Sprawl e o modal de transporte motorizado: impactos na cidade de Londrina, PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polidoro, Maurício
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Lollo, José Augusto, Vizintim Fernandes Barros, Mirian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5476
Resumo: Após cerca de 80 anos desde a construção do seu núcleo, representado hoje pela área central da cidade,Londrina, no interior do Estado do Paraná, configura-se como uma cidade nova, porém com características e tendências de políticas de planejamento que reproduzem os maus exemplos das cidades brasileiras. Com uma ocupação urbana em franca expansão, o crescimento de norte a sul do município agrega vazios urbanos e especulação imobiliária nos seus interstícios que delineia uma cidade longe da ideal, conforme pensada nos seus primórdios. Com um ar metropolitano, e ao mesmo tempo com aspectos interioranos, Londrina é marca de uma ocupação orientada por políticas excludentes e interesses imobiliários, fato que tem impactado o modo de vida da população e gerado impactos ambientais para todas as classes sociais. Esta pesquisa discute a forma de ocupação urbana de Londrina, caracterizada pelo fenômeno de sprawl e sua relação com o modo de expansão observado e as implicações do uso intensivo de automóveis. A opção pelo uso doautomóvel em Londrina tem sido crescente e gerado congestionamentos no trânsito. Como consequência,tem-se a desapropriação constante de imóveis para alargamento de vias e, ao mesmo tempo, a presença de vazios urbanos e densidades diversas formando um espaço urbano desigual e dificultando um planejamento urbano eficiente.
id PUC_PR-27_8882932c73c3b2ad86d8bfc6ab6087ca
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/5476
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling Sprawl e o modal de transporte motorizado: impactos na cidade de Londrina, PRExpansão urbanaTransporte urbanoAutomóveisSprawlApós cerca de 80 anos desde a construção do seu núcleo, representado hoje pela área central da cidade,Londrina, no interior do Estado do Paraná, configura-se como uma cidade nova, porém com características e tendências de políticas de planejamento que reproduzem os maus exemplos das cidades brasileiras. Com uma ocupação urbana em franca expansão, o crescimento de norte a sul do município agrega vazios urbanos e especulação imobiliária nos seus interstícios que delineia uma cidade longe da ideal, conforme pensada nos seus primórdios. Com um ar metropolitano, e ao mesmo tempo com aspectos interioranos, Londrina é marca de uma ocupação orientada por políticas excludentes e interesses imobiliários, fato que tem impactado o modo de vida da população e gerado impactos ambientais para todas as classes sociais. Esta pesquisa discute a forma de ocupação urbana de Londrina, caracterizada pelo fenômeno de sprawl e sua relação com o modo de expansão observado e as implicações do uso intensivo de automóveis. A opção pelo uso doautomóvel em Londrina tem sido crescente e gerado congestionamentos no trânsito. Como consequência,tem-se a desapropriação constante de imóveis para alargamento de vias e, ao mesmo tempo, a presença de vazios urbanos e densidades diversas formando um espaço urbano desigual e dificultando um planejamento urbano eficiente.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5476Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 4 No. 1 (2012); 33-46Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 33-46Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 4 n. 1 (2012); 33-462175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5476/21039Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessPolidoro, Mauríciode Lollo, José AugustoVizintim Fernandes Barros, Mirian2017-09-22T20:14:56Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/5476Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2017-09-22T20:14:56Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Sprawl e o modal de transporte motorizado: impactos na cidade de Londrina, PR
title Sprawl e o modal de transporte motorizado: impactos na cidade de Londrina, PR
spellingShingle Sprawl e o modal de transporte motorizado: impactos na cidade de Londrina, PR
Polidoro, Maurício
Expansão urbana
Transporte urbano
Automóveis
Sprawl
title_short Sprawl e o modal de transporte motorizado: impactos na cidade de Londrina, PR
title_full Sprawl e o modal de transporte motorizado: impactos na cidade de Londrina, PR
title_fullStr Sprawl e o modal de transporte motorizado: impactos na cidade de Londrina, PR
title_full_unstemmed Sprawl e o modal de transporte motorizado: impactos na cidade de Londrina, PR
title_sort Sprawl e o modal de transporte motorizado: impactos na cidade de Londrina, PR
author Polidoro, Maurício
author_facet Polidoro, Maurício
de Lollo, José Augusto
Vizintim Fernandes Barros, Mirian
author_role author
author2 de Lollo, José Augusto
Vizintim Fernandes Barros, Mirian
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polidoro, Maurício
de Lollo, José Augusto
Vizintim Fernandes Barros, Mirian
dc.subject.por.fl_str_mv Expansão urbana
Transporte urbano
Automóveis
Sprawl
topic Expansão urbana
Transporte urbano
Automóveis
Sprawl
description Após cerca de 80 anos desde a construção do seu núcleo, representado hoje pela área central da cidade,Londrina, no interior do Estado do Paraná, configura-se como uma cidade nova, porém com características e tendências de políticas de planejamento que reproduzem os maus exemplos das cidades brasileiras. Com uma ocupação urbana em franca expansão, o crescimento de norte a sul do município agrega vazios urbanos e especulação imobiliária nos seus interstícios que delineia uma cidade longe da ideal, conforme pensada nos seus primórdios. Com um ar metropolitano, e ao mesmo tempo com aspectos interioranos, Londrina é marca de uma ocupação orientada por políticas excludentes e interesses imobiliários, fato que tem impactado o modo de vida da população e gerado impactos ambientais para todas as classes sociais. Esta pesquisa discute a forma de ocupação urbana de Londrina, caracterizada pelo fenômeno de sprawl e sua relação com o modo de expansão observado e as implicações do uso intensivo de automóveis. A opção pelo uso doautomóvel em Londrina tem sido crescente e gerado congestionamentos no trânsito. Como consequência,tem-se a desapropriação constante de imóveis para alargamento de vias e, ao mesmo tempo, a presença de vazios urbanos e densidades diversas formando um espaço urbano desigual e dificultando um planejamento urbano eficiente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5476
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5476/21039
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 4 No. 1 (2012); 33-46
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 33-46
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 4 n. 1 (2012); 33-46
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125954143977472