Balanço de carbono em cidades da Amazônia: estudo de caso em Belém, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Matheus Paes de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tavares, Paulo Amador, Coutinho, Eliane de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25208
Resumo: O município de Belém, no Pará, tem apresentado crescimento contínuo de sua área urbanizada e da frota de veículos nas últimas décadas. Essas mudanças estão também associadas a reduções na área de cobertura vegetal e ao aumento das emissões de CO2 locais. Há, portanto, a necessidade de se entender, de maneira integrada, a dinâmica das emissões regionais de gases de efeito estufa (GEE) em áreas urbanas. O estudo objetivou a elaboração de um balanço de carbono entre as emissões pelo transporte público e o potencial de captura pela vegetação no município de Belém. A emissão do transporte público foi estimada por meio do dimensionamento dos percursos das rotas de ônibus, e a captura, por sua vez, por intermédio de classificação semiautomática de imagens de satélite de alta resolução e referências bibliográficas. Identificou-se um potencial de captura equivalente a 5.117,82 toneladas de carbono/ano, enquanto a emissão pelo transporte público correspondeu a 146.889,61 toneladas de CO2/ano. Assim, a captura de carbono pela vegetação representou 3,48% do total de CO2 emitido pelo sistema de transporte público. Por fim, foi possível notar a necessidade de implantação de políticas integradas para obtenção de resultados mais expressivos na mitigação de emissões de CO2 em Belém.
id PUC_PR-27_18c5450e569c6006d7201fa939a29188
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/25208
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling Balanço de carbono em cidades da Amazônia: estudo de caso em Belém, BrasilSequestro e estoque de carbonoÁreas urbanas na AmazôniaCidades sustentáveisO município de Belém, no Pará, tem apresentado crescimento contínuo de sua área urbanizada e da frota de veículos nas últimas décadas. Essas mudanças estão também associadas a reduções na área de cobertura vegetal e ao aumento das emissões de CO2 locais. Há, portanto, a necessidade de se entender, de maneira integrada, a dinâmica das emissões regionais de gases de efeito estufa (GEE) em áreas urbanas. O estudo objetivou a elaboração de um balanço de carbono entre as emissões pelo transporte público e o potencial de captura pela vegetação no município de Belém. A emissão do transporte público foi estimada por meio do dimensionamento dos percursos das rotas de ônibus, e a captura, por sua vez, por intermédio de classificação semiautomática de imagens de satélite de alta resolução e referências bibliográficas. Identificou-se um potencial de captura equivalente a 5.117,82 toneladas de carbono/ano, enquanto a emissão pelo transporte público correspondeu a 146.889,61 toneladas de CO2/ano. Assim, a captura de carbono pela vegetação representou 3,48% do total de CO2 emitido pelo sistema de transporte público. Por fim, foi possível notar a necessidade de implantação de políticas integradas para obtenção de resultados mais expressivos na mitigação de emissões de CO2 em Belém.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2019-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25208Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 11 (2019)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25208/23935Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessAssumpção, Matheus Paes deTavares, Paulo AmadorCoutinho, Eliane de Castro2020-01-02T23:19:22Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/25208Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2020-01-02T23:19:22Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Balanço de carbono em cidades da Amazônia: estudo de caso em Belém, Brasil
title Balanço de carbono em cidades da Amazônia: estudo de caso em Belém, Brasil
spellingShingle Balanço de carbono em cidades da Amazônia: estudo de caso em Belém, Brasil
Assumpção, Matheus Paes de
Sequestro e estoque de carbono
Áreas urbanas na Amazônia
Cidades sustentáveis
title_short Balanço de carbono em cidades da Amazônia: estudo de caso em Belém, Brasil
title_full Balanço de carbono em cidades da Amazônia: estudo de caso em Belém, Brasil
title_fullStr Balanço de carbono em cidades da Amazônia: estudo de caso em Belém, Brasil
title_full_unstemmed Balanço de carbono em cidades da Amazônia: estudo de caso em Belém, Brasil
title_sort Balanço de carbono em cidades da Amazônia: estudo de caso em Belém, Brasil
author Assumpção, Matheus Paes de
author_facet Assumpção, Matheus Paes de
Tavares, Paulo Amador
Coutinho, Eliane de Castro
author_role author
author2 Tavares, Paulo Amador
Coutinho, Eliane de Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Matheus Paes de
Tavares, Paulo Amador
Coutinho, Eliane de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Sequestro e estoque de carbono
Áreas urbanas na Amazônia
Cidades sustentáveis
topic Sequestro e estoque de carbono
Áreas urbanas na Amazônia
Cidades sustentáveis
description O município de Belém, no Pará, tem apresentado crescimento contínuo de sua área urbanizada e da frota de veículos nas últimas décadas. Essas mudanças estão também associadas a reduções na área de cobertura vegetal e ao aumento das emissões de CO2 locais. Há, portanto, a necessidade de se entender, de maneira integrada, a dinâmica das emissões regionais de gases de efeito estufa (GEE) em áreas urbanas. O estudo objetivou a elaboração de um balanço de carbono entre as emissões pelo transporte público e o potencial de captura pela vegetação no município de Belém. A emissão do transporte público foi estimada por meio do dimensionamento dos percursos das rotas de ônibus, e a captura, por sua vez, por intermédio de classificação semiautomática de imagens de satélite de alta resolução e referências bibliográficas. Identificou-se um potencial de captura equivalente a 5.117,82 toneladas de carbono/ano, enquanto a emissão pelo transporte público correspondeu a 146.889,61 toneladas de CO2/ano. Assim, a captura de carbono pela vegetação representou 3,48% do total de CO2 emitido pelo sistema de transporte público. Por fim, foi possível notar a necessidade de implantação de políticas integradas para obtenção de resultados mais expressivos na mitigação de emissões de CO2 em Belém.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25208
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25208/23935
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 11 (2019)
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125955228205056