RESÍDUOS VOLUMOSOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: GERENCIAMENTO E VALORIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ito, Marcia Harumi
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Colombo, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25209
Resumo: O tratamento e a destinação dos resíduos sólidos ocorrem de diferentes formas mediante o desenvolvimento econômico, tecnológico e cultural de cada país. No Brasil, apesar das diversas legislações regulamentando o gerenciamento destes resíduos, vários impactos socioambientais têm sido constatados associados ao descarte irregular e/ou inadequado dos mesmos. Entre os resíduos que possuem uma complexa problemática de gestão e possibilidade de aperfeiçoamento estão os resíduos sólidos volumosos. Neste estudo realizou-se uma análise do modelo atual de gerenciamento dos resíduos volumosos no município de São Paulo, com apontamento para os pontos críticos e propostas de diretrizes para um gerenciamento mais adequado do ponto de vista socioambiental. Os dados do modelo atual foram obtidos a partir da coleta de informações públicas e visitas in loco aos Ecopontos do município. Os resultados indicam a falta de gerenciamento de alguns resíduos volumosos pelos Ecopontos e que os resíduos que são recebidos por estas unidades são atualmente dispostos em aterros podendo ter direções de valorização. Destaca-se também a falta de programas de Educação Ambiental e uma má qualidade da segregação na fonte. As diretrizes de gerenciamento e valorização propostas estão baseadas nos modelos em funcionamento no exterior e em sistemas de reaproveitamento, preconizados nas legislações Brasileiras.
id PUC_PR-27_55b8ee5e72991addce76f043f2e8b13d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/25209
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling RESÍDUOS VOLUMOSOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: GERENCIAMENTO E VALORIZAÇÃOgerenciamentoresíduos sólidosecopontosresíduos volumosos.O tratamento e a destinação dos resíduos sólidos ocorrem de diferentes formas mediante o desenvolvimento econômico, tecnológico e cultural de cada país. No Brasil, apesar das diversas legislações regulamentando o gerenciamento destes resíduos, vários impactos socioambientais têm sido constatados associados ao descarte irregular e/ou inadequado dos mesmos. Entre os resíduos que possuem uma complexa problemática de gestão e possibilidade de aperfeiçoamento estão os resíduos sólidos volumosos. Neste estudo realizou-se uma análise do modelo atual de gerenciamento dos resíduos volumosos no município de São Paulo, com apontamento para os pontos críticos e propostas de diretrizes para um gerenciamento mais adequado do ponto de vista socioambiental. Os dados do modelo atual foram obtidos a partir da coleta de informações públicas e visitas in loco aos Ecopontos do município. Os resultados indicam a falta de gerenciamento de alguns resíduos volumosos pelos Ecopontos e que os resíduos que são recebidos por estas unidades são atualmente dispostos em aterros podendo ter direções de valorização. Destaca-se também a falta de programas de Educação Ambiental e uma má qualidade da segregação na fonte. As diretrizes de gerenciamento e valorização propostas estão baseadas nos modelos em funcionamento no exterior e em sistemas de reaproveitamento, preconizados nas legislações Brasileiras.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2019-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25209Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 11 (2019)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25209/23664Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessIto, Marcia HarumiColombo, Renata2020-01-02T23:19:21Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/25209Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2020-01-02T23:19:21Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv RESÍDUOS VOLUMOSOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: GERENCIAMENTO E VALORIZAÇÃO
title RESÍDUOS VOLUMOSOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: GERENCIAMENTO E VALORIZAÇÃO
spellingShingle RESÍDUOS VOLUMOSOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: GERENCIAMENTO E VALORIZAÇÃO
Ito, Marcia Harumi
gerenciamento
resíduos sólidos
ecopontos
resíduos volumosos.
title_short RESÍDUOS VOLUMOSOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: GERENCIAMENTO E VALORIZAÇÃO
title_full RESÍDUOS VOLUMOSOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: GERENCIAMENTO E VALORIZAÇÃO
title_fullStr RESÍDUOS VOLUMOSOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: GERENCIAMENTO E VALORIZAÇÃO
title_full_unstemmed RESÍDUOS VOLUMOSOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: GERENCIAMENTO E VALORIZAÇÃO
title_sort RESÍDUOS VOLUMOSOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: GERENCIAMENTO E VALORIZAÇÃO
author Ito, Marcia Harumi
author_facet Ito, Marcia Harumi
Colombo, Renata
author_role author
author2 Colombo, Renata
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ito, Marcia Harumi
Colombo, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv gerenciamento
resíduos sólidos
ecopontos
resíduos volumosos.
topic gerenciamento
resíduos sólidos
ecopontos
resíduos volumosos.
description O tratamento e a destinação dos resíduos sólidos ocorrem de diferentes formas mediante o desenvolvimento econômico, tecnológico e cultural de cada país. No Brasil, apesar das diversas legislações regulamentando o gerenciamento destes resíduos, vários impactos socioambientais têm sido constatados associados ao descarte irregular e/ou inadequado dos mesmos. Entre os resíduos que possuem uma complexa problemática de gestão e possibilidade de aperfeiçoamento estão os resíduos sólidos volumosos. Neste estudo realizou-se uma análise do modelo atual de gerenciamento dos resíduos volumosos no município de São Paulo, com apontamento para os pontos críticos e propostas de diretrizes para um gerenciamento mais adequado do ponto de vista socioambiental. Os dados do modelo atual foram obtidos a partir da coleta de informações públicas e visitas in loco aos Ecopontos do município. Os resultados indicam a falta de gerenciamento de alguns resíduos volumosos pelos Ecopontos e que os resíduos que são recebidos por estas unidades são atualmente dispostos em aterros podendo ter direções de valorização. Destaca-se também a falta de programas de Educação Ambiental e uma má qualidade da segregação na fonte. As diretrizes de gerenciamento e valorização propostas estão baseadas nos modelos em funcionamento no exterior e em sistemas de reaproveitamento, preconizados nas legislações Brasileiras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25209
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/25209/23664
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 11 (2019)
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125955229253632