VIA VERDE: NOVA EXPRESSÃO DE CENTRALIDADE EM RIO BRANCO, ACRE-BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Janete Farias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cavalcante, Maria Madalena de Aguiar, Morais, Maria de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24651
Resumo: O presente texto traz uma discussão acerca da valorização imobiliária em Rio Branco, capital do estado do Acre. O poder público como forma direcionar o crescimento urbano para outra porção da cidade decide criar um novo centro administrativo e descentralizar alguns serviços. A área destinada a receber esses serviços é a Via Verde. A princípio um lugar com grandes extensões de “espaços vazios” que aos poucos foi sendo ocupado. Esta Via é parte da BR-364 que foi pavimentada em 2006 e, que a partir da materialização de investimentos públicos e privados, ano após anos, tornou-se a área mais valorizada da cidade. Esse processo promove um mercado imobiliário formal restrito, que limita o acesso de grande parte da população aos espaços urbanos mais valorizados. No entanto, a descentralização desses serviços para essa alça viária é a materialização do desenvolvimento econômico na capital, pois tem incentivado novas rotas para a expansão territorial e inserção de atividades outrora alheias a essa cidade. Nesse sentido, o objetivo deste texto é discutir a materialização de investimentos na Via Verde e a valorização imobiliária que estes empreendimentos têm gerado no entorno dessa nova alça viária, tornando a mesma uma nova expressão de centralidade em Rio Branco.
id PUC_PR-27_9b255e09614fae6cf563882ff989ece6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/24651
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling VIA VERDE: NOVA EXPRESSÃO DE CENTRALIDADE EM RIO BRANCO, ACRE-BRASILRio BrancoVia Verdedescentralizaçãovalorização imobiliáriaO presente texto traz uma discussão acerca da valorização imobiliária em Rio Branco, capital do estado do Acre. O poder público como forma direcionar o crescimento urbano para outra porção da cidade decide criar um novo centro administrativo e descentralizar alguns serviços. A área destinada a receber esses serviços é a Via Verde. A princípio um lugar com grandes extensões de “espaços vazios” que aos poucos foi sendo ocupado. Esta Via é parte da BR-364 que foi pavimentada em 2006 e, que a partir da materialização de investimentos públicos e privados, ano após anos, tornou-se a área mais valorizada da cidade. Esse processo promove um mercado imobiliário formal restrito, que limita o acesso de grande parte da população aos espaços urbanos mais valorizados. No entanto, a descentralização desses serviços para essa alça viária é a materialização do desenvolvimento econômico na capital, pois tem incentivado novas rotas para a expansão territorial e inserção de atividades outrora alheias a essa cidade. Nesse sentido, o objetivo deste texto é discutir a materialização de investimentos na Via Verde e a valorização imobiliária que estes empreendimentos têm gerado no entorno dessa nova alça viária, tornando a mesma uma nova expressão de centralidade em Rio Branco.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2019-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24651Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 11 (2019)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24651/23543Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Janete FariasCavalcante, Maria Madalena de AguiarMorais, Maria de Jesus2020-01-02T23:19:20Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/24651Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2020-01-02T23:19:20Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv VIA VERDE: NOVA EXPRESSÃO DE CENTRALIDADE EM RIO BRANCO, ACRE-BRASIL
title VIA VERDE: NOVA EXPRESSÃO DE CENTRALIDADE EM RIO BRANCO, ACRE-BRASIL
spellingShingle VIA VERDE: NOVA EXPRESSÃO DE CENTRALIDADE EM RIO BRANCO, ACRE-BRASIL
Mendonça, Janete Farias
Rio Branco
Via Verde
descentralização
valorização imobiliária
title_short VIA VERDE: NOVA EXPRESSÃO DE CENTRALIDADE EM RIO BRANCO, ACRE-BRASIL
title_full VIA VERDE: NOVA EXPRESSÃO DE CENTRALIDADE EM RIO BRANCO, ACRE-BRASIL
title_fullStr VIA VERDE: NOVA EXPRESSÃO DE CENTRALIDADE EM RIO BRANCO, ACRE-BRASIL
title_full_unstemmed VIA VERDE: NOVA EXPRESSÃO DE CENTRALIDADE EM RIO BRANCO, ACRE-BRASIL
title_sort VIA VERDE: NOVA EXPRESSÃO DE CENTRALIDADE EM RIO BRANCO, ACRE-BRASIL
author Mendonça, Janete Farias
author_facet Mendonça, Janete Farias
Cavalcante, Maria Madalena de Aguiar
Morais, Maria de Jesus
author_role author
author2 Cavalcante, Maria Madalena de Aguiar
Morais, Maria de Jesus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Janete Farias
Cavalcante, Maria Madalena de Aguiar
Morais, Maria de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Rio Branco
Via Verde
descentralização
valorização imobiliária
topic Rio Branco
Via Verde
descentralização
valorização imobiliária
description O presente texto traz uma discussão acerca da valorização imobiliária em Rio Branco, capital do estado do Acre. O poder público como forma direcionar o crescimento urbano para outra porção da cidade decide criar um novo centro administrativo e descentralizar alguns serviços. A área destinada a receber esses serviços é a Via Verde. A princípio um lugar com grandes extensões de “espaços vazios” que aos poucos foi sendo ocupado. Esta Via é parte da BR-364 que foi pavimentada em 2006 e, que a partir da materialização de investimentos públicos e privados, ano após anos, tornou-se a área mais valorizada da cidade. Esse processo promove um mercado imobiliário formal restrito, que limita o acesso de grande parte da população aos espaços urbanos mais valorizados. No entanto, a descentralização desses serviços para essa alça viária é a materialização do desenvolvimento econômico na capital, pois tem incentivado novas rotas para a expansão territorial e inserção de atividades outrora alheias a essa cidade. Nesse sentido, o objetivo deste texto é discutir a materialização de investimentos na Via Verde e a valorização imobiliária que estes empreendimentos têm gerado no entorno dessa nova alça viária, tornando a mesma uma nova expressão de centralidade em Rio Branco.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24651
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24651/23543
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 11 (2019)
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125955188359168