DESENVOLVIMENTO URBANO LOCAL: o caso da Zona Franca de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Araújo, Emanuelle
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/4255
Resumo: Desde fins do século XIX com o fastígio da borracha, a Amazônia tem sido alvo de incentivos governamentais para ocupação territorial. Um dos mais fortes estímulos à migração teve origem na Política de Integração Nacional, na década de 1960 durante o regime militar: a Zona Franca de Manaus. Esta política trouxe consigo uma série de transformações na dinâmica do crescimento da capital amazonense, principalmente no que tange ao tecido urbano do município. Este trabalho parte do entendimento de que o fenômeno de crescimento populacional acelerado de Manaus deve-se em larga escala aos deslocamentos humanos dirigidos ao município, tendo, principalmente, como fator de atração a política de incentivos da Zona Franca. Para tanto, buscou-se analisar as relações entre a criação e implementação da Zona Franca de Manaus, dinâmica demográfica do município e transformações do tecido urbano. Percebeu-se que houve uma grande urbanização, industrialização, progresso do setor de serviços, ao passo que aumentou a demanda por esses serviços, bem como por infraestrutura urbana. Esta iniciativa teve como consequência um grande avanço, ao passo que suscitou grandes questões sociais.
id PUC_PR-27_e272365cfb6096043c1426c98ac5c025
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/4255
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO URBANO LOCAL: o caso da Zona Franca de ManausZona Franca de ManausDesenvolvimento regionalMigraçãoDesde fins do século XIX com o fastígio da borracha, a Amazônia tem sido alvo de incentivos governamentais para ocupação territorial. Um dos mais fortes estímulos à migração teve origem na Política de Integração Nacional, na década de 1960 durante o regime militar: a Zona Franca de Manaus. Esta política trouxe consigo uma série de transformações na dinâmica do crescimento da capital amazonense, principalmente no que tange ao tecido urbano do município. Este trabalho parte do entendimento de que o fenômeno de crescimento populacional acelerado de Manaus deve-se em larga escala aos deslocamentos humanos dirigidos ao município, tendo, principalmente, como fator de atração a política de incentivos da Zona Franca. Para tanto, buscou-se analisar as relações entre a criação e implementação da Zona Franca de Manaus, dinâmica demográfica do município e transformações do tecido urbano. Percebeu-se que houve uma grande urbanização, industrialização, progresso do setor de serviços, ao passo que aumentou a demanda por esses serviços, bem como por infraestrutura urbana. Esta iniciativa teve como consequência um grande avanço, ao passo que suscitou grandes questões sociais.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/4255Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 1 No. 1 (2009); 33-42Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 1 Núm. 1 (2009); 33-42Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 1 n. 1 (2009); 33-422175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/4255/4177Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Araújo, Emanuelle2017-09-15T19:33:28Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/4255Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2017-09-15T19:33:28Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO URBANO LOCAL: o caso da Zona Franca de Manaus
title DESENVOLVIMENTO URBANO LOCAL: o caso da Zona Franca de Manaus
spellingShingle DESENVOLVIMENTO URBANO LOCAL: o caso da Zona Franca de Manaus
Silva Araújo, Emanuelle
Zona Franca de Manaus
Desenvolvimento regional
Migração
title_short DESENVOLVIMENTO URBANO LOCAL: o caso da Zona Franca de Manaus
title_full DESENVOLVIMENTO URBANO LOCAL: o caso da Zona Franca de Manaus
title_fullStr DESENVOLVIMENTO URBANO LOCAL: o caso da Zona Franca de Manaus
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO URBANO LOCAL: o caso da Zona Franca de Manaus
title_sort DESENVOLVIMENTO URBANO LOCAL: o caso da Zona Franca de Manaus
author Silva Araújo, Emanuelle
author_facet Silva Araújo, Emanuelle
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Araújo, Emanuelle
dc.subject.por.fl_str_mv Zona Franca de Manaus
Desenvolvimento regional
Migração
topic Zona Franca de Manaus
Desenvolvimento regional
Migração
description Desde fins do século XIX com o fastígio da borracha, a Amazônia tem sido alvo de incentivos governamentais para ocupação territorial. Um dos mais fortes estímulos à migração teve origem na Política de Integração Nacional, na década de 1960 durante o regime militar: a Zona Franca de Manaus. Esta política trouxe consigo uma série de transformações na dinâmica do crescimento da capital amazonense, principalmente no que tange ao tecido urbano do município. Este trabalho parte do entendimento de que o fenômeno de crescimento populacional acelerado de Manaus deve-se em larga escala aos deslocamentos humanos dirigidos ao município, tendo, principalmente, como fator de atração a política de incentivos da Zona Franca. Para tanto, buscou-se analisar as relações entre a criação e implementação da Zona Franca de Manaus, dinâmica demográfica do município e transformações do tecido urbano. Percebeu-se que houve uma grande urbanização, industrialização, progresso do setor de serviços, ao passo que aumentou a demanda por esses serviços, bem como por infraestrutura urbana. Esta iniciativa teve como consequência um grande avanço, ao passo que suscitou grandes questões sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/4255
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/4255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/4255/4177
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 1 No. 1 (2009); 33-42
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 1 Núm. 1 (2009); 33-42
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 1 n. 1 (2009); 33-42
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125953682604032