SANTINHOS: A REFLECTION BETWEEN DESIGN AND THE POPULAR RELIGIOUS PRINTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KARL GEORGES MEIRELES GALLAO
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19963@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19963@2
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo sobre os impressos religiosos conhecidos popularmente como santinhos. Com base na configuração gráfica tradicional desse material, ao que poderíamos considerar hoje como uma estrutura gráfica radicada à cultura popular e à cultura de massa, gostaríamos de gerar uma reflexão, para que possamos, eventualmente, reavaliar nossas convicções sobre os processos projetuais e metodológicos que compõem o exercício prático dessa atividade que reconhecemos como design gráfico. Esta pesquisa tem como enfoque apresentar de que maneira as diferentes estruturas sociais operaram na dimensão imaginária ou simbólica, de modo a exaltarem concretamente, através de suas produções materiais, representações sociais que traduzem valores e significados. Compreendemos que realidades sociais distintas podem assumir diferentes percepções e entendimentos sobre as coisas do mundo ao passo que a legitimação de bens (materiais ou simbólicos), bem como o julgamento de valor a eles atribuído por um determinado grupo social, poderiam variar igualmente. Portanto, argumentamos nesse trabalho que o significado de um artefato gráfico não seria definido por qualidades objetivas ou a partir de critérios formais, internos ao próprio objeto, mas, sobretudo, por intermédio de condições externas que permeiam sua produção. Nesse sentido, a pesquisa chama atenção para uma série de condições que devemos levar em conta antes de interpretar uma imagem como boa ou ruim, mostrando que até mesmo uma estampa religiosa pode revelar dimensões antes desconhecidas para alguém que não esteja familiarizado com seus códigos visuais e culturais.
id PUC_RIO-1_038bec5bba61b7eef5d5d9ac82d7bfb8
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:19963
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSANTINHOS: A REFLECTION BETWEEN DESIGN AND THE POPULAR RELIGIOUS PRINTSSANTINHOS: UMA REFLEXÃO ENTRE O DESIGN E OS IMPRESSOS RELIGIOSOS POPULARES2012-03-30ALBERTO CIPINIUK34464867715lattes.cnpq.br/3763621130181471LEILA LEMGRUBER QUEIROZALBERTO CIPINIUKLEILA LEMGRUBER QUEIROZLEILA LEMGRUBER QUEIROZLEILA LEMGRUBER QUEIROZ11736863711lattes.cnpq.br/0856222962558028KARL GEORGES MEIRELES GALLAOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREsta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo sobre os impressos religiosos conhecidos popularmente como santinhos. Com base na configuração gráfica tradicional desse material, ao que poderíamos considerar hoje como uma estrutura gráfica radicada à cultura popular e à cultura de massa, gostaríamos de gerar uma reflexão, para que possamos, eventualmente, reavaliar nossas convicções sobre os processos projetuais e metodológicos que compõem o exercício prático dessa atividade que reconhecemos como design gráfico. Esta pesquisa tem como enfoque apresentar de que maneira as diferentes estruturas sociais operaram na dimensão imaginária ou simbólica, de modo a exaltarem concretamente, através de suas produções materiais, representações sociais que traduzem valores e significados. Compreendemos que realidades sociais distintas podem assumir diferentes percepções e entendimentos sobre as coisas do mundo ao passo que a legitimação de bens (materiais ou simbólicos), bem como o julgamento de valor a eles atribuído por um determinado grupo social, poderiam variar igualmente. Portanto, argumentamos nesse trabalho que o significado de um artefato gráfico não seria definido por qualidades objetivas ou a partir de critérios formais, internos ao próprio objeto, mas, sobretudo, por intermédio de condições externas que permeiam sua produção. Nesse sentido, a pesquisa chama atenção para uma série de condições que devemos levar em conta antes de interpretar uma imagem como boa ou ruim, mostrando que até mesmo uma estampa religiosa pode revelar dimensões antes desconhecidas para alguém que não esteja familiarizado com seus códigos visuais e culturais.This dissertation aims at studying the religious prints generally known in Brazil as santinhos. Based on the traditional graphic configuration, to what one would consider today as a rooted structure to a popular and mass culture, one wishes to reflect, so to, eventually, revaluate the convictions upon the methodological and projective processes which compose the practical exercise in this activity which is known as graphic design. This research aims at presenting the way that different social structures work on the imaginary or symbolic dimension, as to exalt concretely, through its material productions, social representations that translate values and meanings. One comprehends