Teste de força de preensão manual: análise metodológica e dados normativos em atletas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Andrade Fernandes, Alex
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marins, João Carlos Bouzas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21119
Resumo: Introdução: Diferentes modalidades esportivas utilizam as mãos como importante seguimento corporal envolvido para o desempenho. Entre essas modalidades destacam-se judô, tênis, vela, remo, boxe, levantamento de peso e outras. A força de preensão manual é exigida nessas modalidades específicas, em que o nível de força gerado pode ser o diferencial no desempenho final. A dinamometria manual é um valioso instrumento a ser utilizado na detecção do talento esportivo, no controle do treinamento e na avaliação de recuperação de lesão. Objetivos: O objetivo deste estudo é fazer uma revisão sobre os principais aspectos metodológicos envolvidos na mensuração da força de preensão manual, utilizando o dinamômetro Jamar®, identificando os aspectos relacionados à validade, confiabilidade, precisão, posição para realização do teste, posição da alça, instruções, número de medidas, período de descanso entre as tentativas, duração do tempo de contração, aquecimento pré-teste. Materiais e métodos: Foi realizado um levantamento para compor uma base de dados de diferentes modalidades olímpicas: coletivas e individuais. Foi realizada uma pesquisa eletrônica da literatura utilizando as bases de dados MEDLINE, SciELO e LILACS, sendo utilizados os seguintes descritores: força de preensão manual, dinamometria manual e, em inglês, hand, grip, strength, dynamometer, Jamar, norms e reference values. Conclusão: Os valores de força de preensão manual apresentados pelos atletas diferem de acordo com a modalidade, sexo, peso corporal, nível do atleta, idade e tipo de treinamento. A força de preensão manual deve estar presente nas baterias de testes para identificação de possíveis talentos esportivos.
id PUC_PR-26_d4fd36ea43c0c4cff369037e3d55ac86
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21119
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Teste de força de preensão manual: análise metodológica e dados normativos em atletasIntrodução: Diferentes modalidades esportivas utilizam as mãos como importante seguimento corporal envolvido para o desempenho. Entre essas modalidades destacam-se judô, tênis, vela, remo, boxe, levantamento de peso e outras. A força de preensão manual é exigida nessas modalidades específicas, em que o nível de força gerado pode ser o diferencial no desempenho final. A dinamometria manual é um valioso instrumento a ser utilizado na detecção do talento esportivo, no controle do treinamento e na avaliação de recuperação de lesão. Objetivos: O objetivo deste estudo é fazer uma revisão sobre os principais aspectos metodológicos envolvidos na mensuração da força de preensão manual, utilizando o dinamômetro Jamar®, identificando os aspectos relacionados à validade, confiabilidade, precisão, posição para realização do teste, posição da alça, instruções, número de medidas, período de descanso entre as tentativas, duração do tempo de contração, aquecimento pré-teste. Materiais e métodos: Foi realizado um levantamento para compor uma base de dados de diferentes modalidades olímpicas: coletivas e individuais. Foi realizada uma pesquisa eletrônica da literatura utilizando as bases de dados MEDLINE, SciELO e LILACS, sendo utilizados os seguintes descritores: força de preensão manual, dinamometria manual e, em inglês, hand, grip, strength, dynamometer, Jamar, norms e reference values. Conclusão: Os valores de força de preensão manual apresentados pelos atletas diferem de acordo com a modalidade, sexo, peso corporal, nível do atleta, idade e tipo de treinamento. A força de preensão manual deve estar presente nas baterias de testes para identificação de possíveis talentos esportivos.Editora PUCPRESS2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2111910.1590/S0103-51502011000300021Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 24 No. 3 (2011)Fisioterapia em Movimento; v. 24 n. 3 (2011)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21119/20261Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Andrade Fernandes, AlexMarins, João Carlos Bouzas2022-03-07T19:00:14Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21119Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T19:00:14Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Teste de força de preensão manual: análise metodológica e dados normativos em atletas
title Teste de força de preensão manual: análise metodológica e dados normativos em atletas
spellingShingle Teste de força de preensão manual: análise metodológica e dados normativos em atletas
de Andrade Fernandes, Alex
title_short Teste de força de preensão manual: análise metodológica e dados normativos em atletas
title_full Teste de força de preensão manual: análise metodológica e dados normativos em atletas
title_fullStr Teste de força de preensão manual: análise metodológica e dados normativos em atletas
title_full_unstemmed Teste de força de preensão manual: análise metodológica e dados normativos em atletas
title_sort Teste de força de preensão manual: análise metodológica e dados normativos em atletas
author de Andrade Fernandes, Alex
author_facet de Andrade Fernandes, Alex
Marins, João Carlos Bouzas
author_role author
author2 Marins, João Carlos Bouzas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Andrade Fernandes, Alex
Marins, João Carlos Bouzas
description Introdução: Diferentes modalidades esportivas utilizam as mãos como importante seguimento corporal envolvido para o desempenho. Entre essas modalidades destacam-se judô, tênis, vela, remo, boxe, levantamento de peso e outras. A força de preensão manual é exigida nessas modalidades específicas, em que o nível de força gerado pode ser o diferencial no desempenho final. A dinamometria manual é um valioso instrumento a ser utilizado na detecção do talento esportivo, no controle do treinamento e na avaliação de recuperação de lesão. Objetivos: O objetivo deste estudo é fazer uma revisão sobre os principais aspectos metodológicos envolvidos na mensuração da força de preensão manual, utilizando o dinamômetro Jamar®, identificando os aspectos relacionados à validade, confiabilidade, precisão, posição para realização do teste, posição da alça, instruções, número de medidas, período de descanso entre as tentativas, duração do tempo de contração, aquecimento pré-teste. Materiais e métodos: Foi realizado um levantamento para compor uma base de dados de diferentes modalidades olímpicas: coletivas e individuais. Foi realizada uma pesquisa eletrônica da literatura utilizando as bases de dados MEDLINE, SciELO e LILACS, sendo utilizados os seguintes descritores: força de preensão manual, dinamometria manual e, em inglês, hand, grip, strength, dynamometer, Jamar, norms e reference values. Conclusão: Os valores de força de preensão manual apresentados pelos atletas diferem de acordo com a modalidade, sexo, peso corporal, nível do atleta, idade e tipo de treinamento. A força de preensão manual deve estar presente nas baterias de testes para identificação de possíveis talentos esportivos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21119
10.1590/S0103-51502011000300021
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21119
identifier_str_mv 10.1590/S0103-51502011000300021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21119/20261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 24 No. 3 (2011)
Fisioterapia em Movimento; v. 24 n. 3 (2011)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138746085408768