AVALIAÇÃO DE POLUENTES DO AR EM ÁREAS DE RECREAÇÃO URBANA DA CIDADE DE FORTALEZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mona Lisa Moura de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes, Mauro Henrique Porfírio Sampaio, Policarpo, Nara Angélica, Alves, Camila Maria Aguiar da Costa, Araújo, Rinaldo dos Santos, Cavalcante, Francisco Sales Ávila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25252
Resumo: O crescimento urbano desorganizado tem gerado muitos problemas em grandes centros urbanos, sobretudo, reduzindo o conforto ambiental da população local. A administração pública está cada vez mais procurando mitigar esses efeitos, melhorando a qualidade de vida da população por meio de um modelo de gestão mais sustentável, como ações de implantação de Ambientes Urbanos Desportivos (AUD). A cidade de Fortaleza é a 5o maior capital da Federação, em termos de quantidade populacional. Além disso, possui uma frota de mais de 1 milhão de veículos em circulação. Observar-se que as AUDs foram instaladas em muitos bairros da cidade, com o objetivo de oferecer áreas de lazer e recreação para a população local. Contudo, a qualidade do ar nessas áreas ainda é desconhecida devido à ausência de ações de monitoramento, especialmente durante uma intensa prática de atividade física. Este trabalho tem como objetivo monitorar espécies atmosféricas, NO2, NH3, SO2 e H2S, em 13 AUDs (diferentes bairros da cidade de Fortaleza), utilizando sistemas portáteis. Os resultados mostraram que as concentrações de gases detetados nos dias monitorados foram (em μg.m-3) : 2,58 - 18,48 de NO2; 0,18 - 3,36 de SO2; 2,78 - 11,07 de NH3 e 0,76 - 7,53 de H2S. Reduções significativas das concentrações de NO2 (41%) e NH3 (~ 60%) foram observadas nos finais de semana, como resultado da redução do tráfego veicular. Além disso, o monitoramento da qualidade do ar nos AUDs pode sugerir e/ou apoiar políticas públicas para controlar a poluição do ar na cidade de Fortaleza.
id PUC_PR-27_2008a8ecf2de128d901a68f0eae6944c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/25252
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DE POLUENTES DO AR EM ÁREAS DE RECREAÇÃO URBANA DA CIDADE DE FORTALEZApoluição atmosféricamonitoramentoambiente urbano.O crescimento urbano desorganizado tem gerado muitos problemas em grandes centros urbanos, sobretudo, reduzindo o conforto ambiental da população local. A administração pública está cada vez mais procurando mitigar esses efeitos, melhorando a qualidade de vida da população por meio de um modelo de gestão mais sustentável, como ações de implantação de Ambientes Urbanos Desportivos (AUD). A cidade de Fortaleza é a 5o maior capital da Federação, em termos de quantidade populacional. Além disso, possui uma frota de mais de 1 milhão de veículos em circulação. Observar-se que as AUDs foram instaladas em muitos bairros da cidade, com o objetivo de oferecer áreas de lazer e recreação para a população local. Contudo, a qualidade do ar nessas áreas ainda é desconhecida devido à ausência de ações de monitoramento, especialmente durante uma intensa prática de atividade física. Este trabalho tem como objetivo monitorar espécies atmosféricas, NO2, NH3, SO2 e H2S, em 13 AUDs (diferentes bairros da cidade de Fortaleza), utilizando sistemas portáteis. Os resultados mostraram que as concentrações de gases detetados nos dias monitorados foram (em μg.m-3) : 2,58 - 18,48 de NO2; 0,18 - 3,36 de SO2; 2,78 - 11,07 de NH3 e 0,76 - 7,53 de H2S. Reduções significativas das concentrações de NO2 (41%) e NH3 (~ 60%) foram observadas nos finais de semana, como resultado da redução do tráfego veicular. Além disso, o monitoramento da qualidade do ar nos AUDs pode sugerir e/ou apoiar políticas públicas para controlar a poluição do ar na cidade de Fortaleza.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2019-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25252Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 11 (2019)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25252/23663Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Mona Lisa Moura deLopes, Mauro Henrique Porfírio SampaioPolicarpo, Nara AngélicaAlves, Camila Maria Aguiar da CostaAraújo, Rinaldo dos SantosCavalcante, Francisco Sales Ávila2020-01-02T23:19:21Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/25252Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2020-01-02T23:19:21Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE POLUENTES DO AR EM ÁREAS DE RECREAÇÃO URBANA DA CIDADE DE FORTALEZA
title AVALIAÇÃO DE POLUENTES DO AR EM ÁREAS DE RECREAÇÃO URBANA DA CIDADE DE FORTALEZA
spellingShingle AVALIAÇÃO DE POLUENTES DO AR EM ÁREAS DE RECREAÇÃO URBANA DA CIDADE DE FORTALEZA
Oliveira, Mona Lisa Moura de
poluição atmosférica
monitoramento
ambiente urbano.
