Entre espaços urbanos e digitais, ou o desdobramento da prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moraes Netto, Vinicius
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5389
Resumo: O presente trabalho discute a natureza dos espaços urbanos e digitais, e os modos como a prática socialemerge e se bifurca entre a experiência concreta, histórica dos lugares da cidade, e a materialidade elusivadas redes digitais e telemáticas de comunicação. Analisa, também, as condições de produção da prática emum contexto de crescente presença de tecnologias de informação e comunicação – uma realidade sociotécnicamarcada por propriedades como transpacialidade e mobilidade, multiplicidade e simultaneidade. Aoinvestigar as condições dessas materialidades distintas como inerentes à prática, o texto traz a proposiçãode um papel do espaço urbano potencialmente renovado por essa complexificação do mundo social. O trabalhosugere três pontos de passagem e entrelace desses espaços, ou de retorno da prática ao concreto: osignificado, o corpo e a centralidade do sujeito e do lugar. Finalmente, propõe-se que, no desdobramentoda prática em redes comunicativas de distintas materialidades, o espaço urbano tem cada vez mais se distanciadodo seu papel original de meio material exclusivo da reprodução social para o de um entre outrosmeios. – contudo, com a incorporação de um novo papel ontológico: o de contraponto fundamental à elusividadedas redes transpaciais.
id PUC_PR-27_9913ee26d09ef0b5db01b60f682dc7c9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/5389
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling Entre espaços urbanos e digitais, ou o desdobramento da práticaPrática socialEspaço urbanoCiberespaçoRedes telemáticasO presente trabalho discute a natureza dos espaços urbanos e digitais, e os modos como a prática socialemerge e se bifurca entre a experiência concreta, histórica dos lugares da cidade, e a materialidade elusivadas redes digitais e telemáticas de comunicação. Analisa, também, as condições de produção da prática emum contexto de crescente presença de tecnologias de informação e comunicação – uma realidade sociotécnicamarcada por propriedades como transpacialidade e mobilidade, multiplicidade e simultaneidade. Aoinvestigar as condições dessas materialidades distintas como inerentes à prática, o texto traz a proposiçãode um papel do espaço urbano potencialmente renovado por essa complexificação do mundo social. O trabalhosugere três pontos de passagem e entrelace desses espaços, ou de retorno da prática ao concreto: osignificado, o corpo e a centralidade do sujeito e do lugar. Finalmente, propõe-se que, no desdobramentoda prática em redes comunicativas de distintas materialidades, o espaço urbano tem cada vez mais se distanciadodo seu papel original de meio material exclusivo da reprodução social para o de um entre outrosmeios. – contudo, com a incorporação de um novo papel ontológico: o de contraponto fundamental à elusividadedas redes transpaciais.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5389Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 3 No. 1 (2011); 11-26Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 3 Núm. 1 (2011); 11-26Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 3 n. 1 (2011); 11-262175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5389/20948Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes Netto, Vinicius2017-09-20T20:16:51Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/5389Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2017-09-20T20:16:51Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre espaços urbanos e digitais, ou o desdobramento da prática
title Entre espaços urbanos e digitais, ou o desdobramento da prática
spellingShingle Entre espaços urbanos e digitais, ou o desdobramento da prática
de Moraes Netto, Vinicius
Prática social
Espaço urbano
Ciberespaço
Redes telemáticas
title_short Entre espaços urbanos e digitais, ou o desdobramento da prática
title_full Entre espaços urbanos e digitais, ou o desdobramento da prática
title_fullStr Entre espaços urbanos e digitais, ou o desdobramento da prática
title_full_unstemmed Entre espaços urbanos e digitais, ou o desdobramento da prática
title_sort Entre espaços urbanos e digitais, ou o desdobramento da prática
author de Moraes Netto, Vinicius
author_facet de Moraes Netto, Vinicius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moraes Netto, Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Prática social
Espaço urbano
Ciberespaço
Redes telemáticas
topic Prática social
Espaço urbano
Ciberespaço
Redes telemáticas
description O presente trabalho discute a natureza dos espaços urbanos e digitais, e os modos como a prática socialemerge e se bifurca entre a experiência concreta, histórica dos lugares da cidade, e a materialidade elusivadas redes digitais e telemáticas de comunicação. Analisa, também, as condições de produção da prática emum contexto de crescente presença de tecnologias de informação e comunicação – uma realidade sociotécnicamarcada por propriedades como transpacialidade e mobilidade, multiplicidade e simultaneidade. Aoinvestigar as condições dessas materialidades distintas como inerentes à prática, o texto traz a proposiçãode um papel do espaço urbano potencialmente renovado por essa complexificação do mundo social. O trabalhosugere três pontos de passagem e entrelace desses espaços, ou de retorno da prática ao concreto: osignificado, o corpo e a centralidade do sujeito e do lugar. Finalmente, propõe-se que, no desdobramentoda prática em redes comunicativas de distintas materialidades, o espaço urbano tem cada vez mais se distanciadodo seu papel original de meio material exclusivo da reprodução social para o de um entre outrosmeios. – contudo, com a incorporação de um novo papel ontológico: o de contraponto fundamental à elusividadedas redes transpaciais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5389
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5389/20948
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 3 No. 1 (2011); 11-26
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 3 Núm. 1 (2011); 11-26
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 3 n. 1 (2011); 11-26
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125953810530304