Planejamento ambiental e ocupação do solo urbano em Presidente Prudente (SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corral de Arêa Leão Honda, Sibila
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: do Carmo Vieira, Marcela, Pissutti Albano, Mayara, Ruiz Maria, Yeda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/4372
Resumo: O planejamento urbano ambiental é processo de extrema importância para os centros urbanos atualmente, auxiliando na ocupação racional e no equilíbrio ambiental. Não deveria ser desvinculado das políticas de desenvolvimento, pois está diretamente relacionado à qualidade de vida. Auxiliando nesse processo, o plano diretor municipal, aprovado constitucionalmente em 1988, é instrumento fundamental para orientar a ação dos agentes em prol do desenvolvimento urbano equilibrado. Apoiado nessa premissa, este artigo tem como objetivo primeiro a contribuição dessa discussão, por meio da relação de uso e ocupação do solo urbano e a produção da habitação de interesse social em cidades médias, considerando as questões ambientais, tendo como estudo de caso a realidade da cidade de Presidente Prudente, município localizado no oeste do Estado de São Paulo, no período entre 1997 e 1999. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa qualitativa, com levantamentos de campo dos conjuntos habitacionais escolhidos, segundo aspectos arquitetônicos, urbanísticos e ambientais. Verifica-se uma realidade inadequada no município analisado, cujos projetos de habitação social são inseridos na malha urbana desconsiderando normas, leis e diretrizes, em um processo de políticas urbanas não coerentes com os propósitos socioambientais desejáveis.
id PUC_PR-27_47117a1cfa377b81cf30747153b7d99c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/4372
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling Planejamento ambiental e ocupação do solo urbano em Presidente Prudente (SP)Políticas públicasHabitação de interesse socialMeio ambiente construídoO planejamento urbano ambiental é processo de extrema importância para os centros urbanos atualmente, auxiliando na ocupação racional e no equilíbrio ambiental. Não deveria ser desvinculado das políticas de desenvolvimento, pois está diretamente relacionado à qualidade de vida. Auxiliando nesse processo, o plano diretor municipal, aprovado constitucionalmente em 1988, é instrumento fundamental para orientar a ação dos agentes em prol do desenvolvimento urbano equilibrado. Apoiado nessa premissa, este artigo tem como objetivo primeiro a contribuição dessa discussão, por meio da relação de uso e ocupação do solo urbano e a produção da habitação de interesse social em cidades médias, considerando as questões ambientais, tendo como estudo de caso a realidade da cidade de Presidente Prudente, município localizado no oeste do Estado de São Paulo, no período entre 1997 e 1999. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa qualitativa, com levantamentos de campo dos conjuntos habitacionais escolhidos, segundo aspectos arquitetônicos, urbanísticos e ambientais. Verifica-se uma realidade inadequada no município analisado, cujos projetos de habitação social são inseridos na malha urbana desconsiderando normas, leis e diretrizes, em um processo de políticas urbanas não coerentes com os propósitos socioambientais desejáveis.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2017-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/4372Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 7 No. 1 (2015); 62-73Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 62-73Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 7 n. 1 (2015); 62-732175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/4372/4297Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorral de Arêa Leão Honda, Sibilado Carmo Vieira, MarcelaPissutti Albano, MayaraRuiz Maria, Yeda2017-10-27T19:07:24Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/4372Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2017-10-27T19:07:24Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento ambiental e ocupação do solo urbano em Presidente Prudente (SP)
title Planejamento ambiental e ocupação do solo urbano em Presidente Prudente (SP)
spellingShingle Planejamento ambiental e ocupação do solo urbano em Presidente Prudente (SP)
Corral de Arêa Leão Honda, Sibila
Políticas públicas
Habitação de interesse social
Meio ambiente construído
title_short Planejamento ambiental e ocupação do solo urbano em Presidente Prudente (SP)
title_full Planejamento ambiental e ocupação do solo urbano em Presidente Prudente (SP)
title_fullStr Planejamento ambiental e ocupação do solo urbano em Presidente Prudente (SP)
title_full_unstemmed Planejamento ambiental e ocupação do solo urbano em Presidente Prudente (SP)
title_sort Planejamento ambiental e ocupação do solo urbano em Presidente Prudente (SP)
author Corral de Arêa Leão Honda, Sibila
author_facet Corral de Arêa Leão Honda, Sibila
do Carmo Vieira, Marcela
Pissutti Albano, Mayara
Ruiz Maria, Yeda
author_role author
author2 do Carmo Vieira, Marcela
Pissutti Albano, Mayara
Ruiz Maria, Yeda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corral de Arêa Leão Honda, Sibila
do Carmo Vieira, Marcela
Pissutti Albano, Mayara
Ruiz Maria, Yeda
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Habitação de interesse social
Meio ambiente construído
topic Políticas públicas
Habitação de interesse social
Meio ambiente construído
description O planejamento urbano ambiental é processo de extrema importância para os centros urbanos atualmente, auxiliando na ocupação racional e no equilíbrio ambiental. Não deveria ser desvinculado das políticas de desenvolvimento, pois está diretamente relacionado à qualidade de vida. Auxiliando nesse processo, o plano diretor municipal, aprovado constitucionalmente em 1988, é instrumento fundamental para orientar a ação dos agentes em prol do desenvolvimento urbano equilibrado. Apoiado nessa premissa, este artigo tem como objetivo primeiro a contribuição dessa discussão, por meio da relação de uso e ocupação do solo urbano e a produção da habitação de interesse social em cidades médias, considerando as questões ambientais, tendo como estudo de caso a realidade da cidade de Presidente Prudente, município localizado no oeste do Estado de São Paulo, no período entre 1997 e 1999. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa qualitativa, com levantamentos de campo dos conjuntos habitacionais escolhidos, segundo aspectos arquitetônicos, urbanísticos e ambientais. Verifica-se uma realidade inadequada no município analisado, cujos projetos de habitação social são inseridos na malha urbana desconsiderando normas, leis e diretrizes, em um processo de políticas urbanas não coerentes com os propósitos socioambientais desejáveis.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/4372
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/4372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/4372/4297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 7 No. 1 (2015); 62-73
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 62-73
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 7 n. 1 (2015); 62-73
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125953727692800