[en] OBJECT, FORM AND CLARIFICATORY ANALYSIS IN WITTGENSTEIN S TRACTATUS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53104@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53104@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53104 |
Resumo: | [pt] Abordaremos a noção de objeto no Tractatus Logico-Philosophicus (1921) de Wittgenstein, inicialmente a partir do assim chamado argumento da substância. O discurso sobre as condições necessárias para o sentido proposicional não pode, no Tractatus, ser tratado em termos de verdade ou falsidade sem que isto acarrete um regresso ad infinitum. Uma tal situação é evitada através da postulação de uma substância constituída por objetos simples, garantindo assim o pressuposto da total determinação do sentido. Passagens dos Notebooks (1914-1916) sugerem que a ideia do simples está contida na ideia de análise lógica e é alcançada sem a necessidade de exemplos para objetos. Outras observações do primeiro Wittgenstein, contudo, oferecem exemplos para os objetos pautados em itens de natureza fenomênica, como um ponto no campo visual. Uma analogia importante para a abordagem fenomênica do objeto, encontrada nos aforismos 2.013-2.0131 do Tractatus, apresenta um problema para sua simplicidade absoluta. Este problema envolve a noção de forma, conceito que atribui ao objeto uma dependência ontológica dada por sua capacidade essencial de ocorrência em fatos atômicos. A forma dos objetos resulta da apropriação do Princípio do Contexto utilizado por Frege em seus Grundlagen der Arithmetik (1884) e difere das noções de forma de afiguração e forma lógica. A dependência atribuída ao objeto através de sua forma contradiz a subsistência independente estabelecida por sua simplicidade. O objeto tractariano resulta de demandas necessárias para a determinação do sentido proposicional, alcançadas por meio de uma análise clarificatória que prioriza os modos de análise transformativo e regressivo. Simplicidade e Princípio do Contexto são, sob esta perspectiva, regras de uma sintaxe para um uso lógico ou significativo da linguagem, as quais são refletidas na ontologia tractariana pela ideia de que a investigação lógico-filosófica da linguagem revela aspectos essenciais da estrutura íntima do mundo. |
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[en] OBJECT, FORM AND CLARIFICATORY ANALYSIS IN WITTGENSTEIN S TRACTATUS [pt] OBJETO, FORMA E ANÁLISE CLARIFICATÓRIA NO TRACTATUS DE WITTGENSTEIN [pt] OBJETO[pt] PRIMEIRO WITTGENSTEIN[pt] FORMA[pt] ANALISES[en] OBJECT[en] EARLY WITTGENSTEIN[en] SHAPE[en] ANALYSES[pt] Abordaremos a noção de objeto no Tractatus Logico-Philosophicus (1921) de Wittgenstein, inicialmente a partir do assim chamado argumento da substância. O discurso sobre as condições necessárias para o sentido proposicional não pode, no Tractatus, ser tratado em termos de verdade ou falsidade sem que isto acarrete um regresso ad infinitum. Uma tal situação é evitada através da postulação de uma substância constituída por objetos simples, garantindo assim o pressuposto da total determinação do sentido. Passagens dos Notebooks (1914-1916) sugerem que a ideia do simples está contida na ideia de análise lógica e é alcançada sem a necessidade de exemplos para objetos. Outras observações do primeiro Wittgenstein, contudo, oferecem exemplos para os objetos pautados em itens de natureza fenomênica, como um ponto no campo visual. Uma analogia importante para a abordagem fenomênica do objeto, encontrada nos aforismos 2.013-2.0131 do Tractatus, apresenta um problema para sua simplicidade absoluta. Este problema envolve a noção de forma, conceito que atribui ao objeto uma dependência ontológica dada por sua capacidade essencial de ocorrência em fatos atômicos. A forma dos objetos resulta da apropriação do Princípio do Contexto utilizado por Frege em seus Grundlagen der Arithmetik (1884) e difere das noções de forma de afiguração e forma lógica. A dependência atribuída ao objeto através de sua forma contradiz a subsistência independente estabelecida por sua simplicidade. O objeto tractariano resulta de demandas necessárias para a determinação do sentido proposicional, alcançadas por meio de uma análise clarificatória que prioriza os modos de análise transformativo e regressivo. Simplicidade e Princípio do Contexto são, sob esta perspectiva, regras de uma sintaxe para um uso lógico ou significativo da linguagem, as quais são refletidas na ontologia tractariana pela ideia de que a investigação lógico-filosófica da linguagem revela aspectos essenciais da estrutura íntima do mundo.[en] We ll approach the notion of object in Wittgenstein s Tractatus Logico-Philosophicus (1921), initially from the so-called substance argument. The discourse about necessary conditions for the propositional sense cannot be treated in terms of truth or falsity in the Tractatus without resulting in a infinite regress. Such a situation is avoided by postulating a substance made up of simple objects, thus ensuring the assumed total determination of sense. Passages from the Notebooks (1914-1916) suggest that the idea of simples is given in the ideia of logical analysis and is reached without the necessity of examples for objects. Another early Wittgenstein s remarks provide examples for objects based on itens of phenomenical nature, such as a point in the visual field. An important analogy for the phenomenical approach for the object, which is found in the aphorisms 2.013-2.0131 of Tractatus, presents a problem for the absolute simplicity. This problem concerns the notion of form, a concept that attributes an ontological dependence to the object given by its essencial capacity of occurrence in atomic facts. The form of the objects results from an appropriation of the Context Principle used by Frege in his Grundlagen der Arithmetik (1884) and differs from the notions of pictorial form and logical form. The dependence assigned to the object through its form contradicts the independent subsistence established by its simplicity. The Tractarian object results from necessary demands for determination of propositional sense, reached by means of an clarificatory analysis which prioritizes the transformative and regressive modes of analysis. Simplicity and Context Principle are, under this perspective, rules of a syntax for a logical or significative use of language, which are reflected in the Tractarian ontology through the ideia that the logico-philosophical investigation of language reveals essencial aspects of the intimate structure of the world.MAXWELLLUDOVIC SOUTIFLUDOVIC SOUTIFLUIZ HENRIQUE DA SILVA SANTOS2021-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53104@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53104@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53104porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-15T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:53104Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-15T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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