A CLÍNICA DE FISIOTERAPIA COMO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DISCUSSÃO CONCEITUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Joyce
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Beltrame, Thais Silva, Crepaldi, Maria Aparecida, de Moraes, Marcus Vinicius Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18786
Resumo: A sala de Fisioterapia é um ambiente no qual fisioterapeuta e criança apresentam papéis, estabelecem relações interpessoais e realizam determinadas atividades. Cada um apresenta características pessoais que permitem ou inibem o engajamento sustentado nestas atividades, sendo assim, torna-se incontentável o impacto deste ambiente no desenvolvimento infantil. O seguinte estudo, do tipo bibliográfico, teve como objetivo verificar um panorama de pesquisas sobre a clínica de Fisioterapia como um contexto de desenvolvimento infantil e discutir criticamente este conceito baseado na Teoria dos Sistemas Ecológicos. Foram realizadas buscas de artigos científicos por meio das bases de dados: Scielo, Bireme, Science Direct e banco de teses da capes. As palavras-chave utilizadas foram: “physiotherapy”, em combinação com os termos, “interpersonal relations”, “roles”, “activities”, “ecological model”, “Bronfenbrenner´s ecological theory”. Dentre os artigos provenientes da busca incluíam-se artigos de revisão, estudos observacionais, ensaios clínicos e posições de consenso. Foram incluídos os artigos do período de 1995 a 2006. Poucos estudos apresentam estes termos com o significado empregado a eles por Bronfenbrenner. Considera-se finalmente que pesquisas com enfoque em contexto na área de fisioterapia devem ser colocadas em prática, tendo em vista que fatores do contexto podem influenciar na maneira em que as sessões irão transcorrer, bem como sua efetividade e impacto no desenvolvimento da criança.
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