO DE PERDAS EM PACIENTES COM DOENÇAS NEUROLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bim, Cíntia Raquel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho, Maria Dalva B, Pelloso, Sandra Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18921
Resumo: As doenças neurológicas são comuns em nosso meio e, muitas vezes, trazem limitações ao indivíduo, quando não, são progressivas e submetem o indivíduo ao enfrentamento diário de perdas, que culminam na finitude da vida dele. A abordagem de temas como perdas e luto antecipatório ainda é pouco difundida entre os profissionais fisioterapeutas. O presente trabalho procurou compreender o processo de reestruturação frente à crise do adoecer e a participação no tratamento, a experiência em relação às vivências de perdas e ao trabalho do profissional fisioterapeuta. Este é um estudo qualitativo que, por meio da realização de uma entrevista semi-estruturada com seis pacientes neurológicos, pretendeu compreender a vivência de pacientes neurológicos frente às suas perdas, e conseqüentemente, o enfrentamento delas. As respostas obtidas foram agrupadas em seis categorias de análise: não ter ciência sobre o problema, difícil aceitação do diagnóstico, as atividades básicas são as maiores dificuldades, a adaptação às perdas é um processo, esperança de melhora, a fisioterapia auxilia no enfrentamento das perdas. Apesar de os entrevistados apresentarem quadros clínicos diversos (Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Atrofia muscular espinhal e Lesão medular traumática), o reconhecimento dos benefícios que a Fisioterapia proporciona foi unânime. Os relatos desta pesquisa nos permitem considerar que a Fisioterapia ajuda os pacientes neurológicos no enfrentamento de suas perdas, especialmente as perdas físicas. A Fisioterapia paliativa deve ser mais discutida, para que seja desenvolvida de forma adequada.
id PUC_PR-26_c0e7a178d00e0f36fa3f96188b48337f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18921
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling FISIOTERAPIA NO ENFRENTAMENTO DE PERDAS EM PACIENTES COM DOENÇAS NEUROLÓGICASAs doenças neurológicas são comuns em nosso meio e, muitas vezes, trazem limitações ao indivíduo, quando não, são progressivas e submetem o indivíduo ao enfrentamento diário de perdas, que culminam na finitude da vida dele. A abordagem de temas como perdas e luto antecipatório ainda é pouco difundida entre os profissionais fisioterapeutas. O presente trabalho procurou compreender o processo de reestruturação frente à crise do adoecer e a participação no tratamento, a experiência em relação às vivências de perdas e ao trabalho do profissional fisioterapeuta. Este é um estudo qualitativo que, por meio da realização de uma entrevista semi-estruturada com seis pacientes neurológicos, pretendeu compreender a vivência de pacientes neurológicos frente às suas perdas, e conseqüentemente, o enfrentamento delas. As respostas obtidas foram agrupadas em seis categorias de análise: não ter ciência sobre o problema, difícil aceitação do diagnóstico, as atividades básicas são as maiores dificuldades, a adaptação às perdas é um processo, esperança de melhora, a fisioterapia auxilia no enfrentamento das perdas. Apesar de os entrevistados apresentarem quadros clínicos diversos (Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Atrofia muscular espinhal e Lesão medular traumática), o reconhecimento dos benefícios que a Fisioterapia proporciona foi unânime. Os relatos desta pesquisa nos permitem considerar que a Fisioterapia ajuda os pacientes neurológicos no enfrentamento de suas perdas, especialmente as perdas físicas. A Fisioterapia paliativa deve ser mais discutida, para que seja desenvolvida de forma adequada.Editora PUCPRESS2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18921Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 20 No. 3 (2007)Fisioterapia em Movimento; v. 20 n. 3 (2007)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18921/18295Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBim, Cíntia RaquelCarvalho, Maria Dalva BPelloso, Sandra Marisa2022-03-07T18:59:19Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18921Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:19Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv FISIOTERAPIA NO ENFRENTAMENTO DE PERDAS EM PACIENTES COM DOENÇAS NEUROLÓGICAS
title FISIOTERAPIA NO ENFRENTAMENTO DE PERDAS EM PACIENTES COM DOENÇAS NEUROLÓGICAS
spellingShingle FISIOTERAPIA NO ENFRENTAMENTO DE PERDAS EM PACIENTES COM DOENÇAS NEUROLÓGICAS
Bim, Cíntia Raquel
title_short FISIOTERAPIA NO ENFRENTAMENTO DE PERDAS EM PACIENTES COM DOENÇAS NEUROLÓGICAS
title_full FISIOTERAPIA NO ENFRENTAMENTO DE PERDAS EM PACIENTES COM DOENÇAS NEUROLÓGICAS
title_fullStr FISIOTERAPIA NO ENFRENTAMENTO DE PERDAS EM PACIENTES COM DOENÇAS NEUROLÓGICAS
title_full_unstemmed FISIOTERAPIA NO ENFRENTAMENTO DE PERDAS EM PACIENTES COM DOENÇAS NEUROLÓGICAS
title_sort FISIOTERAPIA NO ENFRENTAMENTO DE PERDAS EM PACIENTES COM DOENÇAS NEUROLÓGICAS
author Bim, Cíntia Raquel
author_facet Bim, Cíntia Raquel
Carvalho, Maria Dalva B
Pelloso, Sandra Marisa
author_role author
author2 Carvalho, Maria Dalva B
Pelloso, Sandra Marisa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bim, Cíntia Raquel
Carvalho, Maria Dalva B
Pelloso, Sandra Marisa
description As doenças neurológicas são comuns em nosso meio e, muitas vezes, trazem limitações ao indivíduo, quando não, são progressivas e submetem o indivíduo ao enfrentamento diário de perdas, que culminam na finitude da vida dele. A abordagem de temas como perdas e luto antecipatório ainda é pouco difundida entre os profissionais fisioterapeutas. O presente trabalho procurou compreender o processo de reestruturação frente à crise do adoecer e a participação no tratamento, a experiência em relação às vivências de perdas e ao trabalho do profissional fisioterapeuta. Este é um estudo qualitativo que, por meio da realização de uma entrevista semi-estruturada com seis pacientes neurológicos, pretendeu compreender a vivência de pacientes neurológicos frente às suas perdas, e conseqüentemente, o enfrentamento delas. As respostas obtidas foram agrupadas em seis categorias de análise: não ter ciência sobre o problema, difícil aceitação do diagnóstico, as atividades básicas são as maiores dificuldades, a adaptação às perdas é um processo, esperança de melhora, a fisioterapia auxilia no enfrentamento das perdas. Apesar de os entrevistados apresentarem quadros clínicos diversos (Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Atrofia muscular espinhal e Lesão medular traumática), o reconhecimento dos benefícios que a Fisioterapia proporciona foi unânime. Os relatos desta pesquisa nos permitem considerar que a Fisioterapia ajuda os pacientes neurológicos no enfrentamento de suas perdas, especialmente as perdas físicas. A Fisioterapia paliativa deve ser mais discutida, para que seja desenvolvida de forma adequada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18921
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18921/18295
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 20 No. 3 (2007)
Fisioterapia em Movimento; v. 20 n. 3 (2007)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138744828166144