that distinct social realities may take on different perceptions and understandings about things in the world, as to the probation of properties (material or symbolic), such as the value judment laid to it by a determined social group, may vary just the same. Thus, one discusses during this study that the meaning of a graphic artifact would not be defined by its objective qualities neither by its formal criteria, inner to the object itself, whereas, above all, by its external conditions that permeate its productions. By this way, this study focuses on an array of conditions which one must take into account before interpreting certain image as good or bad, showing that even a religious print may reveal previously unknown dimensions to someone that may not be familiar with its cultural and visual codes.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19963@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19963@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:16:03Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:19963Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv SANTINHOS: A REFLECTION BETWEEN DESIGN AND THE POPULAR RELIGIOUS PRINTS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv SANTINHOS: UMA REFLEXÃO ENTRE O DESIGN E OS IMPRESSOS RELIGIOSOS POPULARES
title SANTINHOS: A REFLECTION BETWEEN DESIGN AND THE POPULAR RELIGIOUS PRINTS
spellingShingle SANTINHOS: A REFLECTION BETWEEN DESIGN AND THE POPULAR RELIGIOUS PRINTS
KARL GEORGES MEIRELES GALLAO
title_short SANTINHOS: A REFLECTION BETWEEN DESIGN AND THE POPULAR RELIGIOUS PRINTS
title_full SANTINHOS: A REFLECTION BETWEEN DESIGN AND THE POPULAR RELIGIOUS PRINTS
title_fullStr SANTINHOS: A REFLECTION BETWEEN DESIGN AND THE POPULAR RELIGIOUS PRINTS
title_full_unstemmed SANTINHOS: A REFLECTION BETWEEN DESIGN AND THE POPULAR RELIGIOUS PRINTS
title_sort SANTINHOS: A REFLECTION BETWEEN DESIGN AND THE POPULAR RELIGIOUS PRINTS
author KARL GEORGES MEIRELES GALLAO
author_facet KARL GEORGES MEIRELES GALLAO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALBERTO CIPINIUK
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 34464867715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3763621130181471
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LEILA LEMGRUBER QUEIROZ
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ALBERTO CIPINIUK
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LEILA LEMGRUBER QUEIROZ
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LEILA LEMGRUBER QUEIROZ
dc.contributor.referee5.fl_str_mv LEILA LEMGRUBER QUEIROZ
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11736863711
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0856222962558028
dc.contributor.author.fl_str_mv KARL GEORGES MEIRELES GALLAO
contributor_str_mv ALBERTO CIPINIUK
LEILA LEMGRUBER QUEIROZ
ALBERTO CIPINIUK
LEILA LEMGRUBER QUEIROZ
LEILA LEMGRUBER QUEIROZ
LEILA LEMGRUBER QUEIROZ
description Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo sobre os impressos religiosos conhecidos popularmente como santinhos. Com base na configuração gráfica tradicional desse material, ao que poderíamos considerar hoje como uma estrutura gráfica radicada à cultura popular e à cultura de massa, gostaríamos de gerar uma reflexão, para que possamos, eventualmente, reavaliar nossas convicções sobre os processos projetuais e metodológicos que compõem o exercício prático dessa atividade que reconhecemos como design gráfico. Esta pesquisa tem como enfoque apresentar de que maneira as diferentes estruturas sociais operaram na dimensão imaginária ou simbólica, de modo a exaltarem concretamente, através de suas produções materiais, representações sociais que traduzem valores e significados. Compreendemos que realidades sociais distintas podem assumir diferentes percepções e entendimentos sobre as coisas do mundo ao passo que a legitimação de bens (materiais ou simbólicos), bem como o julgamento de valor a eles atribuído por um determinado grupo social, poderiam variar igualmente. Portanto, argumentamos nesse trabalho que o significado de um artefato gráfico não seria definido por qualidades objetivas ou a partir de critérios formais, internos ao próprio objeto, mas, sobretudo, por intermédio de condições externas que permeiam sua produção. Nesse sentido, a pesquisa chama atenção para uma série de condições que devemos levar em conta antes de interpretar uma imagem como boa ou ruim, mostrando que até mesmo uma estampa religiosa pode revelar dimensões antes desconhecidas para alguém que não esteja familiarizado com seus códigos visuais e culturais.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19963@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19963@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19963@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19963@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324913020665856