USO DA ELETROESTIMULAÇÃO DE ALTA VOLTAGEM NA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS VENOSAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires Santos, Rittche
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nascimento, Carolina Almeida, de Andrade, Everaldo Nery
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19603
Resumo: INTRODUCAO: A utilizacao de correntes exogenas como a eletroestimulacao de alta voltagem provoca aumento das cargas eletricas no tecido, promovendo efeitos fisiologicos favoraveis que disparam o processo de reparacao tecidual. OBJETIVO: verificar as variacoes nas areas das ulceras venosas apos a utilizacao da estimulacao eletrica de alta voltagem. METODO: estudo prospectivo, randomizado e simples cego em que seis individuos portadores de ulcera venosa foram divididos aleatoriamente em 2 grupos de tratamento, nos quais foram usados a estimulacao eletrica de alta voltagem (20is; 100Hz) por 30 minutos em tres dias alternados na semana, ate atingirem 24 aplicacoes, sendo o parametro da voltagem modulado em zero para o grupo controle e 180V para o grupo experimental. O programa AutocadR foi utilizado para o calculo das areas que foram analisadas pelos testes estatisticos de Wilcoxon e Mann-Whitney, com nivel de significancia de pdh0,05. RESULTADOS: observou-se que nao houve diferenca estatisticamente significativa entre as areas das ulceras nos dois grupos pesquisados (p= 0,3827), sendo que em apenas um paciente nao ocorreu diminuicao das areas das ulceras. CONCLUSAO: percebeu-se que a utilizacao da eletroestimulacao de alta voltagem em ulceras venosas de membros inferiores foi ineficaz no tratamento dos pacientes pesquisados.
id PUC_PR-26_c825c1b9e174ba2f58789f0394eec170
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19603
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling USO DA ELETROESTIMULAÇÃO DE ALTA VOLTAGEM NA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS VENOSASINTRODUCAO: A utilizacao de correntes exogenas como a eletroestimulacao de alta voltagem provoca aumento das cargas eletricas no tecido, promovendo efeitos fisiologicos favoraveis que disparam o processo de reparacao tecidual. OBJETIVO: verificar as variacoes nas areas das ulceras venosas apos a utilizacao da estimulacao eletrica de alta voltagem. METODO: estudo prospectivo, randomizado e simples cego em que seis individuos portadores de ulcera venosa foram divididos aleatoriamente em 2 grupos de tratamento, nos quais foram usados a estimulacao eletrica de alta voltagem (20is; 100Hz) por 30 minutos em tres dias alternados na semana, ate atingirem 24 aplicacoes, sendo o parametro da voltagem modulado em zero para o grupo controle e 180V para o grupo experimental. O programa AutocadR foi utilizado para o calculo das areas que foram analisadas pelos testes estatisticos de Wilcoxon e Mann-Whitney, com nivel de significancia de pdh0,05. RESULTADOS: observou-se que nao houve diferenca estatisticamente significativa entre as areas das ulceras nos dois grupos pesquisados (p= 0,3827), sendo que em apenas um paciente nao ocorreu diminuicao das areas das ulceras. CONCLUSAO: percebeu-se que a utilizacao da eletroestimulacao de alta voltagem em ulceras venosas de membros inferiores foi ineficaz no tratamento dos pacientes pesquisados.Editora PUCPRESS2017-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19603Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 22 No. 4 (2009)Fisioterapia em Movimento; v. 22 n. 4 (2009)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19603/18945Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires Santos, RittcheNascimento, Carolina Almeidade Andrade, Everaldo Nery2022-03-07T18:59:50Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19603Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:50Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DA ELETROESTIMULAÇÃO DE ALTA VOLTAGEM NA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS VENOSAS
title USO DA ELETROESTIMULAÇÃO DE ALTA VOLTAGEM NA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS VENOSAS
spellingShingle USO DA ELETROESTIMULAÇÃO DE ALTA VOLTAGEM NA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS VENOSAS
Pires Santos, Rittche
title_short USO DA ELETROESTIMULAÇÃO DE ALTA VOLTAGEM NA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS VENOSAS
title_full USO DA ELETROESTIMULAÇÃO DE ALTA VOLTAGEM NA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS VENOSAS
title_fullStr USO DA ELETROESTIMULAÇÃO DE ALTA VOLTAGEM NA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS VENOSAS
title_full_unstemmed USO DA ELETROESTIMULAÇÃO DE ALTA VOLTAGEM NA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS VENOSAS
title_sort USO DA ELETROESTIMULAÇÃO DE ALTA VOLTAGEM NA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS VENOSAS
author Pires Santos, Rittche
author_facet Pires Santos, Rittche
Nascimento, Carolina Almeida
de Andrade, Everaldo Nery
author_role author
author2 Nascimento, Carolina Almeida
de Andrade, Everaldo Nery
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires Santos, Rittche
Nascimento, Carolina Almeida
de Andrade, Everaldo Nery
description INTRODUCAO: A utilizacao de correntes exogenas como a eletroestimulacao de alta voltagem provoca aumento das cargas eletricas no tecido, promovendo efeitos fisiologicos favoraveis que disparam o processo de reparacao tecidual. OBJETIVO: verificar as variacoes nas areas das ulceras venosas apos a utilizacao da estimulacao eletrica de alta voltagem. METODO: estudo prospectivo, randomizado e simples cego em que seis individuos portadores de ulcera venosa foram divididos aleatoriamente em 2 grupos de tratamento, nos quais foram usados a estimulacao eletrica de alta voltagem (20is; 100Hz) por 30 minutos em tres dias alternados na semana, ate atingirem 24 aplicacoes, sendo o parametro da voltagem modulado em zero para o grupo controle e 180V para o grupo experimental. O programa AutocadR foi utilizado para o calculo das areas que foram analisadas pelos testes estatisticos de Wilcoxon e Mann-Whitney, com nivel de significancia de pdh0,05. RESULTADOS: observou-se que nao houve diferenca estatisticamente significativa entre as areas das ulceras nos dois grupos pesquisados (p= 0,3827), sendo que em apenas um paciente nao ocorreu diminuicao das areas das ulceras. CONCLUSAO: percebeu-se que a utilizacao da eletroestimulacao de alta voltagem em ulceras venosas de membros inferiores foi ineficaz no tratamento dos pacientes pesquisados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19603
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19603/18945
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 22 No. 4 (2009)
Fisioterapia em Movimento; v. 22 n. 4 (2009)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138745331482624