EFETIVIDADE DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE CURITIBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barddal, Fabiana Marissa Etzel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Torres, Ricardo Lobato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/26105
Resumo: Este artigo avalia a efetividade da participação cidadã nos conselhos municipais de Curitiba. Um estudo de casos múltiplos foi realizado, com foco nos conselhos sociais. Realizou-se uma pesquisa documental da legislação, dos regimentos internos e das atas de reuniões dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar, de Esporte e de Saúde, com o objetivo de identificar a possibilidade legal e a participação efetiva dos cidadãos nas sessões plenárias. Um tipo ideal de governança pública foi proposto a partir de uma síntese da revisão de literatura sobre o tema. A partir disso, foram definidas 18 variáveis qualitativas a serem identificadas nas atas das reuniões dos conselhos. No período de 2015 e 2016, a frequência relativa de ocorrência das variáveis nos conselhos estudados foi de 18%, 10% e 45%, respectivamente. Concluiu-se que, apesar da previsão legal da democracia participativa e do controle social, a participação cidadã ainda é limitada, caracterizando-se pela passividade dos representantes da sociedade civil. Além disso, há pouca transparência dos atos dos conselhos, evidenciada pela ausência de dados atualizados no Portal dos Conselhos Municipais de Curitiba ou em endereço eletrônico próprio, bem como pela forma sucinta de redação das atas das reuniões dos conselhos.
id PUC_PR-27_faa4b0032964cbafe03ec0853568400c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/26105
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling EFETIVIDADE DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE CURITIBAdemocracia participativacontrole socialconselhos gestores de políticas públicasgovernança públicaparticipação cidadã.Este artigo avalia a efetividade da participação cidadã nos conselhos municipais de Curitiba. Um estudo de casos múltiplos foi realizado, com foco nos conselhos sociais. Realizou-se uma pesquisa documental da legislação, dos regimentos internos e das atas de reuniões dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar, de Esporte e de Saúde, com o objetivo de identificar a possibilidade legal e a participação efetiva dos cidadãos nas sessões plenárias. Um tipo ideal de governança pública foi proposto a partir de uma síntese da revisão de literatura sobre o tema. A partir disso, foram definidas 18 variáveis qualitativas a serem identificadas nas atas das reuniões dos conselhos. No período de 2015 e 2016, a frequência relativa de ocorrência das variáveis nos conselhos estudados foi de 18%, 10% e 45%, respectivamente. Concluiu-se que, apesar da previsão legal da democracia participativa e do controle social, a participação cidadã ainda é limitada, caracterizando-se pela passividade dos representantes da sociedade civil. Além disso, há pouca transparência dos atos dos conselhos, evidenciada pela ausência de dados atualizados no Portal dos Conselhos Municipais de Curitiba ou em endereço eletrônico próprio, bem como pela forma sucinta de redação das atas das reuniões dos conselhos.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/26105Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 12 (2020)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 12 (2020)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 12 (2020)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/26105/24126Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarddal, Fabiana Marissa EtzelTorres, Ricardo Lobato2020-10-30T18:15:05Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/26105Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2020-10-30T18:15:05Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv EFETIVIDADE DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE CURITIBA
title EFETIVIDADE DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE CURITIBA
spellingShingle EFETIVIDADE DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE CURITIBA
Barddal, Fabiana Marissa Etzel
democracia participativa
controle social
conselhos gestores de políticas públicas
governança pública
participação cidadã.
title_short EFETIVIDADE DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE CURITIBA
title_full EFETIVIDADE DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE CURITIBA
title_fullStr EFETIVIDADE DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE CURITIBA
title_full_unstemmed EFETIVIDADE DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE CURITIBA
title_sort EFETIVIDADE DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE CURITIBA
author Barddal, Fabiana Marissa Etzel
author_facet Barddal, Fabiana Marissa Etzel
Torres, Ricardo Lobato
author_role author
author2 Torres, Ricardo Lobato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barddal, Fabiana Marissa Etzel
Torres, Ricardo Lobato
dc.subject.por.fl_str_mv democracia participativa
controle social
conselhos gestores de políticas públicas
governança pública
participação cidadã.
topic democracia participativa
controle social
conselhos gestores de políticas públicas
governança pública
participação cidadã.
description Este artigo avalia a efetividade da participação cidadã nos conselhos municipais de Curitiba. Um estudo de casos múltiplos foi realizado, com foco nos conselhos sociais. Realizou-se uma pesquisa documental da legislação, dos regimentos internos e das atas de reuniões dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar, de Esporte e de Saúde, com o objetivo de identificar a possibilidade legal e a participação efetiva dos cidadãos nas sessões plenárias. Um tipo ideal de governança pública foi proposto a partir de uma síntese da revisão de literatura sobre o tema. A partir disso, foram definidas 18 variáveis qualitativas a serem identificadas nas atas das reuniões dos conselhos. No período de 2015 e 2016, a frequência relativa de ocorrência das variáveis nos conselhos estudados foi de 18%, 10% e 45%, respectivamente. Concluiu-se que, apesar da previsão legal da democracia participativa e do controle social, a participação cidadã ainda é limitada, caracterizando-se pela passividade dos representantes da sociedade civil. Além disso, há pouca transparência dos atos dos conselhos, evidenciada pela ausência de dados atualizados no Portal dos Conselhos Municipais de Curitiba ou em endereço eletrônico próprio, bem como pela forma sucinta de redação das atas das reuniões dos conselhos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/26105
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/26105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/26105/24126
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 12 (2020)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 12 (2020)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 12 (2020)
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125955641344000