Design e autonomia: experiências coletivas de participação popular no Morro do Papagaio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Maria Luiza Dias
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos , Maria Cecília Loschiavo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29420
Resumo: Este artigo investiga uma ação coletiva organizada por moradores da favela do Morro do Papagaio, localizada em Belo Horizonte. Trata-se de uma intervenção urbana realizada em um espaço da comunidade, por dois grupos locais; Mulheres da Vila Estrela e Favela Bela, realizada, em parceria com setores privados, órgãos governamentais e apoiadores. Propõe refletir acerca dessa ação a partir do conceito de autonomia, entendendo que esta, existe em condições nas quais indivíduos exercem sua cidadania e sua liberdade, para alcançarem a auto realização. O estudo traz aspectos sociais e históricos destas práticas no território, destacando a potência de articulação entre pessoas, grupos e instituições, para soluções de problemas. O objetivo é apontar uma perspectiva crítica e autônoma para o design, e para uma atuação política do campo, nestes contextos de opressão e de vulnerabilidade. Fundamenta-se em conceitos de autores como, Arturo Escobar(2016), Paulo Freire (1996), Tony Fry (2010), Elizabeth Tunstall (2013), Ezio Manzini (2017) e outros. E baseou-se em entrevistas semiestruturadas e na abordagem metodológica da observação participante. O artigo chama a atenção de designers e de outros profissionais que atuam em comunidades, para que desenvolvam novos pensamentos e paradigmas de responsabilidade, comunalidade e autonomia.
id PUC_PR-27_5a233c1899337e3f7e006a1089be6094
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/29420
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling Design e autonomia: experiências coletivas de participação popular no Morro do PapagaioEste artigo investiga uma ação coletiva organizada por moradores da favela do Morro do Papagaio, localizada em Belo Horizonte. Trata-se de uma intervenção urbana realizada em um espaço da comunidade, por dois grupos locais; Mulheres da Vila Estrela e Favela Bela, realizada, em parceria com setores privados, órgãos governamentais e apoiadores. Propõe refletir acerca dessa ação a partir do conceito de autonomia, entendendo que esta, existe em condições nas quais indivíduos exercem sua cidadania e sua liberdade, para alcançarem a auto realização. O estudo traz aspectos sociais e históricos destas práticas no território, destacando a potência de articulação entre pessoas, grupos e instituições, para soluções de problemas. O objetivo é apontar uma perspectiva crítica e autônoma para o design, e para uma atuação política do campo, nestes contextos de opressão e de vulnerabilidade. Fundamenta-se em conceitos de autores como, Arturo Escobar(2016), Paulo Freire (1996), Tony Fry (2010), Elizabeth Tunstall (2013), Ezio Manzini (2017) e outros. E baseou-se em entrevistas semiestruturadas e na abordagem metodológica da observação participante. O artigo chama a atenção de designers e de outros profissionais que atuam em comunidades, para que desenvolvam novos pensamentos e paradigmas de responsabilidade, comunalidade e autonomia.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2022-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29420Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 14 (2022)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 14 (2022)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 14 (2022)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29420/25768Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão Urbanahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana, Maria Luiza Dias Santos , Maria Cecília Loschiavo dos 2022-12-08T15:01:58Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/29420Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2022-12-08T15:01:58Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Design e autonomia: experiências coletivas de participação popular no Morro do Papagaio
title Design e autonomia: experiências coletivas de participação popular no Morro do Papagaio
spellingShingle Design e autonomia: experiências coletivas de participação popular no Morro do Papagaio
Viana, Maria Luiza Dias
title_short Design e autonomia: experiências coletivas de participação popular no Morro do Papagaio
title_full Design e autonomia: experiências coletivas de participação popular no Morro do Papagaio
title_fullStr Design e autonomia: experiências coletivas de participação popular no Morro do Papagaio
title_full_unstemmed Design e autonomia: experiências coletivas de participação popular no Morro do Papagaio
title_sort Design e autonomia: experiências coletivas de participação popular no Morro do Papagaio
author Viana, Maria Luiza Dias
author_facet Viana, Maria Luiza Dias
Santos , Maria Cecília Loschiavo dos
author_role author
author2 Santos , Maria Cecília Loschiavo dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Maria Luiza Dias
Santos , Maria Cecília Loschiavo dos
description Este artigo investiga uma ação coletiva organizada por moradores da favela do Morro do Papagaio, localizada em Belo Horizonte. Trata-se de uma intervenção urbana realizada em um espaço da comunidade, por dois grupos locais; Mulheres da Vila Estrela e Favela Bela, realizada, em parceria com setores privados, órgãos governamentais e apoiadores. Propõe refletir acerca dessa ação a partir do conceito de autonomia, entendendo que esta, existe em condições nas quais indivíduos exercem sua cidadania e sua liberdade, para alcançarem a auto realização. O estudo traz aspectos sociais e históricos destas práticas no território, destacando a potência de articulação entre pessoas, grupos e instituições, para soluções de problemas. O objetivo é apontar uma perspectiva crítica e autônoma para o design, e para uma atuação política do campo, nestes contextos de opressão e de vulnerabilidade. Fundamenta-se em conceitos de autores como, Arturo Escobar(2016), Paulo Freire (1996), Tony Fry (2010), Elizabeth Tunstall (2013), Ezio Manzini (2017) e outros. E baseou-se em entrevistas semiestruturadas e na abordagem metodológica da observação participante. O artigo chama a atenção de designers e de outros profissionais que atuam em comunidades, para que desenvolvam novos pensamentos e paradigmas de responsabilidade, comunalidade e autonomia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29420
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29420/25768
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão Urbana
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão Urbana
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 14 (2022)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 14 (2022)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 14 (2022)
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125956163534848