A URBANIZAÇÃO MOÇAMBICANA CONTEMPORÂNEA: SUA CARACTERÍSTICA, DIMENSÃO E DESAFIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maloa, Joaquim Miranda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24667
Resumo: Na perspectiva de uma geografia urbana, este artigo trata da urbanização moçambicana contemporânea. Objetiva-se primeiro, apresentar algumas características dominantes dessa urbanização, em seguida, esboçar a sua dimensão e, por último, expor os principais desafios que a urbanização contemporânea em questão tem para instituir, constituir e conservar o desenvolvimento urbano num país marcadamente pobre e subdesenvolvido. O trabalho de campo e a documentação consultada permite inferir que a urbanização contemporânea se manifesta cada vez mais como extensiva. A marcha dessa extensividade é realizada pela valorização atual das áreas periféricas. A população mais pobre migra para locais bem distantes do centro. Concomitantemente aumentam os problemas de mobilidade urbana, de falta de serviços e infraestruturas urbanas. Ressalta-se que as características mais dominantes são, nomeadamente, as seguintes: a dualidade urbana, a ruralidade no urbano, a informalidade e o crescimento demográfico urbano. Para que esta realidade seja solapada no Moçambique urbano terão que ocorrer muitas transformações que serão realizadas ao longo do tempo e à medida que se vão criando as capacidades humanas, sociais, políticas, institucionais, tecnológicas e econômicas para a resolução dos problemas urbanos.
id PUC_PR-27_97c16e4387da8752573ab89d65860aea
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/24667
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling A URBANIZAÇÃO MOÇAMBICANA CONTEMPORÂNEA: SUA CARACTERÍSTICA, DIMENSÃO E DESAFIOUrbanização moçambicana. Dualidade urbana. Ruralidade no urbano. Informalidade.Na perspectiva de uma geografia urbana, este artigo trata da urbanização moçambicana contemporânea. Objetiva-se primeiro, apresentar algumas características dominantes dessa urbanização, em seguida, esboçar a sua dimensão e, por último, expor os principais desafios que a urbanização contemporânea em questão tem para instituir, constituir e conservar o desenvolvimento urbano num país marcadamente pobre e subdesenvolvido. O trabalho de campo e a documentação consultada permite inferir que a urbanização contemporânea se manifesta cada vez mais como extensiva. A marcha dessa extensividade é realizada pela valorização atual das áreas periféricas. A população mais pobre migra para locais bem distantes do centro. Concomitantemente aumentam os problemas de mobilidade urbana, de falta de serviços e infraestruturas urbanas. Ressalta-se que as características mais dominantes são, nomeadamente, as seguintes: a dualidade urbana, a ruralidade no urbano, a informalidade e o crescimento demográfico urbano. Para que esta realidade seja solapada no Moçambique urbano terão que ocorrer muitas transformações que serão realizadas ao longo do tempo e à medida que se vão criando as capacidades humanas, sociais, políticas, institucionais, tecnológicas e econômicas para a resolução dos problemas urbanos.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2019-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24667Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 11 (2019)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24667/23545Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaloa, Joaquim Miranda2020-01-02T23:19:20Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/24667Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2020-01-02T23:19:20Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv A URBANIZAÇÃO MOÇAMBICANA CONTEMPORÂNEA: SUA CARACTERÍSTICA, DIMENSÃO E DESAFIO
title A URBANIZAÇÃO MOÇAMBICANA CONTEMPORÂNEA: SUA CARACTERÍSTICA, DIMENSÃO E DESAFIO
spellingShingle A URBANIZAÇÃO MOÇAMBICANA CONTEMPORÂNEA: SUA CARACTERÍSTICA, DIMENSÃO E DESAFIO
Maloa, Joaquim Miranda
Urbanização moçambicana. Dualidade urbana. Ruralidade no urbano. Informalidade.
title_short A URBANIZAÇÃO MOÇAMBICANA CONTEMPORÂNEA: SUA CARACTERÍSTICA, DIMENSÃO E DESAFIO
title_full A URBANIZAÇÃO MOÇAMBICANA CONTEMPORÂNEA: SUA CARACTERÍSTICA, DIMENSÃO E DESAFIO
title_fullStr A URBANIZAÇÃO MOÇAMBICANA CONTEMPORÂNEA: SUA CARACTERÍSTICA, DIMENSÃO E DESAFIO
title_full_unstemmed A URBANIZAÇÃO MOÇAMBICANA CONTEMPORÂNEA: SUA CARACTERÍSTICA, DIMENSÃO E DESAFIO
title_sort A URBANIZAÇÃO MOÇAMBICANA CONTEMPORÂNEA: SUA CARACTERÍSTICA, DIMENSÃO E DESAFIO
author Maloa, Joaquim Miranda
author_facet Maloa, Joaquim Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maloa, Joaquim Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Urbanização moçambicana. Dualidade urbana. Ruralidade no urbano. Informalidade.
topic Urbanização moçambicana. Dualidade urbana. Ruralidade no urbano. Informalidade.
description Na perspectiva de uma geografia urbana, este artigo trata da urbanização moçambicana contemporânea. Objetiva-se primeiro, apresentar algumas características dominantes dessa urbanização, em seguida, esboçar a sua dimensão e, por último, expor os principais desafios que a urbanização contemporânea em questão tem para instituir, constituir e conservar o desenvolvimento urbano num país marcadamente pobre e subdesenvolvido. O trabalho de campo e a documentação consultada permite inferir que a urbanização contemporânea se manifesta cada vez mais como extensiva. A marcha dessa extensividade é realizada pela valorização atual das áreas periféricas. A população mais pobre migra para locais bem distantes do centro. Concomitantemente aumentam os problemas de mobilidade urbana, de falta de serviços e infraestruturas urbanas. Ressalta-se que as características mais dominantes são, nomeadamente, as seguintes: a dualidade urbana, a ruralidade no urbano, a informalidade e o crescimento demográfico urbano. Para que esta realidade seja solapada no Moçambique urbano terão que ocorrer muitas transformações que serão realizadas ao longo do tempo e à medida que se vão criando as capacidades humanas, sociais, políticas, institucionais, tecnológicas e econômicas para a resolução dos problemas urbanos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24667
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24667/23545
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 11 (2019)
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125955193602048