Influência dos sistemas sensoriais na manutenção do equilíbrio em gestantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mann, Luana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Kleinpaul, Julio Francisco, Stefani Teixeira, Clarissa, Bolli Mota, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21053
Resumo: Introdução: Existe um grande número de fatores interferindo na atuação do equilíbrio, porém a importância dada a cada um dos sistemas sensoriais durante a gestação ainda é desconhecida. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do sistema visual, somatossensorial e vestibular no equilíbrio em diferentes fases da gestação. Método: Para a realização deste estudo foram avaliados dois grupos, sendo: grupo de gestantes (GG), e grupo de mulheres não gestantes (GC). O equilíbrio corporal foi mensurado por meio das 6 condições do Teste de organização sensorial (TOS), utilizando-se uma plataforma de força AMTI. As variáveis relacionadas com a manutenção da estabilidade corporal foram a amplitude do deslocamento do centro de força nas direções ântero-posterior (COPap) e médio-lateral (COPml). Para comparação entre os grupos e entre os testes sensoriais utilizou-se Anova One-Way, e para a identificação das diferenças utilizou-se o teste post-hoc HSD de Tukey. O nível de significância adotado para todos os testes foi de 5%. Resultados: As diferenças nas oscilações corporais são mais evidentes a partir do segundo trimestre de gestação, sendo que a manipulação sensorial se mostra como fator agravante sobre as mesmas. Conclusão: O processo de gestação influencia o equilíbrio em ambas as direções avaliadas (COPap e COPml) e as oscilações corporais aumentam com a dificuldade da tarefa (manipulação sensorial) e com o avançar da gestação.
id PUC_PR-26_d5f2b07ff0617637ddaa9f4ce8826729
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21053
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Influência dos sistemas sensoriais na manutenção do equilíbrio em gestantesIntrodução: Existe um grande número de fatores interferindo na atuação do equilíbrio, porém a importância dada a cada um dos sistemas sensoriais durante a gestação ainda é desconhecida. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do sistema visual, somatossensorial e vestibular no equilíbrio em diferentes fases da gestação. Método: Para a realização deste estudo foram avaliados dois grupos, sendo: grupo de gestantes (GG), e grupo de mulheres não gestantes (GC). O equilíbrio corporal foi mensurado por meio das 6 condições do Teste de organização sensorial (TOS), utilizando-se uma plataforma de força AMTI. As variáveis relacionadas com a manutenção da estabilidade corporal foram a amplitude do deslocamento do centro de força nas direções ântero-posterior (COPap) e médio-lateral (COPml). Para comparação entre os grupos e entre os testes sensoriais utilizou-se Anova One-Way, e para a identificação das diferenças utilizou-se o teste post-hoc HSD de Tukey. O nível de significância adotado para todos os testes foi de 5%. Resultados: As diferenças nas oscilações corporais são mais evidentes a partir do segundo trimestre de gestação, sendo que a manipulação sensorial se mostra como fator agravante sobre as mesmas. Conclusão: O processo de gestação influencia o equilíbrio em ambas as direções avaliadas (COPap e COPml) e as oscilações corporais aumentam com a dificuldade da tarefa (manipulação sensorial) e com o avançar da gestação.Editora PUCPRESS2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2105310.1590/S0103-51502011000200013Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 24 No. 2 (2011)Fisioterapia em Movimento; v. 24 n. 2 (2011)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21053/20203Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMann, LuanaKleinpaul, Julio FranciscoStefani Teixeira, ClarissaBolli Mota, Carlos2022-03-07T19:00:10Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21053Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T19:00:10Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência dos sistemas sensoriais na manutenção do equilíbrio em gestantes
title Influência dos sistemas sensoriais na manutenção do equilíbrio em gestantes
spellingShingle Influência dos sistemas sensoriais na manutenção do equilíbrio em gestantes
Mann, Luana
title_short Influência dos sistemas sensoriais na manutenção do equilíbrio em gestantes
title_full Influência dos sistemas sensoriais na manutenção do equilíbrio em gestantes
title_fullStr Influência dos sistemas sensoriais na manutenção do equilíbrio em gestantes
title_full_unstemmed Influência dos sistemas sensoriais na manutenção do equilíbrio em gestantes
title_sort Influência dos sistemas sensoriais na manutenção do equilíbrio em gestantes
author Mann, Luana
author_facet Mann, Luana
Kleinpaul, Julio Francisco
Stefani Teixeira, Clarissa
Bolli Mota, Carlos
author_role author
author2 Kleinpaul, Julio Francisco
Stefani Teixeira, Clarissa
Bolli Mota, Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mann, Luana
Kleinpaul, Julio Francisco
Stefani Teixeira, Clarissa
Bolli Mota, Carlos
description Introdução: Existe um grande número de fatores interferindo na atuação do equilíbrio, porém a importância dada a cada um dos sistemas sensoriais durante a gestação ainda é desconhecida. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do sistema visual, somatossensorial e vestibular no equilíbrio em diferentes fases da gestação. Método: Para a realização deste estudo foram avaliados dois grupos, sendo: grupo de gestantes (GG), e grupo de mulheres não gestantes (GC). O equilíbrio corporal foi mensurado por meio das 6 condições do Teste de organização sensorial (TOS), utilizando-se uma plataforma de força AMTI. As variáveis relacionadas com a manutenção da estabilidade corporal foram a amplitude do deslocamento do centro de força nas direções ântero-posterior (COPap) e médio-lateral (COPml). Para comparação entre os grupos e entre os testes sensoriais utilizou-se Anova One-Way, e para a identificação das diferenças utilizou-se o teste post-hoc HSD de Tukey. O nível de significância adotado para todos os testes foi de 5%. Resultados: As diferenças nas oscilações corporais são mais evidentes a partir do segundo trimestre de gestação, sendo que a manipulação sensorial se mostra como fator agravante sobre as mesmas. Conclusão: O processo de gestação influencia o equilíbrio em ambas as direções avaliadas (COPap e COPml) e as oscilações corporais aumentam com a dificuldade da tarefa (manipulação sensorial) e com o avançar da gestação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21053
10.1590/S0103-51502011000200013
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21053
identifier_str_mv 10.1590/S0103-51502011000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21053/20203
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 24 No. 2 (2011)
Fisioterapia em Movimento; v. 24 n. 2 (2011)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138745762447360