Mapeamento de vulnerabilidades por bairro do Cadastro Único no município de Vitória-ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sgrancio, Anderson Tadeu
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Costa Rodrigues, Izabella Martins, Komati, Karin Satie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29635
Resumo: Conhecer as vulnerabilidades de uma cidade é fundamental para a ação efetiva do Estado na área de proteção social. No município de Vitória-ES, os bairros podem ser bem diferentes em uma curta distância, por isso, neste estudo buscamos analisar o perfil da população em situação de risco social, através de mapas de vulnerabilidades identificadas no Cadastro Único, agrupadas por bairro. Processamos a base de dados do CadÚnico de Vitória, entre os anos de 2017 e 2019. Prosseguimos a extração e cruzamento destes dados com informações cartográficas para identificar situações prioritárias para a assistência social. Avaliamos 11 vulnerabilidades: Pobreza Extrema, Pobreza, Habitação Precária, Participação em outros programas da Assistência Social, Idosos, Pessoas com Deficiência, Analfabetos, Baixa Escolaridade, Desemprego, Situação Ocupacional Precária e Persistência do Desemprego. Por fim, via GoogleMaps geramos mapas que apresentam uma classificação de intensidade de cada vulnerabilidade por transparência e cor sobrepostas em uma camada de polígonos delimitando os bairros. Os resultados demonstram que cada bairro tem um diferente perfil de vulnerabilidade, e que o mapeamento pode auxiliar a gestão municipal em um planejamento mais específico, voltado a cada realidade.  
id PUC_PR-27_8ef3f962e0f6a0cb5833578326bf41f0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/29635
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling Mapeamento de vulnerabilidades por bairro do Cadastro Único no município de Vitória-ES Conhecer as vulnerabilidades de uma cidade é fundamental para a ação efetiva do Estado na área de proteção social. No município de Vitória-ES, os bairros podem ser bem diferentes em uma curta distância, por isso, neste estudo buscamos analisar o perfil da população em situação de risco social, através de mapas de vulnerabilidades identificadas no Cadastro Único, agrupadas por bairro. Processamos a base de dados do CadÚnico de Vitória, entre os anos de 2017 e 2019. Prosseguimos a extração e cruzamento destes dados com informações cartográficas para identificar situações prioritárias para a assistência social. Avaliamos 11 vulnerabilidades: Pobreza Extrema, Pobreza, Habitação Precária, Participação em outros programas da Assistência Social, Idosos, Pessoas com Deficiência, Analfabetos, Baixa Escolaridade, Desemprego, Situação Ocupacional Precária e Persistência do Desemprego. Por fim, via GoogleMaps geramos mapas que apresentam uma classificação de intensidade de cada vulnerabilidade por transparência e cor sobrepostas em uma camada de polígonos delimitando os bairros. Os resultados demonstram que cada bairro tem um diferente perfil de vulnerabilidade, e que o mapeamento pode auxiliar a gestão municipal em um planejamento mais específico, voltado a cada realidade.  Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2023-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29635Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 15 (2023)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 15 (2023)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 15 (2023)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29635/25979Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão Urbanahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSgrancio, Anderson Tadeuda Costa Rodrigues, Izabella MartinsKomati, Karin Satie 2023-02-23T11:49:52Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/29635Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2023-02-23T11:49:52Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de vulnerabilidades por bairro do Cadastro Único no município de Vitória-ES
title Mapeamento de vulnerabilidades por bairro do Cadastro Único no município de Vitória-ES
spellingShingle Mapeamento de vulnerabilidades por bairro do Cadastro Único no município de Vitória-ES
Sgrancio, Anderson Tadeu
title_short Mapeamento de vulnerabilidades por bairro do Cadastro Único no município de Vitória-ES
title_full Mapeamento de vulnerabilidades por bairro do Cadastro Único no município de Vitória-ES
title_fullStr Mapeamento de vulnerabilidades por bairro do Cadastro Único no município de Vitória-ES
title_full_unstemmed Mapeamento de vulnerabilidades por bairro do Cadastro Único no município de Vitória-ES
title_sort Mapeamento de vulnerabilidades por bairro do Cadastro Único no município de Vitória-ES
author Sgrancio, Anderson Tadeu
author_facet Sgrancio, Anderson Tadeu
da Costa Rodrigues, Izabella Martins
Komati, Karin Satie
author_role author
author2 da Costa Rodrigues, Izabella Martins
Komati, Karin Satie
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sgrancio, Anderson Tadeu
da Costa Rodrigues, Izabella Martins
Komati, Karin Satie
description Conhecer as vulnerabilidades de uma cidade é fundamental para a ação efetiva do Estado na área de proteção social. No município de Vitória-ES, os bairros podem ser bem diferentes em uma curta distância, por isso, neste estudo buscamos analisar o perfil da população em situação de risco social, através de mapas de vulnerabilidades identificadas no Cadastro Único, agrupadas por bairro. Processamos a base de dados do CadÚnico de Vitória, entre os anos de 2017 e 2019. Prosseguimos a extração e cruzamento destes dados com informações cartográficas para identificar situações prioritárias para a assistência social. Avaliamos 11 vulnerabilidades: Pobreza Extrema, Pobreza, Habitação Precária, Participação em outros programas da Assistência Social, Idosos, Pessoas com Deficiência, Analfabetos, Baixa Escolaridade, Desemprego, Situação Ocupacional Precária e Persistência do Desemprego. Por fim, via GoogleMaps geramos mapas que apresentam uma classificação de intensidade de cada vulnerabilidade por transparência e cor sobrepostas em uma camada de polígonos delimitando os bairros. Os resultados demonstram que cada bairro tem um diferente perfil de vulnerabilidade, e que o mapeamento pode auxiliar a gestão municipal em um planejamento mais específico, voltado a cada realidade.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29635
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29635/25979
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão Urbana
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão Urbana
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 15 (2023)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 15 (2023)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 15 (2023)
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125956215963648