BLOG EDUCACIONAL COMO GÊNERO DIGITAL: ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20652@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20652@2 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo a análise de um blog educacional mantido por um professor de curso preparatório de um exame de proficiência em língua inglesa. Os aportes teóricos do estudo têm sua base no conceito de gênero discursivo enquanto ação social recorrente e compartilhada por uma comunidade discursiva (Miller, 1994; Swales, 1990) e também a noção de sistema de gêneros (Bazerman, 2005) construído pelo professor e pelos alunos no blog em questão durante o período de nossa observação. O estudo qualitativo consistiu na definição desse sistema de gêneros e também na investigação de possíveis inclusões no referido blog de gêneros outros que não aqueles comuns em aulas presenciais, por ser o blog um gênero digital e multimediático. Procurou-se também, através da análise de um questionário enviado a nove alunos participantes do blog, verificar a percepção desses alunos quanto ao proveito do uso do blog em questão no que tange ao seu processo de aprendizagem. A análise dos dados mostrou que o sistema de gêneros construído ao longo de nossa observação consistiu basicamente em um sistema bastante similar àquele possivelmente observável em ambiente de sala de aula convencional. Os resultados de nossa análise dos questionários mostraram também que, para a maioria dos alunos, o blog é encarado como proveitoso em termos de aprendizagem conquanto muitos dos alunos não tenham tido uma participação tão efetiva nas atividades propostas pelo professor bloguista. As implicações pedagógicas desta pesquisa remetem à necessidade de se refletir sobre o papel dos novos gêneros digitais no que tange à prática pedagógica dos professores e a contribuição desses gêneros virtuais ao processo ensino e aprendizagem de língua estrangeira nos dias de hoje. |
id |
PUC_RIO-1_01fb3a8ee7b16ace41b3a85ba178abe3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:20652 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBLOG EDUCACIONAL COMO GÊNERO DIGITAL: ESTUDO DE CASOEDUCATIONAL BLOG AS A DIGITAL GENRE: A CASE STUDY2012-04-04BARBARA JANE WILCOX HEMAIS09965807787lattes.cnpq.br/9295156318526035BARBARA JANE WILCOX HEMAISMARIA CLAUDIA DE FREITASMARIA CLAUDIA DE FREITASKATIA MODESTO VALERIO66537657765JOAO CARLOS DE SOUZA FIGUEIREDOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBRO presente estudo tem por objetivo a análise de um blog educacional mantido por um professor de curso preparatório de um exame de proficiência em língua inglesa. Os aportes teóricos do estudo têm sua base no conceito de gênero discursivo enquanto ação social recorrente e compartilhada por uma comunidade discursiva (Miller, 1994; Swales, 1990) e também a noção de sistema de gêneros (Bazerman, 2005) construído pelo professor e pelos alunos no blog em questão durante o período de nossa observação. O estudo qualitativo consistiu na definição desse sistema de gêneros e também na investigação de possíveis inclusões no referido blog de gêneros outros que não aqueles comuns em aulas presenciais, por ser o blog um gênero digital e multimediático. Procurou-se também, através da análise de um questionário enviado a nove alunos participantes do blog, verificar a percepção desses alunos quanto ao proveito do uso do blog em questão no que tange ao seu processo de aprendizagem. A análise dos dados mostrou que o sistema de gêneros construído ao longo de nossa observação consistiu basicamente em um sistema bastante similar àquele possivelmente observável em ambiente de sala de aula convencional. Os resultados de nossa análise dos questionários mostraram também que, para a maioria dos alunos, o blog é encarado como proveitoso em termos de aprendizagem conquanto muitos dos alunos não tenham tido uma participação tão efetiva nas atividades propostas pelo professor bloguista. As implicações pedagógicas desta pesquisa remetem à necessidade de se refletir sobre o papel dos novos gêneros digitais no que tange à prática pedagógica dos professores e a contribuição desses gêneros virtuais ao processo ensino e aprendizagem de língua estrangeira nos dias de hoje.The present study analyzes an educational blog maintained by a teacher in a preparatory course for an English language proficiency examination. The theoretical background of the study centers on the concept of genre as a recurring social action shared by a discourse community (Miller, 1994; Swales, 1990) and also on the notion of a system of genres (Bazerman, 2005). The system under study here emerged during the work of the teacher and the students towards the creation of the blog itself. The qualitative study consisted of, first, the tabulation of the genre system and then the investigation of genres that might be included in the blog, other than those common in classroom settings, considering that the blog is a multimedia digital genre. Through