Uso de diferentes tipos de calçados não interfere na postura ortostática de mulheres hígidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Geraldo Fabiano de Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Papini Antunes, Adriana, Rezende, Elaine Souza, de Oliveira, Poliana Cardoso Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20907
Resumo: Introdução: Nos últimos anos, as mulheres passaram a usar sapatos de salto para fi carem mais bonitas.Entretanto, tal hábito desencadeou vários efeitos negativos para o sistema musculoesquelético. Um dosaspectos mais prevalentes são queixas de mulheres com desconforto na região lombar durante o uso desapato de salto. Autores descreveram que pode haver relação entre a postura assumida e os desconfortospresentes, geralmente associados à fadiga muscular e ao aumento das forças de reação do solo durante o usodesse tipo de calçado. Existem controvérsias na literatura a respeito do efeito do uso de sapatos de salto pormulheres nas alterações posturais e sobrecarga sobre a coluna vertebral e segmentos corporais. Objetivo:O objetivo do presente estudo foi verifi car se diferentes tipos de calçados são capazes de alterar signifi cativamentea biomecânica estática a partir da avaliação postural. Metodologia: Quinze mulheres sedentárias foramsubmetidas a uma avaliação postural estática com a utilização do programa Software para Análise Postural.Análise de variância para medidas repetidas foi utilizada para investigar diferenças entre os calçados em todasas variáveis posturais analisadas. O nível de signifi cância estabelecido foi de α igual a 0,05. Resultados:Os resultados mostraram que não houve diferença signifi cativa na postura estática com os tipos de calçadose descalço. Conclusão: Conclui-se que os calçados não interferiram na postura estática da amostra.
id PUC_PR-26_d6ec673699a6fa56cc0361386580379b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/20907
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Uso de diferentes tipos de calçados não interfere na postura ortostática de mulheres hígidasIntrodução: Nos últimos anos, as mulheres passaram a usar sapatos de salto para fi carem mais bonitas.Entretanto, tal hábito desencadeou vários efeitos negativos para o sistema musculoesquelético. Um dosaspectos mais prevalentes são queixas de mulheres com desconforto na região lombar durante o uso desapato de salto. Autores descreveram que pode haver relação entre a postura assumida e os desconfortospresentes, geralmente associados à fadiga muscular e ao aumento das forças de reação do solo durante o usodesse tipo de calçado. Existem controvérsias na literatura a respeito do efeito do uso de sapatos de salto pormulheres nas alterações posturais e sobrecarga sobre a coluna vertebral e segmentos corporais. Objetivo:O objetivo do presente estudo foi verifi car se diferentes tipos de calçados são capazes de alterar signifi cativamentea biomecânica estática a partir da avaliação postural. Metodologia: Quinze mulheres sedentárias foramsubmetidas a uma avaliação postural estática com a utilização do programa Software para Análise Postural.Análise de variância para medidas repetidas foi utilizada para investigar diferenças entre os calçados em todasas variáveis posturais analisadas. O nível de signifi cância estabelecido foi de α igual a 0,05. Resultados:Os resultados mostraram que não houve diferença signifi cativa na postura estática com os tipos de calçadose descalço. Conclusão: Conclui-se que os calçados não interferiram na postura estática da amostra.Editora PUCPRESS2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2090710.1590/S0103-51502010000400007Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 23 No. 4 (2010)Fisioterapia em Movimento; v. 23 n. 4 (2010)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20907/20087Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Geraldo Fabiano de SouzaPapini Antunes, AdrianaRezende, Elaine Souzade Oliveira, Poliana Cardoso Ribeiro2022-03-07T19:00:00Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/20907Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T19:00Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de diferentes tipos de calçados não interfere na postura ortostática de mulheres hígidas
title Uso de diferentes tipos de calçados não interfere na postura ortostática de mulheres hígidas
spellingShingle Uso de diferentes tipos de calçados não interfere na postura ortostática de mulheres hígidas
Moraes, Geraldo Fabiano de Souza
title_short Uso de diferentes tipos de calçados não interfere na postura ortostática de mulheres hígidas
title_full Uso de diferentes tipos de calçados não interfere na postura ortostática de mulheres hígidas
title_fullStr Uso de diferentes tipos de calçados não interfere na postura ortostática de mulheres hígidas
title_full_unstemmed Uso de diferentes tipos de calçados não interfere na postura ortostática de mulheres hígidas
title_sort Uso de diferentes tipos de calçados não interfere na postura ortostática de mulheres hígidas
author Moraes, Geraldo Fabiano de Souza
author_facet Moraes, Geraldo Fabiano de Souza
Papini Antunes, Adriana
Rezende, Elaine Souza
de Oliveira, Poliana Cardoso Ribeiro
author_role author
author2 Papini Antunes, Adriana
Rezende, Elaine Souza
de Oliveira, Poliana Cardoso Ribeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Geraldo Fabiano de Souza
Papini Antunes, Adriana
Rezende, Elaine Souza
de Oliveira, Poliana Cardoso Ribeiro
description Introdução: Nos últimos anos, as mulheres passaram a usar sapatos de salto para fi carem mais bonitas.Entretanto, tal hábito desencadeou vários efeitos negativos para o sistema musculoesquelético. Um dosaspectos mais prevalentes são queixas de mulheres com desconforto na região lombar durante o uso desapato de salto. Autores descreveram que pode haver relação entre a postura assumida e os desconfortospresentes, geralmente associados à fadiga muscular e ao aumento das forças de reação do solo durante o usodesse tipo de calçado. Existem controvérsias na literatura a respeito do efeito do uso de sapatos de salto pormulheres nas alterações posturais e sobrecarga sobre a coluna vertebral e segmentos corporais. Objetivo:O objetivo do presente estudo foi verifi car se diferentes tipos de calçados são capazes de alterar signifi cativamentea biomecânica estática a partir da avaliação postural. Metodologia: Quinze mulheres sedentárias foramsubmetidas a uma avaliação postural estática com a utilização do programa Software para Análise Postural.Análise de variância para medidas repetidas foi utilizada para investigar diferenças entre os calçados em todasas variáveis posturais analisadas. O nível de signifi cância estabelecido foi de α igual a 0,05. Resultados:Os resultados mostraram que não houve diferença signifi cativa na postura estática com os tipos de calçadose descalço. Conclusão: Conclui-se que os calçados não interferiram na postura estática da amostra.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20907
10.1590/S0103-51502010000400007
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20907
identifier_str_mv 10.1590/S0103-51502010000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20907/20087
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 23 No. 4 (2010)
Fisioterapia em Movimento; v. 23 n. 4 (2010)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138745686949888