title_short AVALIAÇÃO DE POLUENTES DO AR EM ÁREAS DE RECREAÇÃO URBANA DA CIDADE DE FORTALEZA
title_full AVALIAÇÃO DE POLUENTES DO AR EM ÁREAS DE RECREAÇÃO URBANA DA CIDADE DE FORTALEZA
title_fullStr AVALIAÇÃO DE POLUENTES DO AR EM ÁREAS DE RECREAÇÃO URBANA DA CIDADE DE FORTALEZA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE POLUENTES DO AR EM ÁREAS DE RECREAÇÃO URBANA DA CIDADE DE FORTALEZA
title_sort AVALIAÇÃO DE POLUENTES DO AR EM ÁREAS DE RECREAÇÃO URBANA DA CIDADE DE FORTALEZA
author Oliveira, Mona Lisa Moura de
author_facet Oliveira, Mona Lisa Moura de
Lopes, Mauro Henrique Porfírio Sampaio
Policarpo, Nara Angélica
Alves, Camila Maria Aguiar da Costa
Araújo, Rinaldo dos Santos
Cavalcante, Francisco Sales Ávila
author_role author
author2 Lopes, Mauro Henrique Porfírio Sampaio
Policarpo, Nara Angélica
Alves, Camila Maria Aguiar da Costa
Araújo, Rinaldo dos Santos
Cavalcante, Francisco Sales Ávila
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mona Lisa Moura de
Lopes, Mauro Henrique Porfírio Sampaio
Policarpo, Nara Angélica
Alves, Camila Maria Aguiar da Costa
Araújo, Rinaldo dos Santos
Cavalcante, Francisco Sales Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv poluição atmosférica
monitoramento
ambiente urbano.
topic poluição atmosférica
monitoramento
ambiente urbano.
description O crescimento urbano desorganizado tem gerado muitos problemas em grandes centros urbanos, sobretudo, reduzindo o conforto ambiental da população local. A administração pública está cada vez mais procurando mitigar esses efeitos, melhorando a qualidade de vida da população por meio de um modelo de gestão mais sustentável, como ações de implantação de Ambientes Urbanos Desportivos (AUD). A cidade de Fortaleza é a 5o maior capital da Federação, em termos de quantidade populacional. Além disso, possui uma frota de mais de 1 milhão de veículos em circulação. Observar-se que as AUDs foram instaladas em muitos bairros da cidade, com o objetivo de oferecer áreas de lazer e recreação para a população local. Contudo, a qualidade do ar nessas áreas ainda é desconhecida devido à ausência de ações de monitoramento, especialmente durante uma intensa prática de atividade física. Este trabalho tem como objetivo monitorar espécies atmosféricas, NO2, NH3, SO2 e H2S, em 13 AUDs (diferentes bairros da cidade de Fortaleza), utilizando sistemas portáteis. Os resultados mostraram que as concentrações de gases detetados nos dias monitorados foram (em μg.m-3) : 2,58 - 18,48 de NO2; 0,18 - 3,36 de SO2; 2,78 - 11,07 de NH3 e 0,76 - 7,53 de H2S. Reduções significativas das concentrações de NO2 (41%) e NH3 (~ 60%) foram observadas nos finais de semana, como resultado da redução do tráfego veicular. Além disso, o monitoramento da qualidade do ar nos AUDs pode sugerir e/ou apoiar políticas públicas para controlar a poluição do ar na cidade de Fortaleza.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25252
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25252/23663
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 11 (2019)
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125955231350784