[en] CORPORATE CODE OF ETHICS AND THE ETHICAL DECISION-MAKING PROCESS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDREA CHERMAN
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4274@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4274@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4274
Resumo: [pt] O Código de Ética Corporativa, seu modelo e orientação ética, forma de implementação e instrumentos utilizados para suportá-lo, inseridos no programa de gestão ética, influenciam no comportamento ético dos stakeholders internos e, conseqüentemente, na Tomada de Decisão Ética nas atividades diárias da organização. Este estudo avalia se os valores expressos no documento de ética de fato orientam a ação prática, gerando decisões éticas na relação com o consumidor final. A análise dá-se pelo cruzamento de três perspectivas: do gestor de ética sobre o expresso no código e os instrumentos de suporte; a percepção do Código de Ética pela área jurídica, responsável por intermediar o conflito com o consumidor; e a realidade prática extraída dos processos públicos abertos pelos consumidores nos órgãos de defensoria. A análise foi realizada em quatro grandes organizações, de origens e características distintas, todas pertencentes ao Setor de Planos Privados de Assistência à Saúde, o qual historicamente concentra grande número de reclamações dos consumidores, uma vez que está concebido sobre uma base de conflitos de interesses. O estudo revela que as organizações que adotam instrumentos de gestão ética, inseridos em um programa consistente, obtêm suporte ao código de ética e legitimam a incorporação dos valores entre os membros da organização, resultando positivamente na tomada de decisão ética. Aquelas organizações que não adotam instrumentos de gestão ética para suportar o código de ética de modo consistente, não conseguem legitimar a conduta ética e incorporá-la no comportamento dos funcionários, resultando na tomada de decisão não ética.
id PUC_RIO-1_031290f9bbc1191d6e193f4a2e5e686b
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:4274
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] CORPORATE CODE OF ETHICS AND THE ETHICAL DECISION-MAKING PROCESS [pt] CÓDIGOS DE ÉTICA CORPORATIVA E A TOMADA DE DECISÃO ÉTICA [pt] ETICA CORPORATIVA[pt] TOMADA DE DECISAO ETICA[pt] LIDERANCA ETICA[pt] CLIMA ETICO[pt] CULTURA ETICA[pt] VALOR ORGANIZACIONAL[pt] GESTAO DE ETICA CORPORATIVA[pt] CODIGOS DE ETICA[en] CORPORATE ETHICS[en] ETHICAL DECISION MAKING PROCESS[en] ETHICAL LEADERSHIP[en] ETHICAL CLIMATE[en] ETHICAL CULTURE[en] ORGANIZATIONAL VALUE[en] CORPORATE ETHICS MANAGEMENT[en] CODE OF ETHICS[pt] O Código de Ética Corporativa, seu modelo e orientação ética, forma de implementação e instrumentos utilizados para suportá-lo, inseridos no programa de gestão ética, influenciam no comportamento ético dos stakeholders internos e, conseqüentemente, na Tomada de Decisão Ética nas atividades diárias da organização. Este estudo avalia se os valores expressos no documento de ética de fato orientam a ação prática, gerando decisões éticas na relação com o consumidor final. A análise dá-se pelo cruzamento de três perspectivas: do gestor de ética sobre o expresso no código e os instrumentos de suporte; a percepção do Código de Ética pela área jurídica, responsável por intermediar o conflito com o consumidor; e a realidade prática extraída dos processos públicos abertos pelos consumidores nos órgãos de defensoria. A análise foi realizada em quatro grandes organizações, de origens e características distintas, todas pertencentes ao Setor de Planos Privados de Assistência à Saúde, o qual historicamente concentra grande número de reclamações dos consumidores, uma vez que está concebido sobre uma base de conflitos de interesses. O estudo revela que as organizações que adotam instrumentos de gestão ética, inseridos em um programa consistente, obtêm suporte ao código de ética e legitimam a incorporação dos valores entre os membros da organização, resultando positivamente na tomada de decisão ética. Aquelas organizações que não adotam instrumentos de gestão ética para suportar o código de ética de modo consistente, não conseguem legitimar a conduta ética e incorporá-la no comportamento dos funcionários, resultando na tomada de decisão não ética.[en] The Corporate Code of Ethics, its format and ethical orientation, implementation framework and supporting tools included in the ethics management program, have a strong influence in the internal stakeholder ethical behavior, and, consequently, it reflects on the Ethical Decision Making Process in organizational daily activities. This study evaluates whether the values expressed in the ethics document, in fact, conduct the real practice in generating ethical decisions in the relationship organization- consumers. The analysis is done crossing three perspectives: from the ethics manager, the code content, values and supporting tools; from the lawyer advisory, the perception about the code of ethics, as it is the area in charge of mediating the conflicts with consumers; and the practiced reality extracted from the public prosecuting processes opened by consumers. This analysis was carried out in four large companies, with