the analysis of a questionnaire sent to nine students participating in the blog, I also sought to check their perceptions as to the advantages of using the blog as far as their learning process was concerned. The data analysis showed that the genre system built during my observation consisted basically of a system that is very similar to one that might be observed in the traditional classroom environment. The results of the analysis of the questionnaires also showed that, for most of the students, blogging is seen as beneficial in terms of their learning although many students did not participate consistently in the activities proposed by the teacher. The pedagogical implications of this research indicate the need to reflect on the role of new digital genres concerning teachers’ pedagogical practice and the possible contribution of these virtual genres in the teaching and learning process for foreign language nowadays.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20652@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20652@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:16:11Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:20652Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
BLOG EDUCACIONAL COMO GÊNERO DIGITAL: ESTUDO DE CASO |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
EDUCATIONAL BLOG AS A DIGITAL GENRE: A CASE STUDY |
title |
BLOG EDUCACIONAL COMO GÊNERO DIGITAL: ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
BLOG EDUCACIONAL COMO GÊNERO DIGITAL: ESTUDO DE CASO JOAO CARLOS DE SOUZA FIGUEIREDO |
title_short |
BLOG EDUCACIONAL COMO GÊNERO DIGITAL: ESTUDO DE CASO |
title_full |
BLOG EDUCACIONAL COMO GÊNERO DIGITAL: ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
BLOG EDUCACIONAL COMO GÊNERO DIGITAL: ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
BLOG EDUCACIONAL COMO GÊNERO DIGITAL: ESTUDO DE CASO |
title_sort |
BLOG EDUCACIONAL COMO GÊNERO DIGITAL: ESTUDO DE CASO |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
JOAO CARLOS DE SOUZA FIGUEIREDO |
author_facet |
JOAO CARLOS DE SOUZA FIGUEIREDO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
09965807787 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9295156318526035 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARIA CLAUDIA DE FREITAS |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MARIA CLAUDIA DE FREITAS |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
KATIA MODESTO VALERIO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
66537657765 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JOAO CARLOS DE SOUZA FIGUEIREDO |
contributor_str_mv |
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS BARBARA JANE WILCOX HEMAIS MARIA CLAUDIA DE FREITAS MARIA CLAUDIA DE FREITAS KATIA MODESTO VALERIO |
description |
O presente estudo tem por objetivo a análise de um blog educacional mantido por um professor de curso preparatório de um exame de proficiência em língua inglesa. Os aportes teóricos do estudo têm sua base no conceito de gênero discursivo enquanto ação social recorrente e compartilhada por uma comunidade discursiva (Miller, 1994; Swales, 1990) e também a noção de sistema de gêneros (Bazerman, 2005) construído pelo professor e pelos alunos no blog em questão durante o período de nossa observação. O estudo qualitativo consistiu na definição desse sistema de gêneros e também na investigação de possíveis inclusões no referido blog de gêneros outros que não aqueles comuns em aulas presenciais, por ser o blog um gênero digital e multimediático. Procurou-se também, através da análise de um questionário enviado a nove alunos participantes do blog, verificar a percepção desses alunos quanto ao proveito do uso do blog em questão no que tange ao seu processo de aprendizagem. A análise dos dados mostrou que o sistema de gêneros construído ao longo de nossa observação consistiu basicamente em um sistema bastante similar àquele possivelmente observável em ambiente de sala de aula convencional. Os resultados de nossa análise dos questionários mostraram também que, para a maioria dos alunos, o blog é encarado como proveitoso em termos de aprendizagem conquanto muitos dos alunos não tenham tido uma participação tão efetiva nas atividades propostas pelo professor bloguista. As implicações pedagógicas desta pesquisa remetem à necessidade de se refletir sobre o papel dos novos gêneros digitais no que tange à prática pedagógica dos professores e a contribuição desses gêneros virtuais ao processo ensino e aprendizagem de língua estrangeira nos dias de hoje. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-04-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20652@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20652@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20652@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20652@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM LETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324913906712576 |