Abordagens de governança em áreas metropolitanas da América Latina: avanços e entraves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frey, Klaus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5491
Resumo: Este artigo discute alguns aspectos empíricos e teórico-conceituais das transformações das estruturas e práticas de governança em áreas metropolitanas na América Latina. Inicia-se com os problemas e desafios que se colocam na atual conjuntura para a governança das regiões metropolitanas, para, na sequência, examinar algumas mudanças institucionais ocorridas na América Latina nas últimas décadas. Maior ênfase é dada aos casos emblemáticos e antagônicos do Brasil e da Colômbia, sendo o primeiro caracterizado por uma inserção num Estado federativo com forte autonomia municipal e uma – de fato – omissão por parte do Estado nacional quanto às regiões metropolitanas; e o segundo pelo papel crucial exercido pelo Estado central na busca da criação de uma governabilidade metropolitana, no contexto de um sistema estatal unitário com autoridades locais frágeis. A partir dessa contraposição, possíveis estratégias institucionais alternativas são discutidas, sobretudo as possibilidades de novas práticas interativas de cooperação em rede no âmbito da governança metropolitana. Por fim, são apresentados alguns desafios da governança metropolitanana América Latina visando promover práticas políticas mais interativas e democráticas entre as autoridades estatais e a sociedade civil.
id PUC_PR-27_75740a1a18f0964d453480070d29db6f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/5491
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling Abordagens de governança em áreas metropolitanas da América Latina: avanços e entravesGovernança metropolitanaArranjos institucionaisCooperação em redeAmérica LatinaEste artigo discute alguns aspectos empíricos e teórico-conceituais das transformações das estruturas e práticas de governança em áreas metropolitanas na América Latina. Inicia-se com os problemas e desafios que se colocam na atual conjuntura para a governança das regiões metropolitanas, para, na sequência, examinar algumas mudanças institucionais ocorridas na América Latina nas últimas décadas. Maior ênfase é dada aos casos emblemáticos e antagônicos do Brasil e da Colômbia, sendo o primeiro caracterizado por uma inserção num Estado federativo com forte autonomia municipal e uma – de fato – omissão por parte do Estado nacional quanto às regiões metropolitanas; e o segundo pelo papel crucial exercido pelo Estado central na busca da criação de uma governabilidade metropolitana, no contexto de um sistema estatal unitário com autoridades locais frágeis. A partir dessa contraposição, possíveis estratégias institucionais alternativas são discutidas, sobretudo as possibilidades de novas práticas interativas de cooperação em rede no âmbito da governança metropolitana. Por fim, são apresentados alguns desafios da governança metropolitanana América Latina visando promover práticas políticas mais interativas e democráticas entre as autoridades estatais e a sociedade civil.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5491Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 4 No. 1 (2012); 87-102Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 87-102Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 4 n. 1 (2012); 87-1022175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5491/21049Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessFrey, Klaus2017-09-25T18:22:24Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/5491Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2017-09-25T18:22:24Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens de governança em áreas metropolitanas da América Latina: avanços e entraves
title Abordagens de governança em áreas metropolitanas da América Latina: avanços e entraves
spellingShingle Abordagens de governança em áreas metropolitanas da América Latina: avanços e entraves
Frey, Klaus
Governança metropolitana
Arranjos institucionais
Cooperação em rede
América Latina
title_short Abordagens de governança em áreas metropolitanas da América Latina: avanços e entraves
title_full Abordagens de governança em áreas metropolitanas da América Latina: avanços e entraves
title_fullStr Abordagens de governança em áreas metropolitanas da América Latina: avanços e entraves
title_full_unstemmed Abordagens de governança em áreas metropolitanas da América Latina: avanços e entraves
title_sort Abordagens de governança em áreas metropolitanas da América Latina: avanços e entraves
author Frey, Klaus
author_facet Frey, Klaus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frey, Klaus
dc.subject.por.fl_str_mv Governança metropolitana
Arranjos institucionais
Cooperação em rede
América Latina
topic Governança metropolitana
Arranjos institucionais
Cooperação em rede
América Latina
description Este artigo discute alguns aspectos empíricos e teórico-conceituais das transformações das estruturas e práticas de governança em áreas metropolitanas na América Latina. Inicia-se com os problemas e desafios que se colocam na atual conjuntura para a governança das regiões metropolitanas, para, na sequência, examinar algumas mudanças institucionais ocorridas na América Latina nas últimas décadas. Maior ênfase é dada aos casos emblemáticos e antagônicos do Brasil e da Colômbia, sendo o primeiro caracterizado por uma inserção num Estado federativo com forte autonomia municipal e uma – de fato – omissão por parte do Estado nacional quanto às regiões metropolitanas; e o segundo pelo papel crucial exercido pelo Estado central na busca da criação de uma governabilidade metropolitana, no contexto de um sistema estatal unitário com autoridades locais frágeis. A partir dessa contraposição, possíveis estratégias institucionais alternativas são discutidas, sobretudo as possibilidades de novas práticas interativas de cooperação em rede no âmbito da governança metropolitana. Por fim, são apresentados alguns desafios da governança metropolitanana América Latina visando promover práticas políticas mais interativas e democráticas entre as autoridades estatais e a sociedade civil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5491
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5491/21049
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 4 No. 1 (2012); 87-102
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 87-102
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 4 n. 1 (2012); 87-102
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125954151317504