different histories and characteristics, but all pertaining to the same sector. The Sector of Private Health Care System concentrates a large number of consumers complaints, once the sector is built on a conflict of interest basis. This study reveals that the organizations, which adopt ethics supporting tools included in a consistent program, obtain support to the code of ethics and are able to legitimate the values among the organizational members. It results positively on the ethical decision making process. Those organizations that do not adopt supporting tools in a consistent way are not able to legitimate the ethical conduct and do not incorporate it to the employees behavior, generating non-ethical decision- making.MAXWELLPATRICIA AMELIA TOMEIANDREA CHERMAN2003-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4274@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4274@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4274porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4274Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] CORPORATE CODE OF ETHICS AND THE ETHICAL DECISION-MAKING PROCESS
[pt] CÓDIGOS DE ÉTICA CORPORATIVA E A TOMADA DE DECISÃO ÉTICA
title [en] CORPORATE CODE OF ETHICS AND THE ETHICAL DECISION-MAKING PROCESS
spellingShingle [en] CORPORATE CODE OF ETHICS AND THE ETHICAL DECISION-MAKING PROCESS
ANDREA CHERMAN
[pt] ETICA CORPORATIVA
[pt] TOMADA DE DECISAO ETICA
[pt] LIDERANCA ETICA
[pt] CLIMA ETICO
[pt] CULTURA ETICA
[pt] VALOR ORGANIZACIONAL
[pt] GESTAO DE ETICA CORPORATIVA
[pt] CODIGOS DE ETICA
[en] CORPORATE ETHICS
[en] ETHICAL DECISION MAKING PROCESS
[en] ETHICAL LEADERSHIP
[en] ETHICAL CLIMATE
[en] ETHICAL CULTURE
[en] ORGANIZATIONAL VALUE
[en] CORPORATE ETHICS MANAGEMENT
[en] CODE OF ETHICS
title_short [en] CORPORATE CODE OF ETHICS AND THE ETHICAL DECISION-MAKING PROCESS
title_full [en] CORPORATE CODE OF ETHICS AND THE ETHICAL DECISION-MAKING PROCESS
title_fullStr [en] CORPORATE CODE OF ETHICS AND THE ETHICAL DECISION-MAKING PROCESS
title_full_unstemmed [en] CORPORATE CODE OF ETHICS AND THE ETHICAL DECISION-MAKING PROCESS
title_sort [en] CORPORATE CODE OF ETHICS AND THE ETHICAL DECISION-MAKING PROCESS
author ANDREA CHERMAN
author_facet ANDREA CHERMAN
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PATRICIA AMELIA TOMEI
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDREA CHERMAN
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ETICA CORPORATIVA
[pt] TOMADA DE DECISAO ETICA
[pt] LIDERANCA ETICA
[pt] CLIMA ETICO
[pt] CULTURA ETICA
[pt] VALOR ORGANIZACIONAL
[pt] GESTAO DE ETICA CORPORATIVA
[pt] CODIGOS DE ETICA
[en] CORPORATE ETHICS
[en] ETHICAL DECISION MAKING PROCESS
[en] ETHICAL LEADERSHIP
[en] ETHICAL CLIMATE
[en] ETHICAL CULTURE
[en] ORGANIZATIONAL VALUE
[en] CORPORATE ETHICS MANAGEMENT
[en] CODE OF ETHICS
topic [pt] ETICA CORPORATIVA
[pt] TOMADA DE DECISAO ETICA
[pt] LIDERANCA ETICA
[pt] CLIMA ETICO
[pt] CULTURA ETICA
[pt] VALOR ORGANIZACIONAL
[pt] GESTAO DE ETICA CORPORATIVA
[pt] CODIGOS DE ETICA
[en] CORPORATE ETHICS
[en] ETHICAL DECISION MAKING PROCESS
[en] ETHICAL LEADERSHIP
[en] ETHICAL CLIMATE
[en] ETHICAL CULTURE
[en] ORGANIZATIONAL VALUE
[en] CORPORATE ETHICS MANAGEMENT
[en] CODE OF ETHICS
description [pt] O Código de Ética Corporativa, seu modelo e orientação ética, forma de implementação e instrumentos utilizados para suportá-lo, inseridos no programa de gestão ética, influenciam no comportamento ético dos stakeholders internos e, conseqüentemente, na Tomada de Decisão Ética nas atividades diárias da organização. Este estudo avalia se os valores expressos no documento de ética de fato orientam a ação prática, gerando decisões éticas na relação com o consumidor final. A análise dá-se pelo cruzamento de três perspectivas: do gestor de ética sobre o expresso no código e os instrumentos de suporte; a percepção do Código de Ética pela área jurídica, responsável por intermediar o conflito com o consumidor; e a realidade prática extraída dos processos públicos abertos pelos consumidores nos órgãos de defensoria. A análise foi realizada em quatro grandes organizações, de origens e características distintas, todas pertencentes ao Setor de Planos Privados de Assistência à Saúde, o qual historicamente concentra grande número de reclamações dos consumidores, uma vez que está concebido sobre uma base de conflitos de interesses. O estudo revela que as organizações que adotam instrumentos de gestão ética, inseridos em um programa consistente, obtêm suporte ao código de ética e legitimam a incorporação dos valores entre os membros da organização, resultando positivamente na tomada de decisão ética. Aquelas organizações que não adotam instrumentos de gestão ética para suportar o código de ética de modo consistente, não conseguem legitimar a conduta ética e incorporá-la no comportamento dos funcionários, resultando na tomada de decisão não ética.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4274@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4274@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4274
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4274@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4274@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822547431096320