Equilíbrio estático da criança com baixa visão por meio de parâmetros estabilométricos [I]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues de Matos, Márcio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Matos, Carla Paes Gomes, Santos Oliveira, Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20843
Resumo: Introdução: A visão é considerada um dos mais importantes meios de captação das informações do ambiente, sendo fundamental para o processo de desenvolvimento da criança. Objetivos: Cientes da participação da visão na manutenção do equilíbrio e no desenvolvimento biopsicossocial do ser humano e considerando os fatores decorrentes da perda ou limitação visual, esta pesquisa objetivou analisar o equilíbrio em postura ortostática de crianças com baixa visão, de faixa etária de 8 a 11 anos, de ambos os sexos (grupo experimental), comparando com o equilíbrio de crianças normais de ambos os sexos e mesma faixa etária (grupo controle), por meio de parâmetros estabilométricos. Materiais e métodos: Para a obtenção das oscilações posturais (deslocamento radial e velocidade de deslocamento) foi utilizada uma plataforma estabilométrica. Resultados: Considerando-se os índices (média e desvio padrão) de deslocamento radial apresentados pelos grupos experimental e controle, observou-se que não houve diferença significante na condição olhos fechados (p > 0,05). Já na condição olhos abertos, houve maior deslocamento radial do grupo experimental em relação ao grupo controle (p < 0,05). Analisando-se os índices (média e desvio padrão) de velocidade de deslocamento entre os grupos controle e experimental, observou-se que em ambas as condições (olhos abertos e olhos fechados) o grupo controle apresentou maior velocidade de deslocamento quando comparado ao grupo experimental (p < 0,01). Conclusão: A partir dos resultados apresentados, concluímos que a baixa visão parece influenciar negativamente a estabilidade em postura ortostática, bem como a velocidade de ajuste postural, prejudicando o equilíbrio corporal.
id PUC_PR-26_c40621b081089cf1a640224483456572
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/20843
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Equilíbrio estático da criança com baixa visão por meio de parâmetros estabilométricos [I]Introdução: A visão é considerada um dos mais importantes meios de captação das informações do ambiente, sendo fundamental para o processo de desenvolvimento da criança. Objetivos: Cientes da participação da visão na manutenção do equilíbrio e no desenvolvimento biopsicossocial do ser humano e considerando os fatores decorrentes da perda ou limitação visual, esta pesquisa objetivou analisar o equilíbrio em postura ortostática de crianças com baixa visão, de faixa etária de 8 a 11 anos, de ambos os sexos (grupo experimental), comparando com o equilíbrio de crianças normais de ambos os sexos e mesma faixa etária (grupo controle), por meio de parâmetros estabilométricos. Materiais e métodos: Para a obtenção das oscilações posturais (deslocamento radial e velocidade de deslocamento) foi utilizada uma plataforma estabilométrica. Resultados: Considerando-se os índices (média e desvio padrão) de deslocamento radial apresentados pelos grupos experimental e controle, observou-se que não houve diferença significante na condição olhos fechados (p > 0,05). Já na condição olhos abertos, houve maior deslocamento radial do grupo experimental em relação ao grupo controle (p < 0,05). Analisando-se os índices (média e desvio padrão) de velocidade de deslocamento entre os grupos controle e experimental, observou-se que em ambas as condições (olhos abertos e olhos fechados) o grupo controle apresentou maior velocidade de deslocamento quando comparado ao grupo experimental (p < 0,01). Conclusão: A partir dos resultados apresentados, concluímos que a baixa visão parece influenciar negativamente a estabilidade em postura ortostática, bem como a velocidade de ajuste postural, prejudicando o equilíbrio corporal.Editora PUCPRESS2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2084310.1590/S0103-51502010000300003Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 23 No. 3 (2010)Fisioterapia em Movimento; v. 23 n. 3 (2010)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20843/20029Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues de Matos, Márciode Matos, Carla Paes GomesSantos Oliveira, Claudia2022-03-07T18:59:57Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/20843Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:57Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Equilíbrio estático da criança com baixa visão por meio de parâmetros estabilométricos [I]
title Equilíbrio estático da criança com baixa visão por meio de parâmetros estabilométricos [I]
spellingShingle Equilíbrio estático da criança com baixa visão por meio de parâmetros estabilométricos [I]
Rodrigues de Matos, Márcio
title_short Equilíbrio estático da criança com baixa visão por meio de parâmetros estabilométricos [I]
title_full Equilíbrio estático da criança com baixa visão por meio de parâmetros estabilométricos [I]
title_fullStr Equilíbrio estático da criança com baixa visão por meio de parâmetros estabilométricos [I]
title_full_unstemmed Equilíbrio estático da criança com baixa visão por meio de parâmetros estabilométricos [I]
title_sort Equilíbrio estático da criança com baixa visão por meio de parâmetros estabilométricos [I]
author Rodrigues de Matos, Márcio
author_facet Rodrigues de Matos, Márcio
de Matos, Carla Paes Gomes
Santos Oliveira, Claudia
author_role author
author2 de Matos, Carla Paes Gomes
Santos Oliveira, Claudia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues de Matos, Márcio
de Matos, Carla Paes Gomes
Santos Oliveira, Claudia
description Introdução: A visão é considerada um dos mais importantes meios de captação das informações do ambiente, sendo fundamental para o processo de desenvolvimento da criança. Objetivos: Cientes da participação da visão na manutenção do equilíbrio e no desenvolvimento biopsicossocial do ser humano e considerando os fatores decorrentes da perda ou limitação visual, esta pesquisa objetivou analisar o equilíbrio em postura ortostática de crianças com baixa visão, de faixa etária de 8 a 11 anos, de ambos os sexos (grupo experimental), comparando com o equilíbrio de crianças normais de ambos os sexos e mesma faixa etária (grupo controle), por meio de parâmetros estabilométricos. Materiais e métodos: Para a obtenção das oscilações posturais (deslocamento radial e velocidade de deslocamento) foi utilizada uma plataforma estabilométrica. Resultados: Considerando-se os índices (média e desvio padrão) de deslocamento radial apresentados pelos grupos experimental e controle, observou-se que não houve diferença significante na condição olhos fechados (p > 0,05). Já na condição olhos abertos, houve maior deslocamento radial do grupo experimental em relação ao grupo controle (p < 0,05). Analisando-se os índices (média e desvio padrão) de velocidade de deslocamento entre os grupos controle e experimental, observou-se que em ambas as condições (olhos abertos e olhos fechados) o grupo controle apresentou maior velocidade de deslocamento quando comparado ao grupo experimental (p < 0,01). Conclusão: A partir dos resultados apresentados, concluímos que a baixa visão parece influenciar negativamente a estabilidade em postura ortostática, bem como a velocidade de ajuste postural, prejudicando o equilíbrio corporal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20843
10.1590/S0103-51502010000300003
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20843
identifier_str_mv 10.1590/S0103-51502010000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20843/20029
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 23 No. 3 (2010)
Fisioterapia em Movimento; v. 23 n. 3 (2010)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138745652346880