Segurança em rodovias inseridas em áreas urbanas na região sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
Texto Completo: | https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24572 |
Resumo: | Este artigo analisa a segurança viária das rodovias federais inseridas em áreas urbanas na região Sul do Brasil. Procura avaliar a ocorrência de vítimas, com base nos registros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com as condições do pavimento, da geometria viária e da sinalização de trânsito, de acordo com a metodologia da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Trechos urbanos críticos foram destacados, com o uso de um programa de geoprocessamento, e, para a delimitação dos acidentes, foram utilizados conceitos fundamentados na abordagem do Sistema Seguro (Safe System), que considera que os acidentes de trânsito, quando ocorrerem, não devem provocar vítimas graves e fatais. Quando se levam em conta os óbitos e as vítimas com lesões graves, os trechos urbanos das rodovias federais na região Sul estavam entre os mais perigosos do Brasil. A maior parte das rodovias em áreas urbanas foi classificada como “boa” no que se refere ao estado de conservação, mas vários segmentos concentraram grande número de vítimas, principalmente de motocicletas. Como destaque negativo, São José, em Santa Catarina, apresentou o trecho mais crítico. Dos segmentos com grande acidentalidade, quase todos estavam próximos a grandes aglomerações urbanas ou a capitais regionais, devido, provavelmente, ao grande número de deslocamentos gerados por atividades socioeconômicas. |
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