Planejamento urbano e redução de trânsito: o caso da estação de metrô da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
Texto Completo: | https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/3814 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é, a partir do exemplo de uma manifestação em Ipanema, bairro nobre do Rio de Janeiro, contra a instalação de estações de metrô, demonstrar o caminho que vem sendo adotado pelas autoridades públicas para enfrentar o problema do transporte urbano. Primeiramente, este artigo tentará identificar se o planejamento urbano pode ser utilizado como uma estratégia efetiva para reduzir o problema dos congestionamentos, identificando seus efetivos resultados e possível aplicabilidade à hipótese da estação no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Em seguida, este artigo irá avaliar se a distância é ou não um fator relevante na escolha do modal de transporte, já que a premissa dos investimentos estatais em estações de metrô é justamente a migração dos veículos privados para o transporte público. Subsequentemente, o artigo irá investigar as distâncias que devem ser observadas entre as estações localizadas nas regiões identificadas como prioritárias, para determinar o intervalo de estações. Com isso, será possível concluir se a instalação da estação na Praça Nossa Senhora da Paz (ou em lugar alternativo perto) se justifica a partir do interesse público de redução dos congestionamentos nos grandes centros urbanos. |
id |
PUC_PR-27_4afb715ad7e809663f935b886cfbbccf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/3814 |
network_acronym_str |
PUC_PR-27 |
network_name_str |
Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejamento urbano e redução de trânsito: o caso da estação de metrô da Nossa Senhora da Paz, em IpanemaPlanejamento urbanoTrânsitoMetrôPed-ShedIpanemaO objetivo deste artigo é, a partir do exemplo de uma manifestação em Ipanema, bairro nobre do Rio de Janeiro, contra a instalação de estações de metrô, demonstrar o caminho que vem sendo adotado pelas autoridades públicas para enfrentar o problema do transporte urbano. Primeiramente, este artigo tentará identificar se o planejamento urbano pode ser utilizado como uma estratégia efetiva para reduzir o problema dos congestionamentos, identificando seus efetivos resultados e possível aplicabilidade à hipótese da estação no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Em seguida, este artigo irá avaliar se a distância é ou não um fator relevante na escolha do modal de transporte, já que a premissa dos investimentos estatais em estações de metrô é justamente a migração dos veículos privados para o transporte público. Subsequentemente, o artigo irá investigar as distâncias que devem ser observadas entre as estações localizadas nas regiões identificadas como prioritárias, para determinar o intervalo de estações. Com isso, será possível concluir se a instalação da estação na Praça Nossa Senhora da Paz (ou em lugar alternativo perto) se justifica a partir do interesse público de redução dos congestionamentos nos grandes centros urbanos.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2017-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/3814Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 5 No. 2 (2013); 97-113Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 97-113Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 5 n. 2 (2013); 97-1132175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/3814/3721Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessJoppert Ragazzo, Carlos Emmanuelda Costa e Silva Lima, João Marcelo2017-10-27T18:18:01Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/3814Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2017-10-27T18:18:01Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento urbano e redução de trânsito: o caso da estação de metrô da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema |
title |
Planejamento urbano e redução de trânsito: o caso da estação de metrô da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema |
spellingShingle |
Planejamento urbano e redução de trânsito: o caso da estação de metrô da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema Joppert Ragazzo, Carlos Emmanuel Planejamento urbano Trânsito Metrô Ped-Shed Ipanema |
title_short |
Planejamento urbano e redução de trânsito: o caso da estação de metrô da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema |
title_full |
Planejamento urbano e redução de trânsito: o caso da estação de metrô da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema |
title_fullStr |
Planejamento urbano e redução de trânsito: o caso da estação de metrô da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema |
title_full_unstemmed |
Planejamento urbano e redução de trânsito: o caso da estação de metrô da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema |
title_sort |
Planejamento urbano e redução de trânsito: o caso da estação de metrô da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema |
author |
Joppert Ragazzo, Carlos Emmanuel |
author_facet |
Joppert Ragazzo, Carlos Emmanuel da Costa e Silva Lima, João Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
da Costa e Silva Lima, João Marcelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joppert Ragazzo, Carlos Emmanuel da Costa e Silva Lima, João Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento urbano Trânsito Metrô Ped-Shed Ipanema |
topic |
Planejamento urbano Trânsito Metrô Ped-Shed Ipanema |
description |
O objetivo deste artigo é, a partir do exemplo de uma manifestação em Ipanema, bairro nobre do Rio de Janeiro, contra a instalação de estações de metrô, demonstrar o caminho que vem sendo adotado pelas autoridades públicas para enfrentar o problema do transporte urbano. Primeiramente, este artigo tentará identificar se o planejamento urbano pode ser utilizado como uma estratégia efetiva para reduzir o problema dos congestionamentos, identificando seus efetivos resultados e possível aplicabilidade à hipótese da estação no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Em seguida, este artigo irá avaliar se a distância é ou não um fator relevante na escolha do modal de transporte, já que a premissa dos investimentos estatais em estações de metrô é justamente a migração dos veículos privados para o transporte público. Subsequentemente, o artigo irá investigar as distâncias que devem ser observadas entre as estações localizadas nas regiões identificadas como prioritárias, para determinar o intervalo de estações. Com isso, será possível concluir se a instalação da estação na Praça Nossa Senhora da Paz (ou em lugar alternativo perto) se justifica a partir do interesse público de redução dos congestionamentos nos grandes centros urbanos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/3814 |
url |
https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/3814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/3814/3721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 5 No. 2 (2013); 97-113 Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 97-113 Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 5 n. 2 (2013); 97-113 2175-3369 reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) instacron:PUC_PR |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) |
instacron_str |
PUC_PR |
institution |
PUC_PR |
reponame_str |
Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
collection |
Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
repository.name.fl_str_mv |
Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) |
repository.mail.fl_str_mv |
urbe@pucpr.br |
_version_ |
1799125953673166848 |