Alterações ortopédicas em crianças e adolescentes obesos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandalize, Michelle
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leite, Neiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20813
Resumo: Introdução: A obesidade infanto-juvenil é um problema muito frequente e implica complicações que podem estar presentes precocemente, como as alterações ortopédicas. Objetivo: descrever as alterações que atingem o aparelho locomotor em crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade. Metodologia: Foram consultadas as bases de dados MEDLINE, SciELO, LILACS, ISI e base de dados da Universidade de Standford, com a combinação dos seguintes descritores: “obesidade”, “complicações”, “criança”, “doresmúsculo-esqueléticas”, “postura”, “alterações ortopédicas”, “marcha” e seus respectivos sinônimos em inglês. Resultados: Pôde-se observar que as crianças e adolescentes obesos são mais predispostos a apresentaressas complicações ortopédicas que os indivíduos eutróficos, e os principais problemas relatados foram as alterações posturais, como hiperlordose lombar e joelhos valgos, e dores músculo-esqueléticas, principalmente na coluna lombar e membros inferiores. Os principais fatores que causam esses problemas não são bem definidos, mas incluem aumento da sobrecarga articular associado à fragilidade óssea em fase de crescimento e à diminuição da estabilidade postural, o que conduz ao aumento das necessidades mecânicas regionais. Conclusão: A identificação precoce dessas disfunções é fundamental para que essas crianças recebam tratamento multidisciplinar adequado.
id PUC_PR-26_e447217d97151a85c6f4478d145d0559
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/20813
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Alterações ortopédicas em crianças e adolescentes obesosIntrodução: A obesidade infanto-juvenil é um problema muito frequente e implica complicações que podem estar presentes precocemente, como as alterações ortopédicas. Objetivo: descrever as alterações que atingem o aparelho locomotor em crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade. Metodologia: Foram consultadas as bases de dados MEDLINE, SciELO, LILACS, ISI e base de dados da Universidade de Standford, com a combinação dos seguintes descritores: “obesidade”, “complicações”, “criança”, “doresmúsculo-esqueléticas”, “postura”, “alterações ortopédicas”, “marcha” e seus respectivos sinônimos em inglês. Resultados: Pôde-se observar que as crianças e adolescentes obesos são mais predispostos a apresentaressas complicações ortopédicas que os indivíduos eutróficos, e os principais problemas relatados foram as alterações posturais, como hiperlordose lombar e joelhos valgos, e dores músculo-esqueléticas, principalmente na coluna lombar e membros inferiores. Os principais fatores que causam esses problemas não são bem definidos, mas incluem aumento da sobrecarga articular associado à fragilidade óssea em fase de crescimento e à diminuição da estabilidade postural, o que conduz ao aumento das necessidades mecânicas regionais. Conclusão: A identificação precoce dessas disfunções é fundamental para que essas crianças recebam tratamento multidisciplinar adequado.Editora PUCPRESS2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2081310.1590/S0103-51502010000200011Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 23 No. 2 (2010)Fisioterapia em Movimento; v. 23 n. 2 (2010)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20813/pdfCopyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandalize, MichelleLeite, Neiva2022-03-07T18:59:55Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/20813Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:55Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Alterações ortopédicas em crianças e adolescentes obesos
title Alterações ortopédicas em crianças e adolescentes obesos
spellingShingle Alterações ortopédicas em crianças e adolescentes obesos
Brandalize, Michelle
title_short Alterações ortopédicas em crianças e adolescentes obesos
title_full Alterações ortopédicas em crianças e adolescentes obesos
title_fullStr Alterações ortopédicas em crianças e adolescentes obesos
title_full_unstemmed Alterações ortopédicas em crianças e adolescentes obesos
title_sort Alterações ortopédicas em crianças e adolescentes obesos
author Brandalize, Michelle
author_facet Brandalize, Michelle
Leite, Neiva
author_role author
author2 Leite, Neiva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandalize, Michelle
Leite, Neiva
description Introdução: A obesidade infanto-juvenil é um problema muito frequente e implica complicações que podem estar presentes precocemente, como as alterações ortopédicas. Objetivo: descrever as alterações que atingem o aparelho locomotor em crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade. Metodologia: Foram consultadas as bases de dados MEDLINE, SciELO, LILACS, ISI e base de dados da Universidade de Standford, com a combinação dos seguintes descritores: “obesidade”, “complicações”, “criança”, “doresmúsculo-esqueléticas”, “postura”, “alterações ortopédicas”, “marcha” e seus respectivos sinônimos em inglês. Resultados: Pôde-se observar que as crianças e adolescentes obesos são mais predispostos a apresentaressas complicações ortopédicas que os indivíduos eutróficos, e os principais problemas relatados foram as alterações posturais, como hiperlordose lombar e joelhos valgos, e dores músculo-esqueléticas, principalmente na coluna lombar e membros inferiores. Os principais fatores que causam esses problemas não são bem definidos, mas incluem aumento da sobrecarga articular associado à fragilidade óssea em fase de crescimento e à diminuição da estabilidade postural, o que conduz ao aumento das necessidades mecânicas regionais. Conclusão: A identificação precoce dessas disfunções é fundamental para que essas crianças recebam tratamento multidisciplinar adequado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20813
10.1590/S0103-51502010000200011
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20813
identifier_str_mv 10.1590/S0103-51502010000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20813/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 23 No. 2 (2010)
Fisioterapia em Movimento; v. 23 n. 2 (2010)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138745638715392