PERFIL DO COMPORTAMENTO SEXUAL NA GESTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savall, Ana Carolina Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mendes, Aline Knepper, Cardoso, Fernando Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19091
Resumo: Objetivo: delinear o comportamento sexual de gestantes durante os diferentes períodos do ciclo gestacional. Método: participaram 40 gestantes da cidade de Florianópolis – SC, selecionadas por amostragens focus groups e snow ball. Utilizou-se o Questionário de Sexualidade na Gestação – QSG – elaborado para avaliar aspectos da sexualidade nos períodos pré e gestacional. Utilizou-se para o tratamento dos dados estatística descritiva e inferencial não-paramétrica. Resultados: Observou-se presença acentuada dos sintomas (náusea, vômito, fadiga, inchaço, sonolência e desconforto corporal) entre as gestantes do primeiro e terceiro trimestres, atenuados entre as do segundo, possivelmente responsáveis por algumas alterações no comportamento sexual durante os trimestres gestacionais. A freqüência sexual diminuiu consideravelmente entre as gestantes do terceiro trimestre. A percepção quanto à disposição sexual do parceiro manteve-se como no período pré-gestacional, enquanto a disposição sexual pessoal modificou-se entre mais de metade das gestantes. As práticas sexuais realizadas não se alteraram quando comparados os períodos pré e gestacional, embora a maioria das gestantes relatou adotar posições sexuais mais confortáveis durante a gestação. Considerações finais: verificaramse modificações em alguns comportamentos sexuais, como posições adotadas, freqüência durante o último trimestre e disposição sexual da gestante, enquanto outros se mantiveram, como as práticas sexuais, disposição sexual do parceiro e percepção da beleza da gestante, pessoal e do parceiro, importantes para a estima sexual, refletindo a importância de se realizarem esclarecimentos durante este momento para que a qualidade de vida e saúde sexuais do casal sejam mantidas. Sugere-se a realização de estudos longitudinais buscando compreender o comportamento sexual no avançar da gestação.
id PUC_PR-26_e311a03aecd5c01e636f38b1b6d1beb3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19091
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling PERFIL DO COMPORTAMENTO SEXUAL NA GESTAÇÃOObjetivo: delinear o comportamento sexual de gestantes durante os diferentes períodos do ciclo gestacional. Método: participaram 40 gestantes da cidade de Florianópolis – SC, selecionadas por amostragens focus groups e snow ball. Utilizou-se o Questionário de Sexualidade na Gestação – QSG – elaborado para avaliar aspectos da sexualidade nos períodos pré e gestacional. Utilizou-se para o tratamento dos dados estatística descritiva e inferencial não-paramétrica. Resultados: Observou-se presença acentuada dos sintomas (náusea, vômito, fadiga, inchaço, sonolência e desconforto corporal) entre as gestantes do primeiro e terceiro trimestres, atenuados entre as do segundo, possivelmente responsáveis por algumas alterações no comportamento sexual durante os trimestres gestacionais. A freqüência sexual diminuiu consideravelmente entre as gestantes do terceiro trimestre. A percepção quanto à disposição sexual do parceiro manteve-se como no período pré-gestacional, enquanto a disposição sexual pessoal modificou-se entre mais de metade das gestantes. As práticas sexuais realizadas não se alteraram quando comparados os períodos pré e gestacional, embora a maioria das gestantes relatou adotar posições sexuais mais confortáveis durante a gestação. Considerações finais: verificaramse modificações em alguns comportamentos sexuais, como posições adotadas, freqüência durante o último trimestre e disposição sexual da gestante, enquanto outros se mantiveram, como as práticas sexuais, disposição sexual do parceiro e percepção da beleza da gestante, pessoal e do parceiro, importantes para a estima sexual, refletindo a importância de se realizarem esclarecimentos durante este momento para que a qualidade de vida e saúde sexuais do casal sejam mantidas. Sugere-se a realização de estudos longitudinais buscando compreender o comportamento sexual no avançar da gestação.Editora PUCPRESS2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19091Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 21 No. 2 (2008)Fisioterapia em Movimento; v. 21 n. 2 (2008)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19091/18435Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSavall, Ana Carolina RodriguesMendes, Aline KnepperCardoso, Fernando Luiz2022-03-07T18:59:29Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19091Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:29Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL DO COMPORTAMENTO SEXUAL NA GESTAÇÃO
title PERFIL DO COMPORTAMENTO SEXUAL NA GESTAÇÃO
spellingShingle PERFIL DO COMPORTAMENTO SEXUAL NA GESTAÇÃO
Savall, Ana Carolina Rodrigues
title_short PERFIL DO COMPORTAMENTO SEXUAL NA GESTAÇÃO
title_full PERFIL DO COMPORTAMENTO SEXUAL NA GESTAÇÃO
title_fullStr PERFIL DO COMPORTAMENTO SEXUAL NA GESTAÇÃO
title_full_unstemmed PERFIL DO COMPORTAMENTO SEXUAL NA GESTAÇÃO
title_sort PERFIL DO COMPORTAMENTO SEXUAL NA GESTAÇÃO
author Savall, Ana Carolina Rodrigues
author_facet Savall, Ana Carolina Rodrigues
Mendes, Aline Knepper
Cardoso, Fernando Luiz
author_role author
author2 Mendes, Aline Knepper
Cardoso, Fernando Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Savall, Ana Carolina Rodrigues
Mendes, Aline Knepper
Cardoso, Fernando Luiz
description Objetivo: delinear o comportamento sexual de gestantes durante os diferentes períodos do ciclo gestacional. Método: participaram 40 gestantes da cidade de Florianópolis – SC, selecionadas por amostragens focus groups e snow ball. Utilizou-se o Questionário de Sexualidade na Gestação – QSG – elaborado para avaliar aspectos da sexualidade nos períodos pré e gestacional. Utilizou-se para o tratamento dos dados estatística descritiva e inferencial não-paramétrica. Resultados: Observou-se presença acentuada dos sintomas (náusea, vômito, fadiga, inchaço, sonolência e desconforto corporal) entre as gestantes do primeiro e terceiro trimestres, atenuados entre as do segundo, possivelmente responsáveis por algumas alterações no comportamento sexual durante os trimestres gestacionais. A freqüência sexual diminuiu consideravelmente entre as gestantes do terceiro trimestre. A percepção quanto à disposição sexual do parceiro manteve-se como no período pré-gestacional, enquanto a disposição sexual pessoal modificou-se entre mais de metade das gestantes. As práticas sexuais realizadas não se alteraram quando comparados os períodos pré e gestacional, embora a maioria das gestantes relatou adotar posições sexuais mais confortáveis durante a gestação. Considerações finais: verificaramse modificações em alguns comportamentos sexuais, como posições adotadas, freqüência durante o último trimestre e disposição sexual da gestante, enquanto outros se mantiveram, como as práticas sexuais, disposição sexual do parceiro e percepção da beleza da gestante, pessoal e do parceiro, importantes para a estima sexual, refletindo a importância de se realizarem esclarecimentos durante este momento para que a qualidade de vida e saúde sexuais do casal sejam mantidas. Sugere-se a realização de estudos longitudinais buscando compreender o comportamento sexual no avançar da gestação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19091
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19091/18435
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 21 No. 2 (2008)
Fisioterapia em Movimento; v. 21 n. 2 (2008)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138744902615040